Da redação
A Apae Tatuí inaugurou na manhã de sábado, 6, novos espaços para o uso dos alunos. O evento contou com a participação de estudantes, famílias, arquitetos, representantes de empresas, do poder público e da comunidade em geral.
De acordo com a direção da instituição, as três novas salas (“Apartamento”, “Cinema” e “Arco-Íris”), bem como o corredor central, foram criadas para oferecer “um ambiente acolhedor e estimulante aos alunos, promovendo o desenvolvimento e a inclusão social”.
As inaugurações fazem parte do projeto de revitalização dos espaços da instituição, que conta com apoio de empresas com atuação na cidade, como Ford e Coop, entre outros diversos parceiros.
Conforme a Apae, as empresas contribuíram com recursos financeiros e a doação de materiais de construção e objetos para uso educacional, recreativo e terapêutico, levando em conta a acessibilidade aos alunos.
“A sala Arco-Íris foi criada com o objetivo de atender ao público infantil com autismo e baixa mobilidade; a sala Apartamento possui ambientes que promovem autonomia e independência dos alunos na vida diária, com estímulos sensoriais e educação inovadora; a sala Cinema oferece um espaço próprio para lazer, educação e cultura”, explicou a entidade
Já o corredor “foi reformado, buscando trazer um ambiente aconchegante, que facilita a sinalização e a autonomia para os alunos”, acrescenta a Apae.
A reforma também faz parte do projeto “Apaedrinhos Mágicos”, criado pela equipe de captação de recursos da instituição, contando com o trabalho voluntário de diversos arquitetos locais.
“Eles doaram tempo, recursos e habilidades para desenharem os espaços inaugurados no sábado, entre outros que serão inaugurados”, aponta a entidade.
Nas três salas e novo corredor, trabalharam os arquitetos Leonardo Fogaça, Alessandra Vieira, Isabella Tambelli e Marina Lorenzetti.
Além dos espaços, foi aberta uma mostra chamada “Expressões em Mosaico”, idealizada pelo mosaicista Leonardo Sousa. A exposição exibiu, ao longo desta semana, 30 mosaicos e o mural “Apaedrinhos Mágicos”, criados pelos próprios alunos, combinando arte e terapia. A mostra conta com apoio das empresas Strufaldi, Saint-Gobain e Quartzolit.
Segundo o presidente da instituição, Paulo Francisco Cardoso, os espaços “têm um objetivo específico em ajudar os alunos a desenvolver habilidades para a vida diária, oferecendo experiências inclusivas e acolhedoras”.
Como próximos passos para este ano, a Apae Tatuí pretende levantar recursos para a reforma dos banheiros da Instituição, através do apoio de empresas, poder público e dos eventos da “Pizza Solidária”, que ocorrerá no dia 20 de maio, e a “Costela Fogo de Chão”, prevista para outubro.