Da redação
O Conservatório de Tatuí tem diversas atrações como música, teatro, master classes, oficinas e cinema nacional e internacional abertas ao público, gratuitamente, neste mês de junho. Os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça-feira a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
De segunda-feira, 12, até sexta-feira, 16, será realizada a Mostra de Música de Câmara, coordenada por Túlio Pires. São centenas de grupos de estudantes, com as mais variadas formações instrumentais e vocais, apresentando-se gratuitamente no Salão “Villa-Lobos” e no auditório da Unidade 2, na rua São Bento.
Ainda no dia 14, sob regência de Emmanuele Baldini, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí apresenta-se às 20h30, no Teatro “Procópio Ferreira”.
No evento, haverá participação dos solistas Thaina Roberta da Silva Souza e Marcelo Dias da Silva, premiados no Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, em 2022. No repertório, estão obras de Giacomo Puccini, Jean Sibelius e Giuseppe Verdi, entre outros.
Já no dia 16, às 20h, o grupo Percorso Ensemble apresenta-se no Teatro “Procópio Ferreira”. Fundado em 2022 pelo regente Ricardo Bologna, o grupo se descreve como um núcleo de artistas que promove repertórios do século 20 e contemporâneo.
O Percorso é composto por 18 músicos que tocam diferentes instrumentos: percussão, trompa, fagote, clarinete, oboé, corne-inglês, oboé d’amore, flauta, piano, contrabaixo, violoncelo, viola, trompete e violino.
De acordo com a assessoria de comunicação do Conservatório, o grupo se destaca no cenário musical contemporâneo e tem, entre alguns dos feitos, a participação no Festival de Música de Câmara de Tatuí, no Teatro Popular do Sesi e, como grupo solista, ao lado da Orquestra Sinfonia Cultura.
Outra atração de destaque do mês é a apresentação do artista pernambucano Johnny Hooker, no “Procópio Ferreira”, dia 17, às 20h. Com o projeto intitulado “Clube da Sofrência”, o artista traz músicas em homenagem a Marília Mendonça.
Além disso, Hooker é autor de sucessos como “Amor Marginal”, “Flutua”, “Caetano Veloso” e “Alma Sebosa”, e já venceu diversos prêmios, incluindo o de melhor cantor na categoria “canção popular” do Prêmio da Música Brasileira, em 2015.
O primeiro disco do artista foi lançado nesse mesmo ano e o fez despontar no cenário nacional, atingindo o primeiro lugar no Deezer e Itunes. Atualmente, é uma das principais vozes do meio LGBTQIA+, já tendo participado de eventos internacionais nos anos de 2018 e 2019, com o álbum “Coração”.
E, para fechar a programação, o CDMCC recebe a master class do grupo Warakdzã, da aldeia Kariri-Xocó, dia 23, às 19h.
“O cacique Wiryçá, a partir de cantos e histórias, apresenta a cosmovisão de seu povo, cujo território está localizado nas margens do rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe”, informa a assessoria.
Cine Bibi
O Conservatório de Tatuí segue com a programação do “Cine Bibi”, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro “Procópio Ferreira”, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita.
Para junho, as atrações destacam temas sobre amor e diversidade. As obras em cartaz nos próximos dias são: “Retratos Sublimes”, na terça-feira, 13, às 19h30 – vencedor do Prêmio Independent Spirit de melhor primeiro filme; “O Jardim Suspenso”, dia 18, às 17h; e “A Revolução da Discoteca”, dia 20, às 19h30 – um documentário sobre a era disco, que traz histórias e entrevistas de nomes como Gloria Gaynor, Village People, Thelma Houston, entre outros. Os filmes possuem classificação indicativa de 18, 16 e 14 anos, respectivamente.
A programação completa, sujeita a alterações, está na agenda cultural do Conservatório de Tatuí, pelo site da instituição: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao.
Ingresso solidário
Para contribuir com a campanha “Conserva Solidário”, a instituição arrecada alimentos e agasalhos na entrada do Teatro “Procópio Ferreira”. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.