Tatuí tem programa cultural especial no ‘Mês da Mulher’

Prefeitura oferece diversos eventos, inclusive novos projetos

Abertura da temporada 2023 do Projeto Música na Praça” é destaque (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, já divulgou a programação cultural do mês de março, com diversas atividades gratuitas dedicadas às mulheres.

Durante o mês, também serão lançados dois novos projetos. Em todas as terceiras semanas de cada mês, acontecerá o “Tradição e Raiz”, sendo às quartas-feiras na Feira da Lua, da praça Ayrton Senna, e aos domingos, na feira do Largo do Mercado, na praça Anita Costa.

Também haverá o “Happy Hour Musical”, com samba e pagode na Praça de Alimentação, em frente à Praça da Santa, toda última sexta-feira de cada mês. As demais atividades acontecerão nos mais diversos equipamentos culturais e locais abertos do município.

A programação começou nesta sexta-feira, 3, na Praça da Matriz, com a Feira de Artesanato “Capital da Música”, das 10h às 20h. Os artesãos estarão no local até a quarta-feira, 8, sempre no mesmo horário.

Neste sábado, 4, das 9h às 12h, a Praça da Matriz recebe a Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”; e, às 11h, a abertura da temporada 2023 do Projeto Música na Praça, com a banda Marcatto.

Neste domingo, 5, às 14h30, a Praça da Matriz sedia show de música raiz com Odair e Elieser, parte da Feira de Artesanato “Capital da Música”; e, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, tem a exposição “Ilustres Tatuianos”, em homenagem a Eunice Marques.

Na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, às 16h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, apresenta o espetáculo “Confiteor”, de Fernando Goivinho.

De 8 a 31 de março, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, o “Paulo Setúbal” realiza o projeto “Respeito e Valorização”, com o mural “A Mulher Importante de Sua Vida”, do Setor Educativo do Museu.

Na quarta-feira, 8 (Dia Internacional da Mulher), às 13h, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” apresenta uma contação de histórias especial, com Raquel Prestes e participação dos associados e membros da Apodet (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí).

Ainda na quarta-feira, às 14h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” oferece uma oficina livre de dublagem, captação e edição, do Pontos MIS.

Na quinta-feira, 9, às 19h, o MHPS recebe a oficina de choro e ritmos amazonenses de Paulo Flores, tendo como convidado especial o percussionista Paulinho Bastos, do Amapá.

De 10 de março a 28 de maio, das 9h às 17h, de terça-feira a domingo, o MHPS terá a exposição “Tijol – Movimento Artístico Baseado no Tijolo Baiano”, de Binho Vieira.

No sábado, 11, às 11h, a Praça da Matriz terá nova edição do “Música na Praça”, com a Orquestra de Viola Caipira “Alma Cabocla”.

Na quarta-feira, 15, às 19h, a Feira da Lua da praça Ayrton Senna recebe o projeto “Tradição e Raiz”, com cururueiros de Tatuí, e, às 20h, o MHPS apresenta o projeto “Os Deuses de Hoje”, de Rivaldo Nogueira.

Ainda na quarta-feira, 15, terá início a Feira Popular do Livro, com encontro literário em praça pública. O evento seguirá aberto até o dia 30, das 8h às 20h, na Praça da Matriz.

Na quinta-feira, 16, às 13h, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” tem mais uma edição do projeto de contação de histórias com Raquel Prestes, dessa vez voltada aos alunos do Colégio Objetivo.

Na sexta-feira, 17, às 19h, o MHPS realiza a “Noite da Seresta com Ternura”, com o grupo Seresteiros com Ternura e a exposição “Ilustres Tatuianos”, em homenagem a Therezinha Pinto . A mostra seguirá de 18 a 31 de março, das 9h às 17h, de terça-feira a domingo, no MHPS.

No sábado, 18, a Praça da Matriz recebe dois eventos. A programação começa às 11h, com o “Música na Praça”, apresentando a Banda Municipal de Itapetininga e, às 16h, tem o espetáculo de palhaçaria “Atenção, Respeitável Público!”, da produtora Damião e Cia.

No domingo, 19, às 9h30, tem a Feira Livre do Largo do Mercado, com o projeto “Tradição e Raiz” apresentando o grupo Tropeirinhos do Rancho. E, às 15h, o CEU das Artes sedia o lançamento do EP da banda Ruby Woo, de Amanda Antunes Barbosa Luvizotto.

No sábado, 25, outros dois eventos são realizados na Praça da Matriz. Às 11h, tem o “Música na Praça”, com Tiago Augusto, e, das 13h às 16h30, manifestação pelo Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

Ainda no sábado, às 14h, o MHPS exibe o longa-metragem “Café, um Dedo de Prosa”, da Tupi Desenhos Animados e produção executiva de Diálogos Produções Culturais.

O evento, voltado aos maiores de 12 anos, contará com exposição de desenhos originais feitos para o longa-metragem, além de palestra com o roteirista e diretor Maurício Squarisi e roda de conversa.

No domingo, 26, das 7h às 9h, há a Feira Livre do Largo do Mercado, com o projeto “Os Encantados”, de Renata Ramos.

Na segunda-feira, 27, às 19h, o canal do MHPS no Youtube exibe o curta-metragem “O Tesouro de Tatuí” e bate-papo com os produtores Fernnanda Kesia e Tiago Augusto.

Na terça-feira, 28, às 17h, o Centro Cultural de Tatuí recebe o projeto “Rodas de Choro”, do Conservatório de Tatuí.

Para finalizar a programação do mês, na sexta-feira, 31, às 19h, a Praça de Alimentação apresenta mais uma edição do projeto “Happy Hour Musical”, com o Grupo Melanina.

Também na sexta-feira, 31, encerram-se as inscrições para os editais de fomento aos setores literário e cultural da prefeitura para o 21º Prêmio Literário Paulo Setúbal – Contos, Crônicas e Poesias (https://bit.ly/3pSYNNZ), o 3° Festival de Arte e Cultura de Tatuí (https://bit.ly/3xVTgeh) e “Publicação de Livro” (https://bit.ly/3K22Ty1).