RAUL VALLERINE
Saber esperar a hora certa é uma dádiva! Saber agir no momento certo é ter maturidade! Saber recuar de situações desnecessárias é ter sabedoria! Saber ignorar coisas que não nos fazem bem, é uma grande virtude!
Os imperativos que a gente mais ouviu na vida foram “você precisa aprender a esperar”, “tenha paciência” e “não seja impulsivo”.
Saber esperar é uma virtude. Não por acaso, das Quatro Virtudes Cardinais, duas têm relação direta com a espera: a fortaleza: manter estáveis as nossas intenções ao longo do tempo; e a temperança: moderar-se nos apetites imediatos para evitar distrações.
Independentemente de ser uma virtude, no sentido moral, saber esperar faz bem à saúde, dizem os cientistas. Essa é uma boa notícia.
Agora a má notícia: como a capacidade de esperar não vem escrita em nosso DNA, precisamos aprendê-la ao longo da vida.
Três fatos que tento não esquecer em relação ao saber esperar. Os imperativos que a gente mais ouviu na vida foram “você precisa aprender a esperar”, “tenha paciência” e “não seja impulsivo”.
O tempo ele é incrível, mas também precisa ser olhado com mais carinho, pois temos grandes aprendizados, pois na maturidade, se nos ajudarmos a lidar com a paciência, saber esperar vira uma arte, um dom, uma paz.
Você acredita que saber esperar é um desafio? Por quê saber esperar? Para que esperar?
O tempo ele é lido de acordo com os interesses do ser humano e quando faço perguntas se esperar tem alguma utilidade ou aprendizado as pessoas ficam no mínimo intrigadas.
“As coisas têm que acontecer e pronto”, “que chato ter que esperar”, “o tempo demora muito”, “tá indo tudo muito rápido”.
E lá vêm nossos questionamentos de que o tempo não funciona de acordo com nossos desejos. Paciência, palavra que dá raiva em muitas pessoas, afinal isso é o que a pessoa não tem. Não é mesmo?
Hoje em dia posso dizer que saber esperar é um grande desafio, porque remete a compreender a hora certa dos fatos, mesmo que não seja entendido naquele momento.
Temos que saber esperar, pois o tempo do outro não é o mesmo do nosso e quando burlamos algumas necessidades de algo, sistema, de alguém ou de uma operação, temos consequências nada agradáveis.
A função de saber esperar, ter paciência, tem a ver com a possibilidade de você ter ganhos e até surpresas que tua impaciência não te permitiria receber.
Como por exemplo, a reação de alguém, um carinho, a melhor oportunidade para ser resolvido tal problema, dar conta da ansiedade sobre tal assunto, não ser impulsivo, crítico ou julgador por não dar tempo que os fatos se esclareçam.
O tempo ele é incrível, mas também precisa ser olhado com mais carinho, pois temos grandes aprendizados, pois na maturidade, se nos ajudarmos a lidar com a paciência, saber esperar vira uma arte, uma paz.
Saber esperar o tempo certo das coisas também é acalmar seu coração, confiar, entregar e agradecer, pois a intuição aflorará e você saberá qual o tempo de cada coisa na sua vida.
Mesmo que essa ação de espera seja curta ou longa, pode ser experenciada com sabedoria.
Imagino alguém me perguntando, mas esperar demais em uma situação de dor é prejudicial? Sim e não, depende que quais ganhos você tem de viver essa situação de sofrimento.
Se você não entender a função real que o tempo tem na nossa vida, nada vale você viver rápido e não saborear o caminho, viver o hoje com as maravilhas de um momento presente de aprendizados.
A vida nos impulsiona a ter experiências tão incríveis, mesmo no meio da dor, que só aprenderemos a dar o valor a espera, quando dentro de nós a paz se torne prioridade.