Poder Legislativo define comissões permanentes na 1ª sessão do ano

Membros de comitês internos são escolhidos sem necessidade de votação

Da reportagem

Respeitando o regimento interno, na noite de segunda-feira, 6, os vereadores definiram as composições de cada uma das sete comissões permanentes do Poder Legislativo para a segunda metade do atual mandato, na primeira sessão ordinária de 2023.

A definição ocorreu entre os parlamentares sem a necessidade de votação em plenário. O novo presidente da Casa de Leis, Eduardo Dade Sallum (PT), suspendeu a sessão por cerca de 1h40 e, em consenso, os partidos decidiram os membros de cada comissão para o biênio 2023/2024.

Posteriormente, ao término da sessão ordinária, Sallum anunciou que a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, passa a ser composta pelos vereadores Renan Cortez, João Éder Alves Miguel (ambos do MDB) e Fábio Antônio Villa Nova (PP).

A Comissão de Economia, Finanças e Orçamento, até o final de 2024, será integrada por Márcio Antônio de Camargo (PSDB), Antonio Marcos de Abreu (PSDB) e Valdir de Proença (Podemos).

Os parlamentares Cíntia Yamamoto Soares (PSDB), Gabriela Xavier Mendes Coito (Podemos) e Hiago Daros Alves (PRTB), foram selecionados pelos partidos para formarem a Comissão de Política e Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Defesa Animal.

A Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Esportes, Promoção Social, Trabalho, Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência e Igualdade Racial, conta com os membros João Francisco de Lima Filho (Cidadania), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PP) e Maurício Couto (PSDB).

Levi Pinto Soares (PSL), Villa Nova e Cortez, compõe a Comissão de Obras e Administração Pública. A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e Serviços Públicos Municipais, passa a contar com Abreu, José Eduardo Morais Perbelini (Republicanos) e Jairo Martins (PSD).

Por fim, a Comissão de Direitos da Mulher é composta somente por vereadoras. Débora Cristina Machado de Camargo (PSDB), Micheli e Cíntia, foram escolhidas como membros e Gabriela, como suplente.

Por ter sido eleito como presidente da Câmara Municipal, Sallum não ocupa nenhuma das comissões permanentes. Ele pediu para que os vereadores decidam e anunciem, de forma breve, a presidência de cada comissão.