Divulgação
Trabalhos exposto no metrô de São Paulo são organizados pelo Centro de Estudos de Piracicaba
Estudantes com idades entre 7 e 14 anos têm até segunda-feira, 12, para enviar desenhos ao 11º Salãozinho de Humor de Piracicaba. O regulamento está disponível no site www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.
O “Salãozinho” segue os moldes do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que celebra 40 anos em 2013.
Os desenhos passam por comissão de seleção e premiação, que avalia qualidade, linguagem e técnicas utilizadas. Os três primeiros colocados recebem prêmios divididos em duas faixas etárias: 7 a 10 anos e 11 a 14 anos.
Cada estudante pode enviar até duas obras nas categorias charge, caricatura, cartum ou tiras/história em quadrinhos. São aceitos desenhos com qualquer técnica e tema livre.
“Surpreendemo-nos cada vez mais com a imaginação e a capacidade crítica dos trabalhos”, comentou Eduardo Grosso, diretor do CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico), de Piracicaba.
O esporte foi o tema predominante nas caricaturas enviadas ao Salãozinho em 2012, com trabalhos sobre os jogadores Neymar e Ronaldinho Gaúcho.
A presidente Dilma e o deputado Tiririca também ganharam “divertidas versões”, assim como os personagens da Turma da Mônica e Chaves.
Assuntos como meio ambiente e redes sociais foram abordados em charges e tiras também no ano passado. Naquele ano, o Salãozinho recebeu 3.400 inscrições de 58 escolas. A exposição dos trabalhos concorrentes contou com 255 desenhos.
Maior mostra
Além do Salãozinho de Humor, o Centro Nacional de Humor Gráfico promove o Salão Internacional de Humor. Neste ano, o evento tem a maior mostra de trabalhos de todas as edições. A abertura oficial será no dia 24 deste mês.
As visitas vão até o dia 20 de outubro, no Engenho Central, à avenida Maurice Allain, 454, em Piracicaba. No total, 442 obras estarão em exposição.
Com recorde de inscrições, o 40º salão recebeu 4.180 trabalhos enviados por 966 artistas gráficos de 64 países. Um total de R$ 47 mil em prêmios será concedido aos primeiros colocados nas categorias caricaturas, charges, cartuns e tiras/quadrinhos, além das obras com os temas futebol e Unimed Saúde.
Em clima de expectativa para os 40 anos do Salão de Humor, duas exposições têm abertura neste mês. A primeira delas, na Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”), em Piracicaba, e a segunda em São Paulo, na estação Corinthians-Itaquera do metrô.
Alimentação é o tema dos 32 cartuns que compõem a mostra “Humor sobre a Mesa”, com visitação desde o dia 9, no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, no campus piracicabano da USP (Universidade de São Paulo).
A exposição tem desenhos selecionados para o Salão de Humor de 2011, quando os artistas foram convidados a produzir obras para a categoria alimentação.
Entre os temas abordados nos cartuns, estão o desperdício de alimentos, os transtornos alimentares, o aumento da população de obesos pelo mundo e assuntos como “fast food” e “slow food”.
Artistas de diversas nacionalidades assinam as obras, como o cubano Aristides Esteban Hernandez Guerrero (Ares), os espanhóis Anne Derenne e David Vela e os brasileiros Bruno Aziz, Elihu Ribeiro Duayer Filho e Samuca.
No metrô, a mostra “Caricaturas do Salão Internacional de Humor” tem reabertura neste sábado, 10. A exposição, que já passou pela estação Clínicas, tem 28 obras do acervo do CEDHU – a maioria de brasileiros consagrados que tiveram seu talento reconhecido no tradicional evento das artes gráficas.
Organizada em parceria com a Companhia de Transportes Metropolitanos de São Paulo, a exposição reúne caricaturas de personalidades como Gilberto Gil, Oscar Niemeyer, Raul Cortez, Papa Bento 16, Tim Maia, Chico Buarque, Hugo Chávez, Dercy Gonçalves, Zé do Caixão, Maguila e Frida Kahlo.