Ópera Mix comemora 16 anos em Tatuí

Noite marca lançamento de novos pratos da alta gastronomia no cardápio da casa

Recebendo amigos e clientes em um jantar especial, o Ópera Mix comemorou na noite de quarta-feira, 7, 16 anos de sua inauguração em Tatuí, marcados pela mais alta gastronomia desde o dia 11 de dezembro de 2006. A noite ainda marcou o lançamento de novos pratos no cardápio da casa.

O evento, promovido pelos proprietários do restaurante, Gláucio e Liza De Marchi, mais uma vez, contou com espaço lotado e cardápio especial assinado pelo chef italiano Augusto Piras – residente no Brasil desde 2000, com mais de 40 anos dedicados à gastronomia.

Na ocasião, o restaurante ofereceu um menu degustação, também chamado de “Festival Gastronômico”, trazendo novos sabores e marcando o lançamento de cinco pratos da alta gastronomia italiana.

O chef destacou ter elaborado um menu variado para agradar aos mais diversos e exigentes paladares dos tatuianos, incluindo cortes bovinos, frutos do mar, pato e massas típicas italianas em um jantar exclusivo.

“O menu deste festival foi inspirado na temporada que acabei de fazer no verão europeu, na Itália. Fiquei lá por seis meses, acabei de voltar para o Brasil e trouxe para o Ópera Mix algumas ideias adaptadas e cortes de carnes diferenciados”, contou o chef Piras.

Durante o jantar, o público pôde experimentar um cardápio realmente diversificado. O menu começou servindo, como antepasto, um prato de ravioli aberto de pupunha fresca “ao profundo mar”, com camarão e polvo.

Antes do prato principal, os convidados também puderam degustar uma pasta fagioli e cozze à Amalfitana – típico da culinária napolitana -, servido com barba de alho-poró crocante e um parpadelle (tipo de macarrão) empastado com farinha de castanhas e ragu de pato.

Para o prato principal, o restaurante possibilitou que os clientes escolhessem entre duas opções: shoulder (corte retirado do miolo da paleta do boi) braseado, purê de inhame aromatizado com cebola, chips de inhame e variação de beterraba no próprio caldo; ou bochecha bovina em baixa temperatura com spätzle (massa) de açafrão e espaguete de abobrinha.

“A bochecha de boi é uma carne que poucas pessoas conhecem, é pouco valorizada ainda no mercado, mas é um corte maravilhoso. Os clientes aqui comeram e lamberam os dedos. Fiz ela bem cozida, e ficou desfiando”, sustentou o chef.

Como sobremesa, Piras apostou em uma esfera aos dois chocolates com calda de maracujá caramelizada, utilizando a fruta em uma junção com a cozinha italiana, para agradar aos mais diversos paladares e garantir a satisfação dos clientes.

Conforme o chef Piras, todos os novos pratos trazem um toque de brasilidade nos sabores. “Usei a pupunha, o maracujá, que é uma fruta tropical, o inhame e outros sabores e temperos típicos daqui, e tentei juntar a tradição italiana com a brasileira”, detalhou.

“O spätzle, por exemplo, que é um tipo de mininhoque, servido normalmente no extremo norte da Itália, perto da divisa com a Áustria, hoje ficou muito bem servido com a bochecha. É um prato que vai muito bem com esse tipo de carne, e foi apreciado bastante”, assegurou Piras.

Durante o festival gastronômico, o chef explicou ter como prioridade oferecer pratos e sabores agradáveis ao paladar tatuiano. Ele conta ter cinco anos de parceria com o Ópera Mix e estudos sobre os sabores preferidos pela população local.

“Não se pode oferecer qualquer menu. Em todo lugar que vou, pesquiso os sabores mais bem aceitos. Tem pratos que podem ser servidos com sucesso em determinadas regiões, mas que não vão tão bem por aqui. Por isso, sempre tento atender ao gosto dos clientes”, acentuou Piras.

Para entender o público em cada local e ocasião, o chef faz questão de passar pelas mesas e conversar pessoalmente com os clientes, perguntando a opinião de cada um deles sobre os pratos.

“É minha obrigação fazer isso. Ninguém é melhor do que o chef para entender o que os clientes querem. O garçom até poderia fazer isso, mas nunca seria tão específico quanto o próprio cozinheiro. Indo para as mesas, fico amigo dos clientes, troco culturas e consigo traçar um mapa do paladar de cada um”, observou Piras.

A escolha dos novos pratos partiu do chef, sendo aprovada por De Marchi. O empresário contou ter dado liberdade para que Piras pudesse criar o cardápio e destacou a confiança no trabalho dele.

“Tenho uma confiança muito grande no nosso chef. Nos outros anos, dei ideias e influenciei um pouco nos pratos, mas, desta vez, tudo ficou por conta do chef. Acredito que este seja o primeiro evento no qual ele fez 100% do menu, e, claro, fiquei feliz demais com o resultado”, comentou De Marchi.

O empresário também salientou ser um compromisso do restaurante oferecer aos clientes, especialmente exigentes nos eventos periódicos e diários do Ópera Mix, sabores diferenciados, de qualidade e dentro do que há de melhor na alta gastronomia.

Falando sobre os 16 anos trabalho do restaurante, De Marchi enfatizou ter superado as expectativas e conquistado, aos poucos, “mais do que o esperado”. Ele conta terem ocorrido diversas mudanças ao longo dos anos.

Graduado em engenharia mecânica e com especializações, De Marchi teve a ideia de abrir um espaço distinto, construído em terreno que ele havia adquirido na esquina entre as ruas 13 de Fevereiro e Capitão Lisboa, no centro.

Em dezembro de 2006, o Ópera Mix abria as portas, agregando cafeteria, hamburgueria, revistaria e um bistrô. Desde então, o restaurante passou por transformações, modeladas de forma a atender ao gosto dos clientes.

“Da proposta inicial para o que é hoje, nós mudamos muito. O pessoal foi pedindo coisas, fomos identificando as necessidades e mudando. Nem sei bem como isso aconteceu, acho que as coisas vieram com o tempo”, avaliou o empresário.

De acordo com De Marchi, ao longo dos últimos anos, ocorreram várias reformas na estrutura física do empreendimento, além de reestruturações no cardápio, visando trazer mais conforto aos clientes e novidades dentro da alta gastronomia.

“Sempre buscamos oferecer uma boa gastronomia para Tatuí e região e, desde o começo, nosso foco é fazer bem-feito tudo aquilo que nos é proposto. Com isso, fomos crescendo, aprendendo e, com o espírito de inovação, fomos identificando a oportunidade de inserção na alta gastronomia”, contou o empresário.

“Hoje, até assusto quando penso ter passado 16 anos da nossa inauguração. Assusta um pouco, o tempo passou muito rápido e, quando paro para analisar nossa trajetória, passa um filme na cabeça. Nós começamos com um restaurante pequeno, sem pretensão, não esperávamos ser o que somos hoje”, completou De Marchi.

Tradicionalmente, o Ópera Mix celebra datas especiais com jantares. Os eventos são tidos como “experiências únicas”, uma vez que oferecem a opção de degustação de todos os pratos – sempre novidades – e de harmonização com cartas de vinhos.

Na comemoração de 16 anos, De Marchi não deixa de surpreender. Os pratos lançados durante o jantar de quarta-feira já entraram para o cardápio fixo do Ópera Mix e devem estar disponíveis aos clientes até o final deste mês de dezembro.

Além disso, outros 15 novos pratos, todos desenvolvidos em parceria com o chef Piras, farão parte do cardápio a partir deste mês. Risoto de polvo, massas e outros pratos com frutos do mar e carnes nobres são algumas das novidades.

“Tem muita coisa boa vindo aí. Temos massas com recheios cremosos, abadejo que volta para o nosso cardápio depois de sete anos, risotos com novos sabores, como o figo, e outras mudanças em parceria com o nosso chef Piras”, finalizou De Marchi.

Ópera Mix
Rua 13 de Fevereiro, 240 – Tatuí
F: 3305-3000 / 98165-3000
operamix.com.br
@opera.mix