Tatuí recebe projeto cultural com oficinas teatrais a jovens

Iniciativa é gratuita e oferece experiências na vivência teatral

Turma de 20 pessoas participa de oficina teatral neste mês no CEU das Artes (foto: Jovens em Cena)
Da redação

O Jovem em Cena chega a Tatuí em novembro. Trata-se de um projeto incentivado pelo Proac (Programa de Ação Cultural), que oferece oficinas de vivência teatral, com ênfase nas práticas de atuação e criação coletiva de cenas, para jovens a partir de 14 anos.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), da prefeitura de Tatuí, local em que acontecem as oficinas, à rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena.

As oficinas serão em três quintas-feiras deste mês (3, 10 e 17), sendo a turma um das 7h30 às 11h30 e a turma dois das 14h30 às 18h30.

Com no máximo 20 participantes, cada turma vivencia algumas das principais práticas que fazem parte da profissão de ator/atriz, como procedimentos relacionados ao trabalho técnico de expressão corporal e vocal, “bem como a capacidade de trabalhar coletivamente no desenvolvimento da criação cênica”.

“Ao longo dos encontros, os participantes têm uma experiência de contato com toda a jornada pertinente aos processos criativos em teatro, desde o estágio mais inicial, que envolve melhoria nos relacionamentos pessoais e desinibição, até o momento de se apresentar para um público como atores e atrizes”, conforme a produção do evento.

As aulas são divididas por temas: jogos e brincadeiras; consciência corporal, voz e comunicação oral; improvisação e atuação; dramaturgia e montagem; ensaios e apresentações. Os participantes receberão certificado de conclusão da oficina, como forma de comprovar as horas de atividades cumpridas.

“As oficinas do projeto Jovem em Cena oferecem muito mais do que uma rica experiência teatral. Nos nossos cinco encontros, são desenvolvidas técnicas e metodologias artísticas que têm impacto em diversas instâncias da vida, melhorando nossa socialização, relacionamentos interpessoais, comunicação e expressão na vida. Um espaço para conhecer pessoas novas, debater ideias, fazer amizades e criar vínculos que não seriam criados de outra forma”, segue a produção.

“Ao mesmo tempo, nosso projeto artístico-pedagógico propõe uma ampla revisitação da aprendizagem teatral convencional, que privilegia somente a arte da interpretação”, acrescenta o coordenador artístico do projeto, Fabiano Lodi.

“No Jovem em Cena, todas as pessoas participantes têm oportunidade de vivenciar, além da interpretação, as diversas funções necessárias para um espetáculo acontecer, como direção, dramaturgia, figurino, sonoplastia, entre outras”, segue ele.

“É uma proposta voltada ao público jovem, mas não restrita a essa faixa etária. Todo mundo que se interessar, tiver curiosidade de fazer um curso de teatro e for maior de 14 anos pode se inscrever para participar, e serão muito bem-vindos”, acrescenta.

Sobre o professor

Lodi é diretor teatral, com experiências também como ator, produtor e professor. É mestre em teatro pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e graduado em artes cênicas pela Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Vem realizando diferentes projetos artísticos e formativos pela Leneus Produtora de Arte, que fundou em 2010, em São Paulo. Participou de atividades teatrais coordenadas pela SITI Company, em Nova York, em 2011, e do programa de aprimoramento técnico do Método Suzuki, no Japão, em 2014.

Atualmente, é artista docente no curso técnico de direção da SP Escola de Teatro, no curso de pós-graduação em educação do IBFE-SP (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores) e coordenador artístico dos projetos “Jovens em Cena” e “Treinos Públicos”.