Formatura do Proerd de Tatuí soma mais de 600 alunos de oito escolas

Cerimônia teve estudantes das redes municipal e particular de ensino

Aluna Gabriela Tashiro lê redação sobre o que aprendeu no Proerd (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

O ginásio da Associação Atlética XI de Agosto sediou, na tarde de quinta-feira, 17, a formatura de 610 alunos dos 5º anos de escolas das redes de ensino municipal e particular de que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), iniciativa da Polícia Milita do estado, em parceria com a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, no segundo semestre deste ano.

A cerimônia contou, além de familiares dos alunos, com as participações do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; do presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu (PSDB); do comandante do 22° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Glauco Rogério Ribeiro Alves; do comandante da 2ª Cia. do 22° BPM-I, capitão Diego Reali Ponciano Machado; dos secretários municipais Elisângela Cecílio (Educação), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Elaine Leite de Camargo Miranda (Direitos Humanos, Família e Cidadania) e Cassiano Sinisgalli (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); do vereador Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB); e do presidente da A.A. XI de Agosto, Carlos Rogério da Silva.

Atualmente, o programa é adotado em várias cidades brasileiras e desenvolvido mediante ação conjunta entre a Polícia Militar, escolas e famílias, auxiliando no reconhecimento das “pressões e influências que contribuem ao uso de drogas e à prática da violência”.

Elisângela, aluna Manuela Sanjuan Albuquerque e prefeito Cardoso Júnior (foto: AI Prefeitura)

Para o prefeito Cardoso Júnior, o envolvimento da área da Educação com a PM fortalece o conhecimento sobre o combate às drogas, assim como estimula o “papel de cidadão desde criança”.

“Tatuí é privilegiada por proporcionar este trabalho juntamente com os alunos. Como professor, já perdi estudantes para os entorpecentes, que é um caminho quase que sem volta. O papel do Proerd vem exatamente no sentido de proporcionar ensinamentos sobre essas questões, de forma objetiva. Quanto mais cedo e mais informações nossas crianças tiverem, mais sólido será o futuro delas”, enfatizou.

“A parceria com o Proerd, que acontece há anos, é rica e vem rendendo bons frutos para a educação de nossa cidade. Ver todos aqui presentes, na primeira formatura pós-pandemia, é emocionante”, celebrou Elisângela.

Para a titular da pasta da Educação, as ações preventivas ensinadas aos alunos “devem ser pautadas em princípios éticos e na pluralidade cultural, orientando para a promoção de valores voltados à saúde física e mental, individual e coletiva, ao bem-estar, à integração socioeconômica e à valorização das relações familiares, considerando seus diferentes modelos”.

Segundo Elisângela, as ações preventivas devem ser planejadas e direcionadas ao desenvolvimento humano. “Com o Proerd, também queremos incentivar a educação para a vida saudável, acesso aos bens culturais, incluindo a prática de esportes, cultura, lazer, a socialização do conhecimento sobre drogas, com embasamento científico, o fomento do protagonismo juvenil, da participação da família, da escola e da sociedade na multiplicação dessas ações”, mencionou.

A secretaria destacou que a novidade do projeto trabalhado neste ano foi a implantação do “Proerd Kids”, com os alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental (EF), os quais aprenderam sobre a importância dos telefones de emergência 190 e 193, além de noções de cidadania, perigos domésticos, bullying e outros temas.

“Desde pequenos, os estudantes devem ter essas noções básicas, por conta de ações educacionais preventivas, de forma continuada, com foco no indivíduo e seu contexto sociocultural, buscando estimular e apoiar a capacitação continuada, o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, com a participação de todos os atores sociais, principalmente os pais, possibilitando que esses se tornem multiplicadores, com o objetivo de educar seus filhos para o mundo mais inclusivo, pois ele está precisando disso”, apontou Elisângela.

O presidente da Câmara Municipal parabenizou os envolvidos no Proerd. “É um trabalho espetacular. É fundamental que nossos estudantes cresçam conscientizados sobre o que é bom e ruim, pois, quanto maior a distância deles com entorpecentes e a violência, mais chances terão de viver uma vida saudável, ter uma família sólida e com muita fé. Quem participou do projeto, é um agente disseminador do conhecimento adquirido”, declarou Abreu.

Ao todo, oito escolas tiveram alunos participando do Proerd: Emef “Eugênio Santos”, Emef “Professoras Sarah de Campos Vieira dos Santos”, Emef “João Florêncio e Emef “Professor Accácio Vieira de Camargo, além da Escola Projeto “Senna em Ação” e dos colégios Anglo, Adventista e Objetivo.

Os alunos do 5º ano do Colégio Objetivo também foram certificados. Eles tiveram, durante o ano letivo, aulas sobre como prevenir o uso e o abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam lícitas ou ilícitas.

Cabo Carina e os alunos durante a execução da “Canção do Proerd” (foto: Fábio Morgado Rotta)

Pela cabo PM Carina Bueno, os professores das escolas receberam uma certificação, juntamente com os alunos. Para ela, o projeto deste ano foi “desafiador”, por conta de até então não ter trabalhado com os alunos dos 1º e 2º anos.

“Foi uma experiência nova e enriquecedora. Aprendi muito com os pequenos também. O Proerd, que sempre deu certo com os estudantes do 5º ano, se mostrou produtivo com essa outra faixa etária”, relatou a cabo.

“Nós fizemos o nosso papel e enfatizamos como é importante que as famílias dessas crianças permaneçam olhando e orando por elas, pois isso garante com que os alunos construam uma personalidade voltada para a cidadania e tenham discernimento sobre o que é bom e mau em suas vidas”, salientou Carina.

Para ela, além do apoio da família, o da escola é fundamental. “Os estudantes ficam boa parte do dia dentro das escolas. No convívio com outras pessoas, eles buscam referências, e também o local onde estudam se torna uma extensão da casa. Com bons educadores, nossos pequenos têm uma base educacional de qualidade, haja vista ao sucesso que foi a edição deste ano”, complementou.

Durante a formatura, foram entregues certificados aos professores dos 1º, 2º e 5º anos das escolas participantes, além de medalha aos alunos que mais se destacaram durante as aulas, pela assiduidade e à redação referente ao próprio programa.

Carlos Silva, Elisângela, Abreu, Cardoso Júnior, Ribeiro Alves, Reali, Elaine e Campos durante a formatura (foto: AI Prefeitura)

Outro momento da solenidade teve a leitura da redação da aluna Gabriela Padilha Tashiro, do Colégio Objetivo. “Todos nós sabemos que as drogas causam efeitos ruins, mas são poucos que lutam contra o poder delas. As drogas são capazes de matar com o uso diário, mesmo aquelas que não são proibidas, como cigarro, bebida alcoólica e alguns medicamentos. Em grande quantidade, podem fazer mal e mesmo levar à morte. Levarei tudo o que aprendi com o Proerd para minha vida toda. Falarei ‘não às drogas’ e lutarei contra o poder delas”, declarou a aluna.

A formatura começou o encerramento com a entrada do Leão Dare, que tem o nome inspirado no programa norte-americano “Drug Abuse Resistence Education” (educação para a resistência ao abuso de drogas – em tradução livre), surgido em 1983 e que inspirou a implantação deste mesmo projeto no Brasil, em 1993, com o nome de Proerd.

Por fim, houve a execução da “Canção do Proerd” e o grito de guerra dos alunos, que responderam à pergunta “Hoje foi dia de…?” com a resposta “Proerd!!!”.