Da reportagem
O Rotary Clube de Tatuí sediará no próximo sábado, 8, uma noite de autógrafos e o lançamento do livro “Sinta-se Poetasia”, do poeta e escritor tatuiano Kennedi Lazzari. O evento começa às 18h30, à rua Santa Terezinha, 71, centro.
“Sinta-se Poetasia” é o primeiro livro autoral de poesias do escritor Kennedi Kaio Lazzari de Sousa. Conforme ele, a obra “traz uma reflexão acerca do amor, da dor e da vida”.
“Os versos, de maneira simples e certeira, estão sintonizados com o eu interior e conseguem promover uma ponderação a respeito da paixão e da leveza do amor”, diz o autor.
“Nesta obra, somos convidamos a mergulhar em sentimentos, na intensidade e no poder de ressignificar situações e sentimentos que nos confrontam todo o tempo”, declara o escritor.
Segundo Lazzari, a palavra “Poetasia” vem da junção de poeta e poesia remetendo o leitor a sentir as duas versões. “É um livro escrito com amor, onde eu fui poeta e poesia buscando capturar o leitor para que ele também seja poesia e consiga ser percebido e amado por outras pessoas”, conta ele.
Lazzari escreve textos no Instagram (@_poetasia), já contando com mais de 100 mil seguidores e leitores. O autor afirma que “a leitura e a escrita é a liberdade de seguir e expressar o nosso ser”. “Ler e escrever é suavizar a alma”, acrescenta.
O escritor buscou formação profissional em educação física, mas tem o hábito de escrever poesias desde os 15 anos, em razão de uma paixão de adolescência por uma garota que estudava no mesmo colégio que ele.
Desse sentimento, passou a escrever temas voltados ao amor. Ele lembra que, na época, não gostava de língua portuguesa e passou a se interessar pela disciplina depois de concluir os estudos.
O processo de elaboração da obra, composta por 70 poesias, levou dois anos. “No decorrer desse tempo, fui escrevendo as poesias e, ao me dedicar exclusivamente ao livro, revisei, acrescentei e incrementei algumas coisas nos textos para que ficassem adequados a um livro”, explica.
Segundo o poeta, os textos dele não são enquadrados nas regras tradicionais. “Procuro sair dos padrões e seguir a minha própria métrica. Creio que meus textos ficam mais autênticos, sem perder o contexto”, acrescenta.
Ele conta que, o irmão mais velho, Kelvin Lazzari de Sousa, e a amiga Kátia Aparecida da Silva Gomes tiveram papel fundamental na carreira dele como poeta. O irmão ajudou e fez a intermediação com a editora para que o livro fosse lançado; já a amiga lia os textos e dava sugestões.
O canal dele no Instagram tinha, até fevereiro do ano passado, 2.000 seguidores. Após postar diariamente textos sobre amor e “reflexões da vida”, o engajamento aumentou. Atualmente, Lazzari possui mais de 100 mil seguidores.