Mais
    Início Cidades ‘Atualizada’ lei que proíbe fogos de artifício com estampido em Tatuí

    ‘Atualizada’ lei que proíbe fogos de artifício com estampido em Tatuí

    Proibição deve ser divulgada em carnê de IPTU; edis aprovaram oito PLs

    Vereadores retornarão ao trabalho na quinta-feira (foto: Eduardo Domingues)
    Da reportagem

    A lei municipal 5.275, de 1º de agosto de 2018, que proíbe o uso de fogos de artifício com estouros ou estampidos foi atualizada pelo Poder Executivo. A mudança ocorreu por meio da aprovação do projeto de lei 72/22, do presidente da Casa de Leis, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), em sessão extraordinária, na segunda-feira, 24.

    A matéria trata especificamente de divulgação do impedimento, acrescentando um novo artigo à lei vigente. O PL determina que a proibição seja estampada na contracapa dos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em Tatuí.

    Conforme Abreu, apesar de, à primeira vista, a medida parecer simples, “o objetivo é o aumentar a conscientização dos munícipes”. Segundo ele, a ampliação da divulgação de proibição deve evitar eventuais descumprimentos da lei com alegações de desconhecimentos da proibição.

    O PL é embasado no princípio constitucional da publicidade, constante no artigo 37 da Constituição Federal. A meta, segundo a propositura, é dar transparência e maior efetividade à lei que, apesar de estar em vigor no município, não tem sido cumprida na íntegra, de acordo com relatos da população.

    Para Abreu, a proibição impressa no carnê terá mais chances de levar a mensagem da legislação às residências do município. O vereador destaca que a intenção da proibição é “preservar a saúde dos animais domésticos contra estampidos e efeitos sonoros que podem causar diversos transtornos”.

    O autor do PL menciona que bombas, rojões e projéteis podem afetar a saúde de idosos e animais, além de causar transtornos às pessoas com deficiência. “Não se trata só de divulgar, mas de se fazer cumprir a lei que protege a todos, já que os fogos também podem causar incêndios e queimaduras”, finaliza.

    Projetos de lei

    Ao todo, os vereadores debateram e aprovaram oito PLs, sendo três de Executivo e cinco do Legislativo, durante a extraordinária desta semana. Além do projeto referente aos fogos de artifício, foi acatada o PL que trata sobre o Sistema Municipal de Cultura de Tatuí (reportagem nesta edição).

    O PL 51/22, do Executivo, dispõe sobre alteração do nome da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.

    De acordo com a justificativa do PL, a alteração é motivada pelo “valoroso trabalho realizado pela Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal”.

    O Executivo também protocolou o PL 67/22, que o autoriza a contratar operação de crédito junto ao Banco do Brasil para investimentos em iluminação pública. O empréstimo de R$ 3,9 milhões será usado para troca da iluminação convencional por lâmpadas de LED.

    Entre os outros PLs do Legislativo, Débora Cristina Machado de Camargo (PSDB) é a autora da matéria 66/22. Ela visa instituir no calendário oficial do municipal a campanha permanente denominada “Dignidade Menstrual”.

    A intenção do projeto é a de conscientização e divulgação da necessidade de cuidado com a primeira menstruação, em especial junto às meninas em situação de vulnerabilidade e de famílias de baixa renda.

    A campanha prevê a realização de ações, em escolas municipais e UBSs (unidades básicas de saúde), de mobilização, palestras, debates, encontros, eventos, seminários e distribuição de kits higiênicos.

    Os outros três PLs do Legislativo buscam instituir “semanas municipais”. O documento 63/22, de Maurício Couto (PSDB), criaria a “Semana Municipal Conhecendo Minha Cidade”, a ser celebrada anualmente na semana de aniversário de Tatuí, comemorado em 11 de agosto.

    O objetivo da propositura é incentivar os alunos a conhecerem a história e os símbolos de Tatuí, bem como os órgãos públicos, pontos turísticos e serviços ofertados pelos poderes Executivo e Legislativo.

    As duas outras semanas foram propostas por José Eduardo de Morais Perbelini (Republicanos): o PL 69/22, criaria a “Semana Municipal dos Cuidados da Gestante”, a ser celebrada na segunda semana de setembro; e o PL 70/22, instituiria a “Semana Municipal da Gastronomia”, a ser realizada entre os dias 18 e 24 de junho.

    Ainda durante a sessão extraordinária, foram aceitos, por unanimidade, dois projetos de decreto legislativo, ambos protocolados por Renan Cortez (MDB). As matérias outorgam os títulos de cidadãs tatuianas a Fabíola Alves Ribeiro e Ive Mariana Camargo Sad Belás.

    Sessão ordinária

    Pouco antes, os parlamentares apreciaram e aprovaram 19 indicações, 70 requerimentos e 16 moções. Entre os diversos assuntos abordados, as principais cobranças feitas em tribuna foram sobre a transferência da sede do Centro Municipal de Fisioterapia e o “destombamento” do Bangalô dos Azevedo.

    A Câmara Municipal optou por transferir a folga do Dia do Servidor Público, comemorado nesta sexta-feira, 28, para a segunda-feira, 31. No dia seguinte, haverá ponto facultativo por ser véspera do feriado de Finados. Sendo assim, a próxima sessão ordinária ocorrerá na Casa de Leis somente na próxima quinta-feira, 3, a partir das 19h.