Da redação
“Com tolda, loa e toada, de peleja em presepada, pra ninguém se amofinar. Uma festa sem parada, um viva à cultura popular, com muita música, dança e alegria!” Assim promete ser o 8º Encontro de Mamulengo, que acontecerá de 1º a 5 de junho nas cidades de São Paulo, Jacareí e Tatuí.
Com todas as atrações gratuitas em praças, parques e teatros das três cidades, o evento será uma homenagem a Mestra Dadi e ao Mestre Saúba, uma celebração do teatro de bonecos popular do Nordeste brasileiro.
Para tanto, o encontro trará 27 brinquedos de todo o país e da Argentina, em uma “reunião histórica” de mestres, mestras e brincantes, pela primeira vez com forte presença das mulheres no brinquedo.
O evento é uma realização do Grupo Mamulengo da Folia, por meio do Proac, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo do estado de São Paulo, com execução da Sustenidos Organização Social de Cultura e do Conservatório de Tatuí.
Ele conta com apoio cultural de Xingó, Teatro Flávio Império, Rede Brasileira de Teatro de Rua, Emcena Brasil, 28º Fetesp, Fundação Cultural de Jacarehy, prefeitura de Jacareí e prefeitura de Tatuí.
A organização e a curadoria são de Natália Siufi e Danilo Cavalcante; os músicos são Trio Agrestino, com participação de Leandro Batuk e Caçula Brito; o registro fotográfico ficará por conta de Annaline Curado e o registro áudio visual, por Elton Maioli; o projeto gráfico foi realizado por Cin Viana; os cordéis são de Izabel Nascimento; a produção ficou por conta de Rosy Cunha, Natália Siufi e Danilo Cavalcante, que tiveram como auxiliar de produção Felipe Barros; Natália Siufi foi a responsável pela revisão de textos; e o caminhão-palco será da Abaré Teatro.
Programação
Em Tatuí, domingo, 4, a programação acontece na praça Martinho Guedes (Praça da Santa), com os eventos: às 14h, “Mamulengo Tomé & Mamulengo da Saudade & Mamulengo Sorriso Encantado”, com Wagner Porto, Bibiu dos Bonecos e Mestre Vitalino, de Nazaré da Mata (PE).
Às 15h, a atração é “As Estripulias de Benedito contra A Cobra Caninana”, com a Cia. Os Tecelões de, Fortaleza (CE); às 16h, “O Bicho, O Pinheiro e A Festa”, com Mamulengo Flor do Cafezal , de Guaxupé (MG) e Tapiratiba (SP); às 17h, “A História de Mateus e Catirina”, com a Cia. Arte & Riso , de Guararema (SP); às 18h30, “O Fuá de Benedito na Terra de São Saruê”, com a Cia. Babau Fuá, de São Paulo; às 19h30, show do Trio Agrestino de Forró, com participação de Eliezer de Queiroz (sanfona), Gilliard Machado (percussão), Odair Jr. e Natanael de Paula (viola caipira e cantorias).
Também haverá intervenções de teatros “lambe-lambe”: “Nussoken: a Terra sem Males”, com a Troupe Espantalho, de Arcoverde (PE); “Emiliano”, com Dico Ferreira da Cia. Tato, de Curitiba (PR) e Brasília (DF); e “Dona Mariô”, com a Cia. Boca de Cena, de João Pessoa (PB).
Dia 5, na Praça da Santa, estarão: às 15h30, “As Aventuras de Baltazar”, com As Três Gerações de Calungueiros, de Icapuí (CE); às 16h30, “Tem Boi no Algodão”, com Boca de Cena, de João Pessoa (PB); e às 17h30, “A Festa na Fazenda de Dona Quitéria”, com Mamulengando Alegria, de Glória do Goitá (PE).
No mesmo dia, porém, no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, haverá: às 19h30, “O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste”, com Mestre Gilberto Calungueiro, Cida Lopes, Neide Lopes, Artur Leonardo, Amanda Viana, Danilo Cavalcante e Natália Siufi.