Mais
    Início Cultura Tatuí tem programa cultural especial no ‘Mês da Mulher’

    Tatuí tem programa cultural especial no ‘Mês da Mulher’

    Prefeitura oferece diversos eventos, inclusive novos projetos

    Abertura da temporada 2023 do Projeto Música na Praça” é destaque (Foto: AI Prefeitura)
    Da redação

    A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já divulgou a programação cultural do mês de março, com diversas atividades gratuitas dedicadas às mulheres.

    Durante o mês, também serão lançados dois novos projetos. Em todas as terceiras semanas de cada mês, acontecerá o “Tradição e Raiz”, sendo às quartas-feiras na Feira da Lua, da praça Ayrton Senna, e aos domingos, na feira do Largo do Mercado, na praça Anita Costa.

    Também haverá o “Happy Hour Musical”, com samba e pagode na Praça de Alimentação, em frente à Praça da Santa, toda última sexta-feira de cada mês. As demais atividades acontecerão nos mais diversos equipamentos culturais e locais abertos do município.

    A programação começou nesta sexta-feira, 3, na Praça da Matriz, com a Feira de Artesanato “Capital da Música”, das 10h às 20h. Os artesãos estarão no local até a quarta-feira, 8, sempre no mesmo horário.

    Neste sábado, 4, das 9h às 12h, a Praça da Matriz recebe a Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”; e, às 11h, a abertura da temporada 2023 do Projeto Música na Praça, com a banda Marcatto.

    Neste domingo, 5, às 14h30, a Praça da Matriz sedia show de música raiz com Odair e Elieser, parte da Feira de Artesanato “Capital da Música”; e, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, tem a exposição “Ilustres Tatuianos”, em homenagem a Eunice Marques.

    Na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, às 16h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, apresenta o espetáculo “Confiteor”, de Fernando Goivinho.

    De 8 a 31 de março, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, o “Paulo Setúbal” realiza o projeto “Respeito e Valorização”, com o mural “A Mulher Importante de Sua Vida”, do Setor Educativo do Museu.

    Na quarta-feira, 8 (Dia Internacional da Mulher), às 13h, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” apresenta uma contação de histórias especial, com Raquel Prestes e participação dos associados e membros da Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí).

    Ainda na quarta-feira, às 14h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” oferece uma oficina livre de dublagem, captação e edição, do Pontos MIS.

    Na quinta-feira, 9, às 19h, o MHPS recebe a oficina de choro e ritmos amazonenses de Paulo Flores, tendo como convidado especial o percussionista Paulinho Bastos, do Amapá.

    De 10 de março a 28 de maio, das 9h às 17h, de terça-feira a domingo, o MHPS terá a exposição “Tijol – Movimento Artístico Baseado no Tijolo Baiano”, de Binho Vieira.

    No sábado, 11, às 11h, a Praça da Matriz terá nova edição do “Música na Praça”, com a Orquestra de Viola Caipira “Alma Cabocla”.

    Na quarta-feira, 15, às 19h, a Feira da Lua da praça Ayrton Senna recebe o projeto “Tradição e Raiz”, com cururueiros de Tatuí, e, às 20h, o MHPS apresenta o projeto “Os Deuses de Hoje”, de Rivaldo Nogueira.

    Ainda na quarta-feira, 15, terá início a Feira Popular do Livro, com encontro literário em praça pública. O evento seguirá aberto até o dia 30, das 8h às 20h, na Praça da Matriz.

    Na quinta-feira, 16, às 13h, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” tem mais uma edição do projeto de contação de histórias com Raquel Prestes, dessa vez voltada aos alunos do Colégio Objetivo.

    Na sexta-feira, 17, às 19h, o MHPS realiza a “Noite da Seresta com Ternura”, com o grupo Seresteiros com Ternura e a exposição “Ilustres Tatuianos”, em homenagem a Therezinha Pinto . A mostra seguirá de 18 a 31 de março, das 9h às 17h, de terça-feira a domingo, no MHPS.

    No sábado, 18, a Praça da Matriz recebe dois eventos. A programação começa às 11h, com o “Música na Praça”, apresentando a Banda Municipal de Itapetininga e, às 16h, tem o espetáculo de palhaçaria “Atenção, Respeitável Público!”, da produtora Damião e Cia.

    No domingo, 19, às 9h30, tem a Feira Livre do Largo do Mercado, com o projeto “Tradição e Raiz” apresentando o grupo Tropeirinhos do Rancho. E, às 15h, o CEU das Artes sedia o lançamento do EP da banda Ruby Woo, de Amanda Antunes Barbosa Luvizotto.

    No sábado, 25, outros dois eventos são realizados na Praça da Matriz. Às 11h, tem o “Música na Praça”, com Tiago Augusto, e, das 13h às 16h30, manifestação pelo Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

    Ainda no sábado, às 14h, o MHPS exibe o longa-metragem “Café, um Dedo de Prosa”, da Tupi Desenhos Animados e produção executiva de Diálogos Produções Culturais.

    O evento, voltado aos maiores de 12 anos, contará com exposição de desenhos originais feitos para o longa-metragem, além de palestra com o roteirista e diretor Maurício Squarisi e roda de conversa.

    No domingo, 26, das 7h às 9h, há a Feira Livre do Largo do Mercado, com o projeto “Os Encantados”, de Renata Ramos.

    Na segunda-feira, 27, às 19h, o canal do MHPS no Youtube exibe o curta-metragem “O Tesouro de Tatuí” e bate-papo com os produtores Fernnanda Kesia e Tiago Augusto.

    Na terça-feira, 28, às 17h, o Centro Cultural de Tatuí recebe o projeto “Rodas de Choro”, do Conservatório de Tatuí.

    Para finalizar a programação do mês, na sexta-feira, 31, às 19h, a Praça de Alimentação apresenta mais uma edição do projeto “Happy Hour Musical”, com o Grupo Melanina.

    Também na sexta-feira, 31, encerram-se as inscrições para os editais de fomento aos setores literário e cultural da prefeitura para o 21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias (https://bit.ly/3pSYNNZ), o 3° Festival de Arte e Cultura de Tatuí (https://bit.ly/3xVTgeh) e “Publicação de Livro” (https://bit.ly/3K22Ty1).