“Noite da Seresta com Ternura” de Tatuí abre nova temporada

Primeira edição do ano homenageia a dançarina Eunice Marques

Uma das fotos da exposição “Ilustres Tatuianos” em homenagem a Eunice Marques (Foto: AI Prefeitura)
Diléa Silva

A temporada 2023 da tradicional “Noite da Seresta com Ternura” terá início nesta sexta-feira, 10, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí, às 19h. A homenageada nesta primeira edição é a dançarina Eunice Marques.

O evento é realizado em parceria com o Grupo Seresteiros com Ternura, atualmente formado por Pedro Adilson Pavanelli (violão), Paulo Rita Aguiar (cavaquinho), Carlos Mendes (timba) e Maria Inês Camargo (voz e afoxé).

Uma exposição de fotos sobre a vida da homenageada ficará disponível para visitação no MHPS até o dia 5 de março, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

A mostra faz parte do projeto “Ilustres Tatuianos”, uma ação colaborativa entre o museu e o Grupo Seresteiros com Ternura, que foca na tradição seresteira, considerada grande manifestação da cultura brasileira.

A entrada para prestigiar o evento é franca. O Museu “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98, centro. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969 ou pelo e-mail museupaulosetubal@tatui.sp.gov.br

Homenageada

Eunice Marques nasceu em Tatuí no dia 28 de setembro de 1937, em uma família de 11 irmãos, filha de Nicanor Marques Rodrigues e Elvira Marques. O pai era delegado da cidade e a família participava dos desfiles de rua no Carnaval.

Começou a trabalhar aos 20 anos de idade na Secretaria da E.E. “Barão de Suruí”, depois na Delegacia de Ensino, aonde se aposentou em 1995, com 32 anos de exercício. Foi casada, por 15 anos, com Lucas Catel e teve três filhos: Lucas Fabro Catel, Sandro Augusto Catel e Andréa Cristina Catel, dos quais ainda teve sete netos.

Sempre frequentou o Clube Renascer da Terceira Idade, participando das “Noites de Seresta”, sob a coordenação de Maria Inês de Camargo e, depois, continuando com o Grupo “Seresteiros com Ternura”.

Foi rainha de bateria durante vários anos e Miss Terceira Idade nos anos de 2003 e 2011. Por 14 anos participou do JORI (Jogos Regionais dos Idosos), na modalidade dança de salão, e obteve, junto com seu parceiro Aparecido Gomes Ferreira, o 2° e o 3° lugares por várias vezes, sendo que, em 2011 ganhou a competição estadual na cidade de Piracicaba. Também no JORI, competiu na modalidade corrida, dois quilômetros.

Ministrou aulas de dança de salão, por um período de 15 anos, no Clube Renascer da Terceira Idade e no CPP – Centro do Professorado Paulista e, nos últimos anos, ministrou dança no Centro Comunitário da vila Esperança, além de ter dado aulas particulares.

Atualmente, dança em bailes do Clube Renascer da Terceira Idade e da Associação Atlética XI de Agosto, “além de conviver com a família e das orações a Deus por um país melhor para todos os brasileiros”, declara a homenageada.