Da reportagem
Para os parlamentares, o título tatuiano de “Capital da Música” deveria ser ainda mais explorado pela administração municipal para atrair cada vez mais turistas ao município.
Em sessão ordinária, ocorrida na Câmara Municipal, na terça-feira, 29 de novembro, os vereadores aprovaram, por unanimidade, um requerimento pedindo para que a prefeitura informe sobre a possibilidade de revitalizar os pontos de ônibus de Tatuí com notas musicais, em referência ao título de Capital da Música.
O documento 3.193/22, apresentado por Fábio Antônio Villa Nova (PP) e assinado por outros sete parlamentares, ainda levanta a possibilidade de a eventual revitalização dos pontos de ônibus também fazer alusão a um outro título tatuiano: a “Terra dos Doces Caseiros”.
De acordo com a justificativa, Tatuí é conhecida como Capital da Música graças à fama do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos de Campos”. Segundo os autores, a intenção da proposta é fomentar o turismo e, consequentemente, trazer benefícios à população.
O requerimento 3.187/22, protocolado por Maurício Couto (PSDB) e com assinatura de mais sete edis, pede para que o Poder Executivo analise a possibilidade de criar um programa “bolsa atleta” aos jovens esportistas locais.
A justificativa da matéria aponta que algumas cidades têm adotado medidas para incentivar os atletas, mediante critérios pré-estabelecidos. Os autores entendem que diversos tatuianos sonham em ter a oportunidade de mudar de vida através do esporte, no entanto, convivem com dificuldades financeiras para custear o processo de formação esportiva.
Revelando que sonhava em tornar-se jogador profissional de vôlei, Couto assegura que há muitos tatuianos com talento para “viver do esporte” em diferentes modalidades. O vereador aponta que a bolsa auxiliaria os jovens com potencial que acabam sendo obrigados a começar a trabalhar ajudar as famílias financeiramente.
Como exemplo, João Éder Alves Miguel (MDB) citou as dificuldades enfrentadas pelo amigo Thyago Vieira. O tatuiano é jogador profissional de beisebol e vive no Japão, sendo o quarto brasileiro a ter jogado na MLB – liga norte-americana, considerada a elite da modalidade.
“Eu sei o quanto ele precisava desse apoio (bolsa) naquela época, mas, infelizmente, ele não teve”, ressaltou.
Entre os outros 52 requerimentos aprovados na reunião, os vereadores questionam sobre a data de inauguração do Centro de Diagnóstico por Imagem e do início das produções de uma empresa de copos biodegradáveis em Tatuí.
A pauta ainda foi composta por 11 indicações e 15 moções, incluindo uma matéria em homenagem a Manuella Franco de Moraes, miss Tatuí infantil 2022, que recentemente se classificou para a final do concurso Miss São Paulo Teen Infantil.
Nesta semana, a reunião parlamentar foi alterada para terça-feira, 29 de novembro, porque a seleção brasileira jogou no dia anterior pela Copa do Mundo, no Catar (a mesma alteração pode acontecer na próxima semana).
Um empate ou uma vitória da seleção brasileira, diante de Camarões, na tarde desta sexta-feira, às 16h (após o fechamento desta edição, às 15h), no estádio “Lusail”, em Doha, faria a data da sessão ordinária ser alterada novamente.
Caso o Brasil se classificasse na primeira posição do grupo G, o jogo das oitavas de final ocorre na segunda-feira, 5, às 16h. Se avançar na segunda posição, a partida acontece na próxima terça-feira, 6, no mesmo horário, e os vereadores se reuniriam na noite anterior.