Da redação
Boa parte dos 126 profissionais de arbitragem selecionados para atuarem na Copa do Mundo já foram liberados pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) para retornar aos seus países. A dispensa aconteceu nesta semana, entre o intervalo dos jogos válidos pelas oitavas e quartas de final do mundial.
Ao todo, 51 profissionais foram dispensados: 16 árbitros, 30 árbitros assistentes e 5 árbitros de vídeo, equivalentes a 40,48%. No entanto, o árbitro assistente tatuiano Danilo Ricardo Simon Manis está entre os profissionais que seguem em Doha, no Catar.
Há cerca de um mês concentrado no país catari, Manis integra um dos dois trios de arbitragem brasileiros selecionados pela Fifa, juntamente com o árbitro Raphael Claus e o árbitro assistente Rodrigo Figueiredo.
A estreia do tatuiano na Copa do Mundo aconteceu em 21 de novembro, no segundo jogo do mundial. Ele atuou na goleada da Inglaterra diante do Irã, por 6 a 2, pela primeira rodada do grupo B, no Estádio Internacional “Khalifa”.
Ainda pela fase classificatória, Manis, Claus e Figueiredo voltaram a atuar no início da tarde de quinta-feira da semana passada, 1º. Eles foram selecionados para a partida que garantiu a classificação de Marrocos, com o triunfo por 2 a 1 contra Canadá, pela terceira rodada do grupo F, no estádio “Al Thumama”.
A atuação de Manis nesse jogo foi destacada nas redes sociais após ele apontar corretamente seis impedimentos, incluindo a posição irregular do zagueiro Aguerd, que acabou anulando o gol do atacante marroquino En-Nesery, nos acréscimos do primeiro tempo.
Entretanto, é pouco provável que o tatuiano atue em mais alguma partida no mundial. Bastante elogiado, o outro trio brasileiro, formado pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Bruno Boschilia e Bruno Pires, está sendo cotado para participar da final da Copa do Mundo, no próximo domingo, 18.
Até o momento, Sampaio, Boschilia e Pires comandaram os jogos entre Holanda e Senegal, pelo grupo B, e Polônia e Arábia Saudita, pelo grupo C, e Holanda e Estados Unidos, nas oitavas de final. Neste sábado, 10, o trio apitará o confronto entre França e Inglaterra, pelas quartas de final, às 16h.
A derrota da seleção brasileira diante da Croácia, nos pênaltis, na tarde desta sexta-feira, 9, e a consequente eliminação é “boa” aos trios de arbitragem brasileiros. Sem a seleção nacional na disputa, os brasileiros têm chances de serem escolhidos para algum dos jogos decisivos da Copa do Mundo.