Samu de Tatuí realiza mais de 1.400 socorros em dois meses

Casos clínicos figuram a maioria de ocorrências no município

Atendimentos do Samu em outubro e novembro são considerados acima da média (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O Samu de Tatuí (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que atende pelo 192, o decorrer do mês de outubro, realizou 724 atendimentos. Já no mês de novembro, foram 734, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.

No décimo mês do ano, foram 105 ocorrências atendidas pela unidade de suporte avançado (USA), sendo 40 referentes a transferências inter-hospitalares de pacientes, com a USA, e 579 pela unidade de suporte básico (Bravo).

Já no 11º mês de 2022 (até terça-feira, 29), o Samu tinha somado 167 ocorrências envolvendo acidentes, quedas e agressões e 567 atendimentos clínicos, caracterizados por dores agudas, dificuldades para respirar, agravos de patologias pré-existentes e outros.

A pasta da Saúde ainda informou que os dados são considerados “expressivos”, visto que a média mensal de atendimentos do Samu em Tatuí é de 420 ocorrências, entre casos de urgência, emergência, clínicos e traumas.

Outra informação dada pela secretaria é de que não foram constatados óbitos nas ambulâncias durante o atendimento do Samu, em razão de o serviço móvel de emergência realizar o primeiro atendimento para a manutenção da vida até que o paciente seja transportado ao serviço de referência.

“Existe uma variação do número de atendimentos que está relacionada à sazonalidade das patologias. Também não podemos esquecer da pandemia e de suas peculiaridades, que acabaram alterando os serviços de saúde no geral. Oportuno mencionar que as demandas são avaliadas e o fluxo é ajustado pela equipe técnica dentro das normativas vigentes”, explicou a secretária de Saúde, Tirza Luiza de Melo Meira Martins.

Ela reforçou que “o serviço móvel de urgência e emergência tem contribuído para que o atendimento à população seja mais eficaz, assim evitando agravos à saúde e salvando vidas”.

O serviço funciona através de uma base descentralizada – sendo a central em Itapetininga -, realizando os atendimentos solicitados pelos munícipes pelo telefone 192.

“As demandas do Samu, assim como as dos demais serviços de saúde, são analisadas periodicamente para as adequações necessárias. Todas as decisões e atitudes de gestão passam pela aprovação das três esferas governamentais. A inauguração da nova base em Tatuí já prevê a aplicação do serviço conforme se apresentar necessário, sempre seguindo os padrões e normativas exigidas”, contextualizou Tirza.
Implantado em dezembro de 2010, o Samu Tatuí é composto por 46 funcionários, sendo: 7 médicos, 12 técnicos de enfermagem, 6 enfermeiros, 1 atendente, 3 auxiliares de serviços gerais e 17 condutores.

Ainda há uma viatura de suporte avançado, três de suporte básico, uma rural, uma reserva e um veículo para uso administrativo. “Todos os profissionais médicos são plantonistas, com treinamento e aptidão para o atendimento de urgência e emergência”, salientou a secretária.