Da redação
A pesquisa promovida pelo jornal O Progresso de Tatuí nesta semana indicou que 89% dos leitores concordam com a proibição do uso de fogos de artifício com estampido em Tatuí. Já entre os participantes, 11% disseram “não”.
A questão figurou a pesquisa porque o jornal trouxe como assunto a atualização feita pela Câmara Municipal na lei que proíbe o uso de fogos de artifício com estampido, por meio da aprovação do projeto de lei 72/22.
A matéria trata especificamente de divulgação do impedimento, acrescentando um novo artigo à lei vigente. O PL determina que a proibição seja estampada na contracapa dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
O PL menciona que bombas, rojões e projéteis podem afetar a saúde de idosos e animais, além de causar transtornos às pessoas com deficiência.
Para esta semana, o jornal traz como assunto as apreensões de armas de fogo em Tatuí, que cresceram 200% somente em setembro deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.
A informação integra balanço sobre os crimes no estado, divulgado no dia 28 de outubro, pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (reportagem nesta edição).
Segundo levantamento realizado pelo órgão, no nono mês deste ano, 3 ocorrências de porte de arma de fogo acabaram registradas em Tatuí; em setembro de 2021, houve apenas uma.
Assim, a enquete pergunta: “Você acredita que a flexibilização de posse de armas de fogo deve ser revista?”. As respostas são “sim” ou “não”. A votação acontece no portal de notícias do jornal (www.oprogressodetatui.com.br).