Da redação
O jornalista e escritor tatuiano José Ortiz de Camargo Neto, colaborador do jornal O Progresso de Tatuí pela coluna “Aqui, Ali, Acolá” e integrante da família fundadora do periódico centenário, acaba de publicar dois livros pela Proton Editora. em
São Paulo.
“Vida em Versos” apresenta crônicas e poesias, enquanto “História Secreta do Brasil” é uma peça teatral, baseada no livro de mesmo nome de autoria da psicanalista Cláudia Bernhardt de Souza Pacheco.
“O primeiro lugar em que pretendo lançar estas obras é na minha amada cidade natal”, disse o escritor, antecipando estar reservando o local e a data para o lançamento em Tatuí.
Camargo Neto conta ter iniciado o livro “Vida em Versos” a partir do artigo “Vereda Única”, publicado em janeiro deste ano em O Progresso de Tatuí. “Devido à boa aceitação que teve entre os leitores tatuianos, decidi incluí-lo neste novo livro”.
O jornalista e escritor ofereceu a obra a quatro pessoas que admira: Norberto Keppe e Cláudia Pacheco, “médicos da alma, do corpo e da sociedade”, e aos poetas Paulo Bomfim e Paulo Setúbal, dedicando um soneto a cada um.
Já a peça teatral, conforme Camargo Neto, narra a “história não contada” do Brasil: “Como os cavaleiros templários, transformados em Ordem de Cristo, saíram à procura da Terra Prometida, que, de acordo com antigas profecias em seu poder, seria a Grande Ilha chamada Brasil, onde seria realizado, no fim dos tempos, o Reino do Espírito Santo para toda a Humanidade”.
“Ele enfoca as grandes navegações a partir das motivações de ordem espiritual, e não apenas material, como mostraram dois grandes historiadores: o português Antonio Quadros e o francês Jean Delumeau, citados na obra da doutora Pacheco”, aponta o escritor.
O autor
José Ortiz de Camargo Neto é pós-graduado em gestão da psicosociopatologia pelo Instituto Keppe & Pacheco de Ciência e Tecnologia, em parceria com o INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação). Possui graduação em comunicação social pela Fiam (Faculdades Integradas Alcântara Machado).
Também é jornalista, escritor, psicosocioterapeuta, conferencista internacional e professor de redação e português para estrangeiros no Instituto de Línguas Millennium, em São Paulo. Ainda é entrevistador e comentarista dos programas de TV “STOP a Destruição do Mundo” e “O Homem Universal”, transmitidos em 88 países por 200 canais.
Além de jornalista científico trilógico, editor e jornalista responsável do jornal “STOP”, repórter e comentarista de TV, trabalhou nos maiores jornais brasileiros e em veículos de imprensa no exterior.
Formado pelo Instituto Keppe e Pacheco, é socio fundador das empresas trilógicas em Nova York (1986); viveu quatro anos nos Estados Unidos (1984-88) e nove na Europa (França e Portugal – 1988-97).
Escritor científico, didático e literato, autor de várias obras, entre elas “Redação Prática e Moderna (Trilógica) – A Expressão do Sentimento, Pensamento e Ação”.