Da reportagem
A sessão legislativa ordinária da Câmara de Tatuí realizada na noite de segunda-feira, 5, começou com diversas reivindicações de melhorias para o bairro Vale dos Lagos. Moradores relataram problemas de manutenção e conservação de vias, falta de iluminação e serviços como poda, roçada, limpeza e coleta de lixo.
Os pedidos foram apresentados por Marcos Vinícius Fernandes Ávila, presidente da Associação dos Proprietários e Moradores do Bairro Vale dos Lagos. Ele utilizou o espaço da tribuna livre para fazer uma série de solicitações.
A primeira reivindicação do líder comunitário diz respeito a manutenção e conservação das ruas do bairro. Segundo Ávila, o local continua com o pavimento primário e está em condições precárias.
O pedido já havia sido apresentado por outros vereadores e chegou ao prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior – que visitou o bairro no dia 31 de maio, acompanhado de assessores e secretários municipais.
Conforme o presidente da associação, na ocasião, o chefe do Executivo garantiu aos moradores que deverá promover a instalação de lajotas no local, contudo, a intenção, agora, é reforçar o pedido com o apoio dos vereadores.
A segunda reivindicação do líder comunitário é sobre iluminação pública. Ávila apontou o pedido como um antigo problema da população. Conforme o presidente, alguns moradores do bairro pagam taxa de iluminação há mais de 17 anos sem nunca terem usado o serviço.
O presidente também pediu o aumento da frequência na coleta de lixo de duas para três vezes por semana.
“Hoje, o caminhão passa só duas vezes por semana e, se não consegue chegar ao bairro, por causa das condições da rua ou por algum outro motivo, o lixo acumula. Com isso, quando passa a coleta, o caminhão enche antes chegar ao final do bairro”, pontuou o morador.
Outra reivindicação dos moradores é quanto ao transporte público. O presidente salientou ter a intenção de conseguir que pelo menos um ônibus circular possa entrar no bairro.
“Por isso também que precisamos que as ruas fiquem em melhores condições, para que pelo menos um ônibus circular possa atender o bairro”, ressaltou, salientando que a maioria dos moradores é idoso.
Por último, o presidente listou uma solicitação por serviços públicos como poda, roçada, limpeza e conservação das áreas verdes e reforçou: “Venho, encarecidamente, pedir apoio aos vereadores. Essas são lutas que estamos travando há mais de dez anos”.
Depois da explanação, o líder comunitário entregou ao presidente da Câmara, Eduardo Dade Sallum (PT), um ofício com mais de 180 assinaturas dos moradores, para ser entregue ao prefeito.
“Pela maneira que o prefeito falou comigo, tenho certeza de que vai cumprir com o prometido. Ele foi até o bairro, enterrou o pé na lama comigo, e tenho certeza de que ele vai cumprir, mas acredito que a força de vocês (vereadores) fará com que sejamos atendidos o mais breve possível. Nós necessitamos destas melhorias”, concluiu Ávila.
Em tribuna, falando dos nove requerimento apresentados pedindo informações sobre serviços no Vale dos Lagos, Sallum pontuou que as reivindicações do bairro têm mais de 30 anos.
“O Vale dos Lagos é vítima de total esquecimento. A manutenção e a conservação das ruas são terríveis”, disse o parlamentar, ressaltando que não existe transporte público dentro do local.
Durante a sessão, os vereadores apresentaram e aprovaram 23 indicações, 99 requerimentos e 30 moções de aplausos.