Da redação
Ainda neste ano, o tatuiano Rodinei Marcelo de Almeida cruzará o Oceano Atlântico com destino a um novo clube. Apesar de o contrato ainda não ter sido assinado, a partir de 2023, ele deve defender o Olympiacos, da Grécia.
O contrato do lateral-direito com o Flamengo encerra-se no próximo dia 31 e já havia a confirmação de que não seria renovado. A partir de agora, Rodinei deixa o Rio de Janeiro, após sete anos, para a primeira experiência profissional fora do Brasil.
Aos 30 anos, o atleta entende ser a oportunidade ideal para realizar o desejo de atuar no futebol europeu em uma equipe com visibilidade no continente e que briga, de forma recorrente, por títulos na Grécia.
No time grego, Rodinei será companheiro de jogadores renomados, como o meio-campista colombiano James Rodríguez e o lateral-esquerdo Marcelo, titular da seleção brasileira nas duas Copas do Mundo mais recentes e que deixou o Real Madrid, da Espanha, após 14 anos, como o maior campeão do clube, com 25 títulos.
Embora tenha passeado em Natal (RN) e esteja ainda aproveitando as férias com a família em Orlando, nos Estados Unidos, o tatuiano participa das negociações.
O embarque para Grécia deve ocorrer ainda neste mês para a assinatura do contrato, válido até junho de 2025, e o anúncio oficial da contratação.
A saída do Flamengo ocorre após Rodinei atingir o auge da carreira, principalmente no segundo semestre. A partir de junho, o então técnico Dorival Júnior escalou Rodinei em 25 partidas, sem colocá-lo em campo somente nos jogos em que poupava a maioria dos jogadores titulares.
A consagração do tatuiano aconteceu no “Maracanã”, no Rio de Janeiro, em 19 de outubro. Ele foi o autor da cobrança de pênalti que garantiu o título da Copa do Brasil ao Flamengo, diante do Corinthians.
Mantendo-se como protagonista, dez dias depois, Rodinei conquistou o bicampeonato da Copa Libertadores da América. Ele participou da jogada do gol de Gabigol que garantiu a vitória do Flamengo contra o Athletico Paranaense (PR), por 1 a 0, no Estádio Monumental “Isidro Romero Carbo”, em Guaiaquil, no Equador.
Único tatuiano com títulos do principal torneio de futebol entre clubes da América do Sul, após mais uma conquista pelo “Rubro-Negro” carioca, parte dos torcedores que estavam no estádio gritavam: “Fica, Rodinei!”. Já no Brasil, durante festa de comemoração do título, os jogadores entoaram: “Fica, Rodilindo!”.
“Dá alegria. Eu sei de tudo que passei nesse clube em seis anos e dez meses. Não foi nada fácil. Gratidão pela torcida do Flamengo, por tudo que eles representam. Mais de 40 milhões de torcedores. Então, claro, que o coração se enche de alegria”, declarou o jogador.
Recentemente, através de votação popular, Rodinei foi eleito, pelo Troféu Mesa Redonda, o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro da Série A 2022. Ele já havia recebido a mesma premiação da emissora de TV em 2018.
Com a ótima fase, o nome de Rodinei passou a ser pedido na convocação da seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo, que acontece neste momento, no Catar.
Entre as pessoas que pediram a convocação do tatuiano, está o renomado narrador esportivo Galvão Bueno e atletas de renome internacional, como o zagueiro David Luiz e o meio-campista chileno Arturo Vidal.
O técnico Tite divulgou, no início de novembro, 7, os 26 jogadores que defendem a seleção brasileira de futebol em busca do hexacampeonato da Copa do Mundo. Contudo, duas semanas antes, o técnico precisou enviar uma lista prévia à Fifa (Federação Internacional de Futebol), com 55 atletas que poderiam ser convocados.
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) optou por não divulgar a pré-lista, mas, dias depois, tinham sido “vazados” os nomes de 13 jogadores que não entraram na convocação final (14 nomes ainda são desconhecidos), sendo que era o de Rodinei.
Revelado pelo Avaí (SC), o jogador também tem passagens por Corinthians, Penapolense (SP), Ponte Preta, Internacional e Flamengo. O clube carioca foi o time que o lateral mais defendeu: foram 223 jogos e nove gols, além de muitos títulos, incluindo duas Libertadores, uma Copa do Brasil e um Campeonato Brasileiro da Série A.
O desempenho motivou diversos clubes a consultarem e demonstrarem interesse na contratação de Rodinei, como: os brasileiros Atlético Mineiro, Bahia, Grêmio, Internacional, Botafogo, Vasco, Santos e Cruzeiro; e os estrangeiros River Plate, da Argentina, Monza, da Itália, Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, Al-Tawoun e Al-Nasr, ambos da Arábia Saudita.
Campanha publicitária
Em alta, sendo um dos atletas mais comentados do país após os recentes títulos flamenguistas e pré-convocado para a Copa do Mundo, Rodinei foi convocado para estrelar uma campanha do Habib’s, criada pela AlmapBBDO, que contempla ainda cinco sabores inspirados em países que também não participam do Mundial: Itália, China, Turquia, Suécia e Torcida.
Em parceria com a rede de fast food brasileira, Rodinei fez uma publicação nas redes sociais revelando que está bem com a notícia e, a partir daquele momento, passou a fazer parte da torcida brasileira que fica em casa, aproveitando todas as novidades exclusivas da marca para a competição.
Para o jogador, tem sido fundamental receber todo o carinho do público, assim como o das marcas. “Esse ano, sem sombra de dúvidas, foi um dos melhores da minha carreira. Ter a possibilidade de bater o pênalti decisivo da Copa do Brasil e de ter participado da campanha histórica da Libertadores foi muito marcante para mim”, reconhece Rodinei.
“Tenho recebido o carinho grande de muitos torcedores, não só dos flamenguistas. E recebido diversos convites de marcas para estrelar comerciais e fazer publicidade. O convite do Habib’s é uma oportunidade de juntar a minha torcida pelo Brasil com a minha paixão por esfirras”, completou o tatuiano.