Da redação
O tatuiano Rodinei Marcelo de Almeida foi eleito, pelo Troféu Mesa Redonda, o melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro da Série A 2022. A premiação da TV Gazeta ocorreu na terça-feira, 15, em São Paulo, sendo exibida na íntegra na noite deste domingo, 20, a partir das 21h.
Campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América pelo Flamengo no mês passado, Rodinei recebeu a premiação individual pelo desempenho no “Brasileirão” através de votação popular.
A seleção do “Mesa Redonda” foi formada: pelo goleiro Cássio, do Corinthians; o lateral-direito Rodinei; os zagueiros David Luiz, do Flamengo, e Pedro Henrique, do Athletico Paranaense; o lateral-esquerdo Piquerez, do Palmeiras; os meio-campistas André, do Fluminense, Zé Rafael e Gustavo Scarpa, do Palmeiras, e Arrascaeta, do Flamengo; e os atacantes Rony, do Palmeiras, e Pedro, do Flamengo.
Treinador de Rodinei no Rubro-Negro carioca, Dorival Júnior foi escolhido o melhor técnico. Scarpa levou o troféu de melhor jogador da disputa nacional e o companheiro dele no Palmeiras, Endrick, de 16 anos, levou a taça de jogador revelação da competição.
Poupado na maioria dos jogos, em virtude das disputas das copas nacional e continental, o tatuiano atuou em 16 partidas na atual edição do Brasileirão, tendo permanecido 881 minutos em campo, além de ter dado uma assistência.
Esta foi a segunda vez que Rodinei recebeu a premiação organizada pela TV Gazeta, uma das principais do país. Na 15ª edição do Troféu Mesa Redonda, ele esteve na seleção do Brasileirão de 2018.
Na ocasião, recebeu 40% dos votos somados para a posição, ficando à frente dos concorrentes: Mayke, do Palmeiras, com 37%; e Fagner, do Corinthians, com 23%. A porcentagem da votação deste ano é divulgada somente durante a transmissão da premiação.
Desta forma, Rodinei encerra 2022 com duas taças de campeão – tendo, inclusive, marcado o gol de encerramento da Copa do Brasil -, um título individual e a presença na lista prévia da seleção brasileira para Copa do Mundo, no Catar, que começa neste domingo, 20.
No entanto, o ano de 2023 segue para o atleta como uma incógnita. Desde 2016 no Flamengo, o contrato do tatuiano com o clube encerra no final deste ano e não deve ser renovado. Até o momento, o nome dele já foi especulado no Atlético Mineiro, Vasco e River Plate, da Argentina.