Diléa Silva
A primeira edição da operação “Limpeza e Cata Treco” de 2023 acontecerá neste sábado, 28, das 8h às 13h, beneficiando seis bairros de Tatuí: Fundação Manoel Guedes, São Judas Tadeu, Residencial Donato Flores, Jardim Mantovani, Inocoop e Terras de Tatuí.
A ação é organizada pela prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Serviços Públicos e Zeladoria, de Agricultura e Meio Ambiente, e do Setor de Combate à Dengue da Secretaria da Saúde, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), e tem o intuito de evitar a criação de novos focos do mosquito Aedes aegypti.
Além disso, é feito um trabalho de conscientização da população sobre a importância do descarte correto de lixo e entulhos, que ajudam na proliferação da dengue e de outras doenças causadas pelo mosquito.
A assessoria de comunicação da prefeitura aponta que os moradores destes respectivos bairros devem colocar os objetos que serão descartados em frente às residências horas antes do início da operação, e não no dia anterior.
“A equipe da prefeitura não recolherá entulhos e nem materiais de construção, pois para estes tipos de descartes já disponibiliza os Ecopontos”, destaca a assessoria do Executivo, em nota à imprensa.
No decorrer deste ano, outros bairros também receberão a operação “Limpeza e Cata Treco”. As datas e bairros beneficiados serão divulgados pelos canais oficiais e redes sociais da prefeitura de Tatuí.
A prefeitura mantém seis ecopontos para descarte de materiais de construção e entulho, sendo quatro na área urbana e dois na rural, todos recebem sofás, colchões, madeiras, entulhos, eletrônicos (desde que não estejam abertos) e materiais recicláveis, aceitando até um metro cúbico de entulhos e madeiras.
Na região norte, a unidade está disponível na rua Flávia de Oliveira, no Jardins de Tatuí e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h. O local é destinado para a população em geral e aos carros de pequeno porte que fazem carretos.
O ecoponto sul fica na rua Victória dos Santos Gomes, no Jardim Rosa Garcia II, ao lado da Cooreta (Cooperativa de Reciclagem de Tatuí). O espaço funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h, mas não recebe descarte dos carros de pequeno porte que fazem carretos.
Na região oeste, os moradores contam o ecoponto do final da rua Diomar Gianotti, no Inocoop. A unidade funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, e aos sábados das 8h às 14h. Os carros de pequeno porte que fazem carretos, também não podem descartar nada neste local.
Ainda na área urbana a cidade conta com a Cooreta, situada na rua Victória dos Santos Gomes, no Jardim Rosa Garcia II. Além dos outros materiais aceitos em qualquer ecoponto, a unidade recebe pneus, pilhas, baterias e podas de árvores – com autorização do Departamento Municipal de Meio Ambiente.
O espaço funciona todos os dias da semana, das 7h às 18h, sendo que aos sábados e domingos permanece fechada das 12h30 às 13h30 para almoço e é destinado a população em geral e aos carros de pequeno porte que fazem carretos.
Já os ecopontos rurais ficam no Bairro Guaxingú, na Estrada Tatuí-Iperó. Um está próximo ao quilômetro 3, ao lado do primeiro ponto de ônibus no sentido Iperó e outro fica a 200 metros da escola municipal do bairro.
As unidades rurais são compostas por três baias, sendo uma destinada ao armazenamento de material reciclável (papel, papelão, vidro e plástico) e duas destinadas aos resíduos não recicláveis (lixo orgânico).