Cemem recebe o Dia D do Novembro Azul

Evento com diversas ações tem exame de PSA sendo realizado até as 21h desta 4ª

Cemem tem programação agendada para até as 21h (foto: Divulgação)
Da redação

Nesta quarta-feira, das 16h às 21h, o Cemem recebe o “Dia D do Novembro Azul”, que encerra a programação do mês especial dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata. Não é preciso agendamento. O Cemem fica na rua São Bento, 47, centro. O telefone é o 3451-1250.

O horário estendido foi pensado para os homens que não puderam comparecer às unidades de saúde durante novembro, em função de atividades profissionais ou relacionadas.

“É uma oportunidade de fazer as atividades que estamos propondo com tranquilidade. Todo o atendimento foi pensado para acontecer de maneira bem dinâmica”, informa a Marília dos Santos Bernardo, diretora da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde de Tatuí.

No Dia D, serão ofertados coleta de exame antigênio específico da próstata (PSA) para homens acima de 40 anos, palestras educativas, aferições de pressão arterial e glicemia capilar.

Havendo qualquer alteração no exame de PSA, o paciente será encaminhado para o médico de sua unidade básica de saúde (UBS) de origem para tratamento.

Primordial

“Tudo começa na prevenção, pelo diagnóstico precoce. Precisamos parar com esta cultura do preconceito e evitar de procurar o médico só quando a doença está em estado avançado”, alerta Marília.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“O diagnóstico precoce, quando acontece, aumenta as chances de cura em 90% dos casos”, informa a diretora de Atenção Básica. Ela, no entanto, vê um cenário de melhora devido à rede de informações hoje existente. “Mas tem de melhorar mais”, adverte.

Nos dois anos de pandemia da Covid-19, muito se perdeu neste aspecto, ela sustenta, “assim como em outras doenças”. Mas, em 2022, ela reforça, a prefeitura de Tatuí levou atividades a todas as unidades de saúde.

“Por isso, nossa expectativa é muito grande, assim como foi o sucesso do Dia D do Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama”. Funcionários de toda a rede municipal de saúde foram mobilizados para dar força de mutirão ao Dia D. A ação foi preparada durante todo o mês de novembro.

O paciente chegará ao Cemem, fará um breve cadastro, será acolhido e já encaminhado às atividades. Marília aposta nas palestras para conscientizar os homens de que manter a qualidade de vida, a saúde mental em dia, a prática de atividades físicas e a alimentação adequada são chaves para evitar o câncer de próstata.

Ela pede, ainda, o apoio das mulheres para incentivar os homens a comparecerem à ação. “Elas são grandes aliadas”, diz,


PREPARO
Para fazer exame de PSA, são necessários alguns preparos:

Não ter ejaculado nas últimas 48 horas;
Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não) nos últimos dois dias;
Não ter andado de motocicleta nos últimos dois dias;
Não ter praticado equitação nos últimos dois dias;
Não ter feito uso de supositório, sondagem uretral ou toque retal nos últimos três dias;
Não ter realizado cistoscopia (exame usado para investigar doenças que acometem a bexiga e a uretra) nos últimos cinco dias;
Não ter realizado ultrassom transretal nos últimos sete dias;
Não ter realizado colonoscopia nos últimos 15 dias;
Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
Não ter realizado biópsia de próstata nos últimos 30 dias;
O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta; e
Nos casos de prostatectomia total (retirada total da próstata), não é necessário o preparo, com exceção do jejum de três horas.