Da reportagem
A atuação dos agentes da equipe de combate à dengue da Secretaria Municipal de Saúde repercutiu de forma positiva na Câmara Municipal de Tatuí na noite de segunda-feira, 22. Os vereadores aprovaram, por unanimidade, uma moção de aplausos e congratulações em razão do trabalho realizado pelo grupo.
O documento, de autoria do vereador Fábio Antônio Villa Nova (PP), é voltado aos servidores públicos: Karen Cristina Dinis Fonseca, Caio Augusto Spavieri Motta, Juliana de Lima Oliveira, Sandra Cristina de Moraes, Rafael Rodrigues da Silva e Juliana Aparecida da Costa, coordenadora do Setor de Combate à Dengue, em razão da realização do teatro pedagógico de combate à dengue realizada em escolas.
Conforme Villa Nova, os servidores homenageados atuam como atores, cenógrafos, sonoplastas, diretores e figurinistas da peça, desenvolvida pelos próprios agentes de combate à endemia como parte das ações da Secretaria de Saúde.
“O teatro tem por objetivo divulgar a importância sobre os cuidados no combate à dengue, ensinando as crianças como evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya, transformando-as em multiplicadores de informação dentro de suas casas”, aponta o vereador na justificativa da moção.
Segundo Villa Nova, o grupo já realizou quatro apresentações em escolas do município, sendo a primeira no dia 25 de abril. Ainda conforme o parlamentar, a intenção do grupo é fazer a apresentação em todas as escolas, sejam municipais, estaduais ou particulares, levando as informações necessárias para as crianças.
“Tive o prazer de acompanhar uma das apresentações e é bem lúdico; as crianças interagem com os atores”, apontou o vereador, lembrando que, em 2021, o município passou por um surto da doença.
“Neste ano, foram apenas 21 casos, sendo que nove vieram de fora. Então, essa equipe precisa ser parabenizada”, argumentou Villa Nova.
Renan Cortez (MDB) também parabenizou o grupo, em tribuna. “Este tipo de ação é necessário. Nossas crianças têm persuasão e, dentro das casas, podem levar as informações transmitidas a elas e ajudar no combate à dengue”.
“Assim como as informações de prevenção a acidentes de trânsito, as da dengue também têm um efeito enorme dentro das escolas, para que as crianças possam levar as informações para dentro das casas”, argumentou o parlamentar.
Grupos de homenageados lotaram o plenário da Casa de Leis na noite de segunda. Além dos agentes de combate à dengue, estiveram presentes os integrantes da equipe “Duas Rodas MTB de Tatuí”, que também receberam moção de aplausos.
A matéria foi apresentada por Hiago Daros (PRTB), em virtude da comemoração do aniversário de cinco anos da equipe e da atuação dela nas atividades esportivas e de lazer na cidade. A moção também foi aprovada por unanimidade.
“Nestes cinco anos de esportividade é notável o trabalho realizado por esse grupo de ciclistas, tanto no lazer quanto em ações sociais, campanhas em prol das crianças, arrecadação de alimentos para entidades de Tatuí, auxílio a pessoas debilitadas e até com animais feridos, sempre promovendo o bem-estar físico, mental e de paz espiritual, visto o constante contato com a natureza e irmandade propiciada em todas as suas atividades”, ressaltou o vereador.
No dia 24 de maio de 2018, quatro amigos formaram um grupo de pedal e incluíram algumas outras pessoas com o mesmo objetivo, de praticarem o esporte e lazer em comum.
Logo no primeiro ano, a equipe já continha 150 membros, e, assim, buscaram escolher um nome e uma identidade. Então, surgiu o “Duas Rodas”, e, em homenagem à cidade, a mascote “Tatu” se tornou o logotipo, sob o slogan “Loucos por Terra”.
De acordo com o vereador, atualmente, há mais de 230 membros e administradores, que vão desde a organização dos passeios e encontros a outras diversas ações no grupo.
“Recentemente, em um grave acidente, Eliabe Soares, um dos membros mais distintos, faleceu. Porém, o legado deste grupo permanece imutável e ainda mais forte, que é proporcionar o respeito, seja pela política, religião, futebol, classe social e orientação sexual. Pois, estão acima de tudo, a amizade, companheirismo e o principal: a dedicação à vida, à saúde e ao esporte”, declarou Daros.
Durante a sessão, ainda foram aprovadas outras 4 moções de aplausos, 45 indicações e 97 requerimentos, todos aprovados por unanimidade.
Casa da Juventude
Entre os assuntos abordados pelos parlamentares, estão pedidos de informações sobre o andamento das tratativas do Executivo, junto ao governo do estado, para a execução da obra da Casa da Juventude.
No requerimento 1579/2023, Cintia Yamamoto (PSDB), João Eder Alves Miguel (MDB), Márcio Antônio Camargo (PSDB), Maurício Couto (PSDB) e Jairo Martins (PSD) questionam a prefeitura sobre qual a previsão de inauguração.
Conforme o grupo, em abril de 2022, a Casa de Leis aprovou o projeto 014/2022, autorizando o Executivo a desafetar bem público para bem de uso especial destinado à construção da Casa da Juventude.
Para Alves Miguel, o espaço pode oferecer a oportunidade de emprego e renda, qualificação profissional, economia criativa e empreendedorismo aos jovens. “A gente sabe o quanto eles precisam de emprego e de qualificação”, adicionou o parlamentar.
“Aprovamos, no final do ano passado, a abertura de crédito adicional com a finalidade de construção deste espaço e, até o momento, não há movimentações concretas para a construção, lembrando que Boituva já está em fase de finalização”, pontuou o vereador.
Em sessão realizada no dia 28 de dezembro de 2022, os parlamentares acataram o PL 72/22, permitindo a abertura de crédito adicional especial, de R$ 790 mil, para a construção da Casa da Juventude – com recurso oriundo de convênio firmado em 2021 com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, do estado de São Paulo.
A Casa da Juventude prevê espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. Conforme o projeto, o equipamento terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.
O investimento em políticas públicas da juventude é voltado a municípios com população inferior a 150 mil habitantes que contam com um Conselho Municipal da Juventude ativo, como é o caso de Tatuí, com o Comujuta.
A prefeitura havia escolhido, primeiro, o terreno do antigo expurgo, no Boqueirão, para receber a Casa da Juventude. Mas, a área é do governo do estado e a cessão seria complexa.
Em seguida, vislumbrou-se um terreno próximo à Fundação Educacional “Manoel Guedes”, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Contudo, o apelo e a alta demanda do público jovem na pista de skate do CDHU levou a administração municipal a decidir por uma área contígua à praça onde está instalada a pista.
A prefeitura deverá ser responsável pela construção, unindo o investimento do estado e contrapartida financeira dela própria, totalizando R$ 1.042.393,85. Ficará responsável, ainda, pela aquisição de móveis e demais equipamentos. O estado financiará prédios com área construída de 240 m² em estrutura metálica e alvenaria.
Conforme Antônio Marcos de Abreu (PSDB), a prefeitura chegou a realizar um processo licitatório para a construção do novo espaço, mas foi “deserta” – ou seja, nenhuma empresa se inscreveu.
“Agora, no próximo mês, dia 12 de junho, será aberto mais um processo licitatório para que a prefeitura acerte essa situação e consiga iniciar a construção do espaço”, garantiu o vereador, que é líder do prefeito na Câmara.
Extraordinária
Após o encerramento da sessão ordinária, o presidente da Câmara, Eduardo Dade Sallum (PT), convocou nova sessão extraordinária para a apreciação dos requerimentos 1586 e 1587, endereçados ao DER (Departamento de Estradas de Rodagem), e os projetos de lei do Legislativo 10/2023, 36/2022 e 100/2022, todos aprovados.
O projeto 100/2002 denomina de “João Marques Rodrigues” (João Soldado) a rua um do loteamento Tatuí Caguassu; e os de número 10/2023 e 36/2022 concedem título de cidadão tatuiano a Cecília Prestes Arruda (Cecília Paques) e Daniel de Faria Barros, respectivamente.