Ouvidoria Municipal de Tatuí já trabalha com nova titular

Órgão empossa Therezinha de Moraes Muhamed Jamoul

Therezinha Jamoul recebida pelo prefeito Cardoso Júnior (foto: AC Prefeitura)
Da reportagem

A servidora Therezinha de Moraes Muhamed Jamoul assumiu a Ouvidoria-Geral do Município, em cumprimento à lei nº 5.298, de 3 de outubro de 2018, que criou o órgão e segundo a qual a função deve ser exercida por um servidor público efetivo e estável. Ela substitui Patrícia Schorr.

Therezinha foi recebida pelo prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior na terça-feira da semana passada, 3. Ela é escriturária concursada na prefeitura há 16 anos, com experiência na área de administração e ênfase em organizações públicas.

Especialista em administração pública e gerência de cidades pelo Centro Universitário Internacional (2019), Therezinha possui graduações em gestão empresarial pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de Tatuí “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”) e em gestão pública pelo Centro Universitário Internacional.

No município, esteve à frente de projetos e órgãos ligados ao empreendedorismo, ao fomento de novos negócios e à capacitação.

Entre eles, a Incubadora de Empresas, onde atuou como gestora, promovendo o desenvolvimento de micro e pequenas empresas em segmentos variados, como alimentação, cosmética, tecnologia e eletrônica, entre outros.

Sob seu comando, foi desenvolvido o projeto de formalização da Incubadora, proposta que previa a instituição de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e a inclusão dela no “Circuito Estadual”, visando ao recebimento de recursos do governo paulista.

Therezinha atuou ainda como agente de desenvolvimento pelo PAE (Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor), planejando, executando e coordenando atendimentos a micro e pequenos empresários e MEIs.

Até dezembro de 2022, integrou a equipe da Secretaria de Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, junto ao Sebrae e ao Senai.

Na pasta, foi responsável pela prospecção de novas empresas, elaboração de programas de capacitação e coordenação do Plano de Desenvolvimento Local.

“A experiência e o conhecimento da máquina pública me auxiliarão muito neste novo desafio”, diz Therezinha, que recebeu do prefeito a missão de “oferecer muita agilidade e efetividade no serviço da Ouvidoria, com atenção especial à população”.

Ela afirma terem sido fatos marcantes da carreira ter passado pelo processo seletivo do Sebrae para trabalhar no PAE (atualmente Sebrae Aqui) e, depois, ser chamada para gestora da Incubadora de Empresas.

Ela ainda destaca retorno à secretaria, “para auxiliar na capacitação de mão de obra para empresários e na prospecção de novas empresas”.

Therezinha conversou com Cardoso Júnior também sobre a legislação que exige um funcionário público no comando da Ouvidoria. “É importante porque valoriza o servidor de carreira, pois, ele sendo estável, pode agir com imparcialidade e adotar todas as medidas necessárias”, opinou.

A nova ouvidora já teve acesso aos números do setor. “Temos um ótimo índice de resolutividade das demandas”, apontou. “A estrutura é condizente; temos um processo de gestão totalmente eletrônico, uma interface que liga a população e a prefeitura diretamente”, completou.

Mas adiantou que tem planos de aperfeiçoamento e aprimoramento do sistema. “Estamos estudando e buscando aperfeiçoamento, atentos a novas tecnologias de gestão”, afirmou.

Segundo ela, a população de Tatuí acostumou-se a buscar a Ouvidoria para a solução de problemas ou para informações. Ainda assim, ela informou que está produzindo um material de campanha a fim de dar maior publicidade aos canais de atendimento.

A Ouvidoria Municipal está situada no paço municipal (avenida Domingos Bassi, 1.000, Jardim Junqueira). O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (15) 3251-3576 e 0800-770-0665, ou ainda pelo tatui.sp.gov.br/ouvidoria.