Diléa Silva
Um grupo de música popular, formado por alunos do Conservatório de Tatuí está participando do 2º Festival de Verão de Campos de Jordão e, por meio de votação popular concorre ao prêmio principal do evento além de uma vaga no 53ª Festival de Inverno.
O “Cleyton Menezes Grupo” composto por Cleyton Menezes (bateria), Marjorie Mariano (piano), Thiago Pucci (guitarra) e Theo Rathsam (baixo) foi um dos 20 selecionados para participar do festival que começou no dia 30 de janeiro e segue até sábado, 18.
O evento oferece apresentações musicais divididas em dois eixos (música popular e música clássica), além de contar com um núcleo pedagógico, dedicado aos grupos musicais (distribuídos entre música popular instrumental e/ou vocal e música clássica de câmara instrumental e/ou vocal).
Ao longo de quase quatro semanas, os bolsistas têm a oportunidade de aprender com grandes artistas da cena musical popular e clássica, refletir sobre temas que atravessam a vida de um músico e, mostrar o resultado, ao público, em apresentações.
A edição é um novo formato do já tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão -reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina – e premiará os grupos bolsistas que mais se destacarem.
Quem escolhe os ganhadores é o público. Para concorrer ao prêmio do Festival de Verão, todos os grupos bolsistas gravaram um clipe na Sala São Paulo, com um repertório escolhido pelos próprios músicos, e, o material está disponível na internet.
Para votar, é preciso seguir o canal do Youtube do festival, e “curtir” o clipe do grupo no https://youtu.be/eEzcmAIvrjo. A votação popular encerra-se neste domingo, 19, às 23h59.
Os mais votados (curtidos) irão se apresentar na 53º edição do festival de Inverno de Campos do Jordão, em julho, e ganharão R$ 20 mil, para investir no futuro profissional. O resultado será divulgado no dia 20 de fevereiro nas redes sociais e no site oficial do festival no http://www.festivalcamposdojordao.org.br.
O Cleyton Menezes Grupo é uma formação de música instrumental com influência no jazz e música brasileira, que tem como proposta “inovar nos arranjos e trazer uma nova sonoridade a temas conhecidos”, informa a coordenação do grupo.
O grupo traz vivências do Conservatório de Tatuí, além de referências e pesquisas sobre os ritmos brasileiros para os arranjos de cada música. Ele se apresenta em casas de música instrumental e festivais como a VII Mostra Jazz Campinas e Festival de Campos do Jordão.