Por que falar em neurovendas e comportamentos?

Cláudio Rosa (Foto: Onevox Press)
Cláudio Rosa *

Como especialista em neurociência do comportamento e sócio de uma das mais renomadas escolas de treinamento em vendas do Brasil – A Sales Prime – tenho difundido que passou da hora de tratarmos da saúde mental dos vendedores brasileiros.

Estes profissionais que estão entre os mais rápidos do mundo e submetidos a pressões incalculáveis, principalmente em períodos festivos, ainda têm pouco ou nenhum reconhecimento dado sua importância.

O recente estudo “State of Sales” mostrou que 69% dos vendedores brasileiros acreditam que vender no país está cada vez mais difícil. Essa realidade é reflexo justamente do ambiente competitivo, alta pressão para realização de vendas, atingir metas e tudo isso somado, muitas vezes, a recursos limitados. Somente com o autoconhecimento e autogestão emocional é possível ser vendedor no Brasil.

Com técnicas de vendas cada vez mais avançadas e com o crescimento dos estudos sobre neurociência da venda em todo o mundo, o Brasil, que detém um dos mais velozes e competentes esquadrões de vendedores do mundo, deve estar atento para ampliar o debate sobre este novo campo e potencializar o entendimento sobre as nuances envolvendo os vendedores e seus impactos para a economia.

Neurovendas nada mais é que um conjunto de técnicas de vendas baseadas em pesquisas científicas da neurociência (estudo do cérebro e do comportamento humano) aplicadas ao marketing.

O importante é entender que as neurovendas (ou “neurosales”) não são uma fórmula mágica que vai “hipnotizar” seus clientes e fazê-los comprar. Este estudo representa o futuro para as relações de consumo.

O período de fim de ano, com as vendas de Natal e Ano-Novo, e o Carnaval com apenas o mês de janeiro entre as festividades, promove uma pressão gigante sobre os vendedores brasileiros.

Pressão que pode se traduzir em questões como ansiedade e crises de pânico. Não por outra razão, a Sales Prime tem oferecido imersões e treinamentos de vendas capazes de dirimir estas questões.

É simples e óbvio dizer que uma vez que você identificar as suas forças, trabalhar os “gaps” emocionais que as forças também trazem e paralelamente identificar as fraquezas que podem te tornar acima da média, te trará uma visão clara de onde você está, aonde você quer chegar e o que precisa ser feito para chegar lá a curto, médio e longo prazo com maior rapidez e excelência. Estimular estas competências dos vendedores brasileiros é extremamente oportuno.

* Empresário, com mais de 30 anos de experiência em vendas e gestão comercial. Especialista em neurociência do consumo. e sócio da Sales Prime, uma das maiores consultorias de vendas do Brasil.