Tatuí tem acesso a Disque-Censo para pedir entrevista em casa

Milton Ishikawa, coordenador de área de Tatuí e região do IBGE (foto: Arquivo Pessoal)
Da reportagem

Os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão em visitas a todos os domicílios brasileiros, desde agosto do ano passado, para a elaboração do Censo Demográfico 2022. O trabalho continua até o final de janeiro, inclusive em Tatuí. Para garantir que o levantamento se complete, foi criado o “Disque-Censo”, pelo número 137.

Caso a pessoa não tenha respondido ao questionário, deve verificar se alguém no seu domicílio o fez. Se isto não aconteceu, basta ligar para o 137 e falar com o IBGE.

A ligação é gratuita, todos os dias, das 8h às 21h30. O serviço possibilita que o próprio cidadão solicite que a pesquisa seja realizada em sua residência.

Segundo Milton Ishikawa, coordenador de área de Tatuí e região do IBGE, no caso do município, além do 137, o morador pode ligar diretamente para o 3259-2900, caso tenha outras dúvidas ou até mesmo para informar que ainda não foi entrevistado.

“Mas, atualmente, estamos próximos a 100% de cobertura, com aproximadamente 99,5% de residências tatuianas”, informou Ishikawa.

Segundo ele, a coleta ainda não se completou devido ao mau tempo, que atrapalha o serviço em campo, “já que o trabalho é feito todo a pé e, também, às ausências nos domicílios e à recusa por parte de alguns dos moradores em atender os recenseadores”.

No estado de São Paulo, segundo divulgado nesta semana, 5,42% dos moradores se recusaram até aqui a responder ao censo. Em Tatuí, o percentual é menor, de 2,41%. “Essa diferença se dá pelo bom trabalho de abordagem realizado pelos recenseadores e supervisores da cidade”, argumentou Ishikawa.

De acordo com o coordenador, o IBGE fará um trabalho de supervisão e controle de qualidade, retornando aos domicílios classificados como “recusa”, “fechado”, “vago” ou “de uso ocasional”; e também a supervisão dos casos de omissão, duplicidades e inconsistências, além da pesquisa de pós-enumeração.

“O IBGE adotou diversas medidas, como, por exemplo, comparativo de endereços com relatórios da Aneel e comparativos com relatórios do Censo Demográfico 2010”, contou.

“E também nós, da coordenação de área e colaboradores, seguimos rigorosamente as diretrizes da coordenação estadual para mitigar as dificuldades encontradas no dia a dia em nossa cidade”, acentuou.

“Somos muito gratos pelo empenho e dedicação dos colaboradores que foram contratados para a realização deste censo – recenseadores, agentes supervisores municipais, agentes censitários municipais, agentes censitários de administração e informática e coordenadores de subárea”, sustentou.

Ainda assim, Ishikawa diz que não houve problemas na contratação de pessoal, mas “na continuidade dos trabalhos. Muitos recenseadores desistiram ao longo do serviço, por diversos motivos”.

Prévia

Prévia divulgada no dia 28 de dezembro indica que Tatuí tem 122.991 habitantes. Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entregou o resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada até o dia 25 de dezembro. O número, portanto, é extraoficial.

Em comparação ao censo anterior, de 2010, quando a cidade tinha 107.326 habitantes, houve crescimento de 14,60%, ou 1,21% ao ano – média de 1.305 habitantes a mais por ano.

No total, o aumento da população foi de 15.665 pessoas. Este é o número de pessoas que se projeta, por exemplo, na região do Jardim Santa Rita (Vida Nova Tatuí – Pacaembu).

Segundo a prévia, o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes em 2022. De acordo com o resultado preliminar, o Sudeste tem 87.348.223 de habitantes; o Nordeste, 55.389.382; o Sul, 30.685.598; o Norte, 17.834.762; e o Centro-Oeste, 16.492.326.