Atitudes e o Futuro!

RAUL VALLERINE

Mude em silêncio. Prospere em silêncio. Cresça em silêncio. Planeje em silêncio. Dê seu próximo passo em silêncio, e então aqueles que ficarem serão os únicos merecedores da sua melhor versão.

Felipe Magister

É certo dizer que nossas atitudes no presente definirão nosso futuro? Você já parou para pensar como será a sua vida daqui a 10 anos? Onde gostaria de estar? No que trabalhará? Quanto dinheiro terá no banco, ou quanto deverá? Suas atitudes de hoje condizem com o que você quer para sua vida daqui a 10 anos?

Muitas pessoas passam a vida inteira sem fazer estes questionamentos e simplesmente “deixam a vida levar”. Mesmo que elas tenham o conhecimento necessário para fazer alguma coisa em particular, falta-lhes atitudes para colocar todo o conhecimento em prática.

Por quê? Porque sempre que tentamos mudar nossas atitudes ou nossos padrões de hábito, confrontamo-nos com nossa zona de conforto pessoal. Estas são as barreiras naturais ou bloqueios da nossa mente.

É a parte de cada um de nós que silenciosamente diz: “Eu gosto de coisas do jeito que elas estão.” “É melhor deixar assim.” “Assim é mais seguro, não corro riscos.”

Saiba que o futuro nada mais é que o resultado de suas atitudes no presente. Afinal, a vida que levamos hoje é consequência das nossas escolhas e atitudes no passado. E se no passado não tomamos as atitudes necessárias para alcançar nossos objetivos, possivelmente estaremos frustrados no presente.

Lamento dizer: não dá para criar um futuro próspero sem tomar atitudes. Assim, faz sentido que, se você tem um objetivo de vida, se sabe onde quer estar ou o que fará daqui a 10 anos, terá que tomar atitudes hoje, e assim, alterar seu futuro.

Por que a atitude é importante? Porque se você continuar tendo as mesmas atitudes, obterá os mesmos resultados. Portanto, para obter resultados diferentes, terá que adotar posturas diferentes. Você já deve ter ouvido alguém falar que “quem tem conhecimento tem poder”.

Mas, não é bem assim! O conhecimento torna-se inútil se não for aproveitado. Conhecimento que não é colocado em prática permanece apenas em sua cabeça e não fornece nenhum benefício. Ele está completamente perdido. Portanto, a primeira atitude para promover mudanças é colocar em prática o que você aprender!

Cada um de nós carrega várias crenças que acabam nos limitando, arrisco dizer que, a maior delas, é acreditar no medo. O medo nos trava, nos limita. Por isso, para ter sucesso, é preciso ter coragem. Mas tenha em mente que a coragem não é a ausência de medo, mas sim, a capacidade de não deixar que o medo influencie em suas decisões.

Você acredita em si mesmo? Muitas vezes pode ser difícil acreditar em si mesmo, especialmente se você possui crenças como “não tenho nada a oferecer”, ou “eu não valho nada”, ou “eu não sou capaz”. Saiba que uma pessoa com baixa autoestima estará sempre procurando aprovação e se espelhando em opiniões de outros. Exercite diariamente, até tornar-se hábito, a ideia de acreditar em si.

Cabe a nós acreditar que somos capazes, que conseguimos vencer, que vamos nos superar e somos superiores as nossas fraquezas.

Se você pretende viver uma vida de alegria e felicidade, não pode de forma nenhuma alimentar os seus pensamentos negativos, movimentar-se de acordo com eles e muito menos tomar decisões num estado crônico de negatividade. Mais do que qualquer outra coisa, nossas atitudes são o que determinam o tipo de vida que iremos ter. Sempre temos uma escolha sobre como nossas atitudes serão ao longo da vida que vivemos.

Se você sentir que a ideia de ser uma pessoa positiva é difícil, diga a si mesmo: “Se alguém que realmente lutou contra uma atitude negativa, conseguiu mudar a sua vida.

A vida é um projeto que você mesmo constrói. Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a “casa” que você vai morar amanhã. Construa com sabedoria!