A coordenação do 19o Concurso Artístico e Literário de Natal, promovido pelo jornal O Progresso, encerrou a entrega dos convites de participação às escolas públicas e particulares do município. Entregues entre os dias 2 e 9 deste mês, as cartas são endereçadas aos diretores e coordenadores das unidades.
O certame é promovido pelo bissemanário com apoio do comércio. As empresas patrocinam a iniciativa, que oferece, neste ano, total de R$ 2.000 em prêmios.
Considerado um dos mais tradicionais do município, o concurso de Natal é direcionado a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
Os participantes podem inscrever trabalhos em duas modalidades: desenho e redação, mas respeitando a temática definida pela coordenação.
Ao longo dos anos, 35.654 trabalhos foram analisados pelos jurados. O número não soma os desenhos e redações descartados por não atenderem às exigências previstas no regulamento. O documento é entregue às coordenações pedagógicas para direcionamento da produção dos concorrentes.
Neste ano, o jornal entregou 46 convites de participação, sendo nove para escolas estaduais, 26 para Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) e 11 para particulares.
A orientação é que as coordenações orientem os estudantes no desenvolvimento dos trabalhos, que serão recebidos até o dia 25 de outubro.
A entrega dos desenhos e redações deve ser feita na redação de O Progresso, à praça Adelaide Guedes, 145, no centro. Podem enviar os trabalhos os representantes das unidades escolares, ou os próprios alunos. O jornal atende das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 8h às 12h, aos sábados.
De acordo com o regulamento, os estudantes podem produzir até um desenho e uma redação. Os trabalhos devem respeitar o tema: “Se eu Fosse Papai Noel em Tatuí”.
Na modalidade “redação”, não há exigências prévias. Os alunos do 1º ao 9º ano podem escrever em qualquer estilo literário, a partir do tema.
Na modalidade “desenho”, os trabalhos devem ser enviados em papel sulfite tamanho A4 (21 cm X 29 cm), em qualquer estilo artístico, também obedecendo ao tema.
No verso de cada trabalho, seja desenho ou redação, a coordenação avisa que deverão constar os seguintes dados: nome completo do aluno, idade, ano correto em que estuda (1º ao 9º ano). Também é preciso informar o endereço completo e telefone, bem como o nome da escola e do (a) professor (a).
“Em caso de ausência destas informações, o trabalho será automaticamente desclassificado”, prevê o regulamento. Ainda na modalidade desenho, pede-se aos alunos que evitem o trabalho de colagens, por dificultar a reprodução.
Os autores dos trabalhos vencedores receberão prêmios em dinheiro. No total, serão oferecidos R$ 2.000, distribuídos para os vencedores de cada dois anos, que receberão R$ 250 cada (salvo no caso dos três primeiros anos, englobados num mesmo grupo).
Desta forma, o vencedor em desenho e o vencedor em redação entre o 1º, 2º e o 3º ano ganham R$ 250 cada; o primeiro entre o 4º e 5º ano, nas duas categorias (texto e desenho), outros R$ 250; e assim por diante.
Os três melhores trabalhos de cada categoria, bem como as escolas nas quais os autores estudam, serão publicados em edição especial de O Progresso, que circulará em 22 de dezembro.
A comissão julgadora irá analisar, principalmente, a criatividade e a originalidade dos trabalhos a partir do tema proposto, descartando aqueles que entenderem se tratar de cópias.
Os alunos premiados, bem como as escolas onde estudam, serão contatados pela redação de O Progresso, sendo que as entregas dos prêmios ocorrerão nos estabelecimentos comerciais patrocinadores.