Diléa Silva
Nesta semana, Tatuí tem ação pelo Dia Nacional da Luta Antimanicomial. As atividades serão realizadas pela prefeitura, por meio da Raps (Rede de Atenção Psicossocial) e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, com o tema “Liberdade é o Melhor Cuidado”.
No dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, cujo objetivo é conscientizar a população acerca dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais (previstos na Lei Federal nº 10.216, de 06 de abril de 2001), relembrando a data com reuniões, exposições e apresentações voltadas à conscientização da população.
Em Tatuí, de acordo com a lei municipal 5.357, sancionada em 30 de maio de 2019, o Dia da Luta Antimanicomial consta no calendário de eventos do município.
A primeira ação ocorreu nesta segunda-feira, 15, às 9h, na praça Martinho Guedes, conhecida como Praça da Santa, onde a equipe da Raps fez um plantão de informações – com mitos e verdades – sobre saúde mental, mostrando os serviços disponibilizados para a população.
Ainda nesta segunda-feira, às 14h, o Centro Cultural de Tatuí (praça Martinho Guedes, 12, centro) recebe a “2ª Mostra Cultural sobre a Luta Antimanicomial”.
Os visitantes poderão conferir uma exposição dos artesanatos que são feitos nas oficinas terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial – Caps-AD (Álcool e Drogas) e do Caps-II.
A mostra cultural permanecerá aberta ao público até o dia 31 de maio, sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Já na sexta-feira, 19, às 14h, haverá uma palestra, aberta ao público em geral, sobre a “Luta Antimanicomial”, no Centro Cultural, abordando os direitos das pessoas com sofrimento mental. A palestra será ministrada pela psicóloga Denise Cristina Matheiski Alkmim.
Além disso, os pacientes do Caps-AD terão uma programação especial no decorrer deste mês, com rodas de conversa, atividades físicas, músicas, piquenique no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca” e um dia de cuidados e autoestima com a equipe do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).