Tatuí é certificada novamente no “Top Destinos Turísticos”

Cidade é “top finalista” na categoria de negócios e eventos

Duarte de Almeida, Ruiz, Sinisgalli e Miranda, durante a premiação em São Paulo (foto: Pablo Ruiz)
Da reportagem

Tatuí foi certificada, na quarta-feira, 7, na categoria “turismo de negócios e eventos” pelo prêmio “Top Destinos Turísticos 2022”, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

A premiação contou com a presença do secretário estadual do Turismo, Vinicius Lummertz, dos secretários municipais do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, e da Administração e Transporte Público, Gustavo Duarte Elias de Almeida, e do fotógrafo e assistente de comunicação Pablo Ruiz.

O evento é promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pelo clube Skal Internacional São Paulo, com auditoria da empresa Russell Bedford e apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo.

Tatuí havia se classificado para a final da quarta edição do prêmio concorrendo, na votação virtual, em três categorias: “turismo de negócios e eventos”, com Atibaia e Sud Mennucci; “turismo cultural”, com Bertioga, Brodósqui, Ilha Soleira, Itanhaém, Itu e Serra Negra; e “turismo de estudos e intercâmbio”, com Águas de Lindóia, Araçatuba e Eldorado.

Na etapa seguinte, a da análise profissional, Tatuí se classificou à final na categoria “turismo de negócios e eventos”. Atibaia foi a cidade vencedora, enquanto Tatuí recebeu a chamada certificação “top finalista”.

De acordo com o clube Skal Internacional São Paulo, atualmente é presidido por Aristides de La Plata Cury, a etapa final contou com a participação de 160 cidades paulistas, vencedoras em 16 categorias, que possuem os destinos turísticos que mais se destacaram neste ano no estado de São Paulo.

“Desde a primeira edição do prêmio, a comunicação interativa em redes sociais torna o cidadão, que recebe e visita um município, o mais eficaz veículo de comunicação e promoção turística. Um dos grandes legados do ‘Top’ decorre do engajamento da sociedade civil nas campanhas realizadas em busca de votos obtidos por meios digitais e ativações presenciais”, comentou Cury, durante a cerimônia. “A etapa de votação popular compõe o ranking dos municípios com as maiores médias ponderadas de votos, segundo o tamanho da população residente”, observou o presidente.

“A iniciativa contribui com a estratégia de regionalização turística, alavancando o segmento e para que as localidades efetuem melhorias, para que o turista posso visitar e desfrutar do local. Essas medidas devem, principalmente, melhorar a vida dos munícipes, que são os agentes receptores”, acrescentou.

Para Sinisgalli, ser “top finalista” na categoria “turismo de negócios e eventos” mostra que Tatuí está “seguindo no caminho certo” ao sediar eventos segmentados, com fluxo expressivo de pessoas.

“Tatuí vem se destacando como um polo turístico em nossa região. Esta certificação já é uma vitória para toda a cidade, que gera empregos e renda e tem seu merecido reconhecimento estadual. Ver o nome de nossa cidade em um evento deste porte é espetacular. É motivo de um enorme orgulho e alegria para nós”, comemorou.

“Em Tatuí, além do potencial na área cultural, o turismo de eventos vem se mostrando cada vez mais robusto e competitivo, principalmente após a pandemia de Covid-19, com o retorno de grandes eventos, já consolidados no calendário da cidade”, destacou.

“Não é segredo que o setor de eventos foi um dos mais afetados pela pandemia. No entanto, os números alcançados com a retomada mostram que o mercado está em um bom momento. Inclusive, a demanda está tão elevada que os prazos ficaram cada vez menores e há dificuldade de contratação de pessoal”, mencionou.

Para Sinisgalli, o nicho de eventos de negócios é um dos que se destacam nesse cenário. “A grande procura por eventos dos mais variados estimula também fortemente o nosso turismo. Afinal, grande parte do público viaja até a cidade em que o evento é realizado, permanecendo por alguns dias. Isso é bom para o comércio local e também para tornar as atrações turísticas da região mais conhecidas”, observou.

O secretário citou a Feira do Doce, que, em sua oitava edição, ocorrida em julho deste ano, contou com a visita de mais de 175 mil pessoas, durante os quatro dias, na Praça da Matriz. “Praticamente dobramos o número do público e de vendas. Com a retomada das atividades, os cidadãos saíram de suas casas em busca de atrações”, avaliou.

Sinisgalli ressaltou a parceria que a secretaria municipal tem com o Centro Hípico de Tatuí (CHT) para a realização de eventos, principalmente os ligados ao setor equestre, como a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).

Realizada em setembro, a mostra, de acordo com dados divulgados pela secretaria, movimentou mais de R$ 3 milhões em negócios, especialmente nos hotéis, restaurantes e outros serviços.

“Durante dez dias, o evento gerou desenvolvimento, renda e emprego. Isso é fantástico, e, a cada nova edição, o CHT vem melhorando e modernizando a estrutura, dando mais conforto aos visitantes e aos cavalos”, disse Sinisgalli.

“É um trabalho feito com seriedade e que enfatiza como Tatuí é, sim, uma cidade turística e receptiva. Quando um evento termina, as pessoas perguntam quando será o próximo”, acrescentou.

De acordo com o secretário, os organizadores de eventos já estão procurando o CHT para sediar atrações, como a exposição internacional de cavalo árabe e a nacional da raça quarto de milha, além de variadas etapas equestres de grande porte.

“Isso ajuda a atrair novos turistas e visitantes para a cidade, o que aumenta a circulação de renda”, complementou.  O secretário salientou que iniciativas bem elaboradas no turismo de negócios e eventos impactam na cidade, como o equilíbrio em períodos de baixa no turismo.

“Como os eventos de negócios atraem um grande público, podem ser agendados estrategicamente para épocas de baixa temporada na região. Afinal, a realização dessas produções independe do clima. Tatuí explora esse potencial, principalmente por estar a 130 quilômetros da maior cidade do país e ter uma boa infraestrutura hoteleira”, detalhou.

“É comum que pessoas que viajam para participar de eventos de negócios retornem em outra época para lazer. Assim, voltam trazendo familiares e grupos de amigos, movimentando cada vez mais o turismo local. Vimos isso durante a Feira do Doce, por exemplo”, sustentou Sinisgalli.

Outro fator apontado pelo secretário é a demanda mantida em períodos de crise. “Mesmo em épocas complicadas, as pessoas com interesse em turismo de negócio e eventos não deixa de frequentar essas produções”.

“Esse é um indicador importante para quem trabalha na área. Eventos voltados para negócios são grandes celeiros de ideias, projetos e soluções para problemas diversos. As cidades que os sediam, muitas vezes, herdam esses legados, impactando positivamente toda a comunidade local”, salientou.

Sinisgalli pontua que estabelecer parcerias entre os setores público e privado é bem-vinda e contribui para que as atividades turísticas em geral, e principalmente a de negócios, sejam bem estruturadas.

“As secretarias municipais dão todo o respaldo, como na segurança, mobilidade urbana, saúde, infraestrutura e organização. Quando as parcerias dialogam bem, todas as partes ganham. Em Tatuí, isso acontece. Somos MIT (município de interesse turístico). Por isso, variados acontecimentos já constam no cronograma anual da cidade”, salientou.

Para o secretário, o resultado da premiação faz com que o empresariado e o comércio local vejam o município como uma potência turística. “Queremos enfatizar cada vez mais ao munícipe que o turismo não tem mais o estereótipo de ‘praia e sol’”.

“O setor vai muito além disso. Graças a Deus, os tatuianos estão percebendo isso, até por conta das iniciativas que temos tomado, como o city hour feito pelos alunos da rede municipal de ensino”, realçou.

“Esperamos que as pessoas participem mais ativamente do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur), das atividades promovidas pela prefeitura e das oficinas de capacitação promovidas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial (ACE) e outras instituições”, defendeu.

Sinisgalli lembrou que Tatuí estar, pela quarta vez, em uma disputa como essa ajuda a cidade a se manter na lista de MIT e pleitear o título de estância, o que pode trazer mais visibilidade ao município e mais verbas, por meio do governo federal, para investimentos em infraestrutura e outros setores. “Estamos no caminho certo. Os desafios existem. Por conta disso, as medidas que tomamos são muito bem pensadas”, concluiu.

Esta foi a quarta edição do prêmio Top Destinos Turísticos. A premiação, tida como “um reconhecimento às cidades que acreditam e valorizam o turismo como fonte de riqueza e autoestima à população”, foi lançada em 2016, durante a Abav Expo, considerada a mais importante feira do gênero no Brasil.

Em 2021, o município venceu, pela segunda vez, na categoria “turismo de estudos e intercâmbio”, na qual disputou com Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. A primeira foi na edição de 2018. Em 2019, Tatuí foi eleita uma das cinco cidades finalistas na categoria “turismo cultural”.