Da reportagem
Nesta quarta-feira, 7, das 16h às 22h30, ocorre a cerimônia de entrega do prêmio “Top Destinos Turísticos”, no Memorial da América Latina, na capital paulista.
Tatuí se classificou para a afinal da quarta edição do prêmio concorrendo em três categorias: “turismo cultural’’, “turismo de estudos e intercâmbio” e “turismo de negócios e eventos”.
A premiação é promovida pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pelo clube Skal Internacional São Paulo, com auditoria da empresa Russell Bedford e apoio institucional da Secretaria de Turismo e Viagens, do governo do estado de São Paulo.
Tatuí disputa com municípios de alta relevância turística no interior paulista, como Brodósqui, Ilha Solteira, Itanhaém, Itu, Atibaia, Boituva e Paranapanema.
Na categoria “turismo cultural”, Tatuí concorre com Bertioga, Brodósqui, Ilha Solteira, Itanhaém, Itu e Serra Negra. Já em “turismo de negócios e eventos”, o município está junto a Atibaia, Boituva e Paranapanema. Em “turismo de estudos e intercâmbio”, aparece somente Tatuí na disputa.
Segundo Cassiano Sinisgalli, secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, o “Top Destinos Turísticos” tem a finalidade de valorizar municípios cuja administração promove ações para incentivar o turismo.
“Ir para a final nestas três categorias mostra a importância do turismo para a nossa cidade, já que, atualmente, esta é uma das principais premiações do setor turístico do estado”, enfatizou o secretário.
Para o secretário, a premiação é importante para colocar Tatuí em evidência no estado. Já a classificação alcançada ele apontou como resultado do engajamento da população nas duas primeiras etapas do certame.
“A campanha que o setor de comunicação da SECTL fez e o engajamento da população e dos representantes dos setores gastronômicos, hoteleiros, intercâmbio e estudo ajudaram muito a chegarmos nesta classificação”, avaliou Sinisgalli.
O secretário ainda informa que contou com a colaboração de outras secretarias municipais, como a da Educação, que trabalhou o tema com as crianças, pedindo para que os pais e responsáveis votassem pelo município na primeira etapa.
“A Educação nos ajudou muito, principalmente por estar trabalhando com as crianças, que é uma atividade que eu acredito que dá certo. Inclusive, estamos investindo no turismo pedagógico, pois vemos a criança como uma divulgadora do nosso turismo”, comentou o secretário.
O projeto do “city tour” com escolas municipais é coordenado pela prefeitura, por meio das secretarias do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e a da Educação, atendendo à lei municipal 3.666/2005, que instituiu o “turismo educativo” na cidade.
“O objetivo do projeto é agregar ao processo de ensino uma alternativa em turismo pedagógico que ofereça experiências transformadoras e mais próximas à realidade do aluno, de modo mais dinâmico e utilizando ações pedagógicas interdisciplinares e não formais, pois o turismo é uma ferramenta que gera aprendizagem”, argumentou.
Ele salientou que o roteiro turístico pedagógico mostra para os jovens a importância da atividade do turismo para a cidade enquanto efeito multiplicador e para receber bem o turista.
Sobre a parceria com a pasta da Educação, Sinisgalli pontuou que a secretaria dele cuida da estruturação do roteiro pedagógico, com agendamento dos locais a serem visitados, organização do conteúdo turístico, histórico e cultural do roteiro, parceria com equipe de monitoria e guia de turismo para acompanhamento dos alunos.
Já a Secretaria da Educação se responsabiliza pelo conteúdo pedagógico, trabalhando-o como atividade extraclasse, além da alimentação dos alunos, do transporte com disponibilização de ônibus e da monitoria pedagógica com professores que acompanham o passeio.
Sinisgalli considera o projeto importante para o futuro dos roteiros na cidade junto a outros segmentos e ao público e que a participação de Tatuí no Top Destinos Turísticos contribui para o fomento local das atividades.
Para o secretário, a visibilidade do prêmio ajuda a atrair novos turistas e visitantes ao município, aumentando a circulação de renda e, consequentemente, gerando mais postos de trabalho.
“Não existe prêmio em dinheiro, mas acredito muito nesta premiação por estarmos concorrendo com cidades de grande porte turístico. Neste ano, estamos em três categorias, e esperamos vencer pelo menos uma delas”, enfatizou.
Para o secretário, Tatuí estar na final de uma premiação como esta faz com que o empresariado e o comércio local vejam o município como uma potência turística.
“Esperamos que eles participem mais ativamente do Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur), das atividades promovidas pela prefeitura e das oficinas de capacitação promovidas em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Empresarial (ACE) e outras instituições”, defende.
“Precisamos que todo o ‘trade’ turístico faça o cadastro no Cadastur do Ministério do Turismo, a fim de demonstrarmos aos governos federal e estadual um panorama do empresariado turístico da cidade”, explicou.
Sinisgalli lembrou que Tatuí estar numa disputa como esta ajuda a cidade a se manter na lista de MIT (Município de Interesse Turístico) e pleitear o título de estância turística, o que pode trazer mais visibilidade ao município e mais verbas, por meio do governo federal, para investimentos em infraestrutura e outros setores.
Sinisgalli lembrou que, no ano passado, a cidade venceu pela segunda vez na categoria “turismo de estudos e intercâmbio”, na qual disputou com Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo. A primeira foi na edição de 2018. Em 2019, Tatuí foi eleita uma das cinco cidades finalistas na categoria “turismo cultural”.
As categorias do prêmio deste ano são: ecoturismo, turismo cultural, turismo de aventura, turismo de compras, turismo de esportes, turismo de estudos e intercâmbio, turismo de negócios e eventos, turismo de parques naturais, turismo de parques temáticos, turismo de pesca, turismo de saúde, turismo de sol e praia, turismo gastronômico, turismo náutico, turismo religioso, turismo rural e turismo social.
A avaliação, realizada por votação popular e análise profissional, teve apuração que levou em consideração o total de votos obtidos pelo município, ponderados pelo número de habitantes e transformados em pontos.
Depois, no período de 16 a 22 de novembro, aconteceu a análise profissional da comissão técnica julgadora, formada por profissionais de cada categoria em análise.
Esta é a quarta edição do prêmio Top Destinos Turísticos. A premiação, tida como “um reconhecimento às cidades que acreditam e valorizam o turismo como fonte de riqueza e autoestima à população”, foi lançada em 2016, durante a Abav Expo, considerada a mais importante feira do gênero no Brasil.