Maria de Fátima Vanderlei Gongora*
Escola é um lugar que nos encanta principalmente pela capacidade de aprendizagem das crianças, em particular, na educação infantil.
Temos oportunidades de atuar como professores e coordenadores pedagógicos, aproximando-nos das crianças para compreender como pensam, como aprendem e também perceber suas necessidades de educação e desenvolvimento.
Todas as experiências e oportunidades favorecem, colaboram, potencializam e ampliam a cultura, desenvolvendo conhecimentos e habilidades dos pequenos.
É na infância que as crianças são inseridas na vida social, começam a vivenciar valores, aprendem a conviver, desenvolvem múltiplas linguagens e percebem o mundo adulto, construindo estruturas para toda a vida.
A busca por preservar a brincadeira, a fantasia e a curiosidade são fundamentais para planejarmos ações pedagógicas com propostas intencionais e significativas, a fim de permitir que as crianças aprendam e vivam a infância a que têm direito.
A mascote “Cobra”, sugerida como uma estratégia pedagógica pelo Ciranda Educação Infantil, do Mathema, possibilitou inúmeras oportunidades em utilizar diversos recursos e materiais, espaços explorados, canções, brincadeiras simbólicas, pinturas, experiências com textura, relatos, pensamento, imaginação, letras, formas, cores, resolução de problemas, medidas de comprimento e habilidades de convivência social.
Ela foi confeccionada pelos estudantes com o auxílio da professora. Foram diversas etapas realizadas para que a “Cobra” se tornasse um brinquedo de estimação. As crianças foram incentivadas a escolher um nome, sua cor, pintar e colocar adereços, dando uma identidade ao seu mascote.
Em roda de conversa, decidiram que a “Cobra” deveria fazer visitas e passar o final de semana na casa de cada uma.
As famílias, orientadas pela professora, registraram por meio de fotos as atividades que realizavam em casa, como cuidar e se responsabilizar pelo “conforto e tratamento do animal”. Ela se tornou o pet de estimação da turma.
Nos momentos em que a “Cobra” retornava à escola, a professora promovia rodas de conversa, estimulando os pequenos a produzirem relatos. Com isso, a linguagem oral se expande, o vocabulário enriquece e a socialização entre as crianças favorece a construção de conhecimentos, envolvendo-se com os outros.
Precisamos admitir que a educação infantil tem uma dupla dimensão: a de cuidar e a de educar. Cabe a essa fase escolar proteger a criança, garantir que ela se desenvolva de forma saudável e íntegra (BNCC).
“Escola é lugar para fazer amigos, educar-se, trabalhar, crescer e ser feliz.”
Escola é tudo!
* Coordenadora pedagógica de ensino infantil