Da redação
Por volta das 20h de quarta-feira, 11, Tatuí foi atingida por um temporal – a precipitação foi de, aproximadamente, 53,6 milímetros, no período de apenas duas horas. A Defesa Civil registrou vários estragos na cidade, mas não houve vítimas. O principal dano foi na ponte do Jardim Lírio, que precisou ser interditada por tempo indeterminado.
Cada um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Sérgio Luiz de Moraes, na manhã de quinta-feira, 12, uma equipe do órgão, composta por engenheiros civis da prefeitura, esteve no local para avaliar a estrutura da ponte, que passa sobre o Ribeirão do Manduca, e dá acesso a diversos condomínios e bairros.
Devido ao grande volume de água, a equipe constatou que a base de sustentação da cabeceira da ponte está comprometida e, por isso, foi necessária a interrupção total do fluxo de veículos, por medida de segurança, por tempo indeterminado.
“Obras acontecerão para o restabelecimento do tráfego de veículos. Por enquanto, o acesso ao Jardim Lírio e outros bairros deve ser realizado pela rua Rotary Club”, informou a assessoria de comunicação da prefeitura.
Houve outras ocorrências na noite de quarta. Aconteceram alagamentos na avenida Cel. Firmo Vieira de Camargo, nas proximidades da rodoviária, e nas ruas Joaquim Lourenço e José Marquês, no bairro Americana, onde casas foram inundadas pela chuva e uma árvore de grande porte caiu na estrada que liga o bairro à barragem.
“Ressaltamos e agradecemos o trabalho rápido dos membros do Nupdec (Núcleo de Proteção e Defesa Civil) do bairro Americana, que realizaram os primeiros atendimentos no local até a nossa chegada”, destacou Sérgio.
Na rua vice-prefeito Nelson Fiuza e na avenida vice-prefeito Pompeo Reali, vários tampos das redes de água e telefonia, que ficam no asfalto, se soltaram com a força das águas e foram sinalizados para segurança dos motoristas e pedestres.
A Defesa Civil informou, também, que um muro com talude de um condomínio caiu na estrada vicinal Moisés Martins, obstruindo a via e dificultando o acesso ao Jardim Lírio.
As equipes trabalharam no local para a retirada dos resíduos e lavagem da pista e liberaram o trecho, com segurança, por volta da uma hora já da quinta-feira, 12.
Oli no meu ponto dê vê os caminhões e que deve fazer o desvio carros e moto e pedestres não assim dificulta pra todos os moradores do ljd lírio e do bairro de Americana
Boa Noite
Sei que a situação é complicada neste momento , mas com três condomínios já deveriam ter construído uma ponte segura para o acesso ao Lírio e tb aos Ypês, certo dia com uma pequena chuva passei medo ao atravessar aquela ponte….escura e com guardas tão pequenas. Autoridades competentes acrescente em suas agendas a necessidade de um olhar e um bom engenheiro para refazer aquele espaço, visto que ali também tem um grande declive e quando chove já é possível ver as lâminas d’água correndo descendo, mesmo que seja uma chuvinha …imagine esta que ocorreu ontem.
Atenciosamente