Da redação
A Sustenidos Organização Social de Cultura anunciou, nesta semana, a abertura de inscrições para o MOVE 2023. Realizado no Brasil desde 2015, alunos e ex-alunos do Conservatório de Tatuí, de 18 a 25 anos, podem se inscrever para participar do programa de intercâmbio.
O projeto selecionará até seis jovens brasileiros para atuarem voluntariamente, no Malawi e em Moçambique (África) e na Noruega (Europa), no período de setembro de 2023 a junho de 2024.
Esta data pode ser antecipada ou postergada “em função das estratégias mundiais de combate à pandemia de Covid-19 ou por quaisquer outros motivos de força maior”, conforme divulgado.
Os intercambistas selecionados participarão do curso preparatório e do “Youth Camp”, ambos realizados em Nairóbi (Quênia), no mês de agosto (20 a 25). Após esta capacitação, seguirão para os países/locais do intercâmbio.
“O MOVE é um projeto muito rico para a organização. Todos os participantes que a gente acompanhou ao longo dos anos voltaram totalmente transformados dessa experiência”, afirmou Alessandra Costa, diretora executiva da Sustenidos.
“Em cada um dos países, se convive com essas quatro culturas e, durante esses dez meses, a gente detecta um crescimento pessoal e profissional muito grande de quem participa”, acrescentou.
Alguns candidatos selecionados participarão de atividades programadas pela Music Crossroads Malawi e pela Music Crossroads Moçambique, entidades sem fins lucrativos sediadas nas localidades de Lilongwe (capital do Malawi) e Maputo (capital de Moçambique) e que atuam em rede, como membros da JMI (Jeunesses Musicales Internacional) desde 2010.
No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio da participação em festivais de música, workshops e capacitações em áreas da música, saúde, cultura e em questões sociais.
Outros candidatos selecionados atuarão como voluntários na Trøndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes da Noruega, situada na localidade de Trøndheim e incluída como parceira da JM Norway em 2015.
Essa instituição oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança, e o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio de participação em festivais, em espetáculos, em instituições para idosos e crianças, entre outras atividades.
“Eu não fazia ideia do quanto esse lugar é rico em cultura, em música. Estou admirada com a riqueza cultural que Moçambique tem e muito feliz de ter pessoas muito generosas ao meu redor. É isso que a África tem me ensinado, é isso que Moçambique tem me ensinado, a ser muito generosa”, comentou Helen Quintanares, participante do MOVE 2022.
No MOVE, o conhecimento e as habilidades dos intercambistas são valorizados para as atividades cotidianas das instituições. As instituições parceiras garantem a elaboração de programas específicos de atuação para cada intercambista, enfatizando as necessidades e as competências individuais.
O regulamento do MOVE está disponível no https://bit.ly/RegulamentoMOVE2023 e o formulário de inscrição, no https://forms.office.com/r/616vkKYYbs.