Conservatório de Tatuí realiza 17º Concurso Interno de Piano

Premiação é neste sábado, 22, às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”

Processo classificatório e apresentação final com a premiação têm entrada gratuita (Foto: AI Conservatório de Tatuí)
Da redação

O Conservatório de Tatuí iniciou nesta quarta-feira, 19, as audições classificatórias do 17º Concurso Interno de Piano da instituição. Nesta edição, o homenageado é o pianista, compositor e musicólogo Amaral Vieira. A entrada para acompanhar o processo classificatório é gratuita.

Os ingressos para a apresentação podem ser retirados pela internet na plataforma INTI (https://conservatorio-de-tatui.byinti.com/). Quem preferir pode ir à bilheteria do teatro, na rua São Bento, 415, centro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

A seleção vai esta sexta-feira, 21, de alunos matriculados no curso de Piano Clássico do Conservatório de Tatuí e do polo São José do Rio Pardo, dos ciclos preparatório, inicial, básico, intermediário, avançado e composição

De acordo com os organizadores, mais de 115 estudantes se inscreveram para participar da seleção. Todos receberão certificado de participação. As apresentações ocorrem em diversos espaços do Conservatório de Tatuí, como no Salão Villa-Lobos e no Teatro “Procópio Ferreira”.

A programação do concurso inclui apresentação de composições criadas pelos alunos de piano, interpretações da obra de confronto do compositor Amaral Vieira, além de uma peça de livre escolha de cada estudante de piano. Há também shows e bate-papos com a participação de PianOrquestra, Duo Corvisier e Recital Prata da Casa, além da presença de ex-alunos da instituição.

“Sempre escolhemos um compositor para ser homenageado em diferentes períodos musicais, o que faz com que o aluno de piano pesquise e vivencie um repertório diferente, aprendendo novas técnicas e estudando obras que serão executadas também por seus colegas como peças de confronto”, explicou a coordenadora pedagógica de piano do Conservatório de Tatuí, Fanny de Souza Lima.

Segundo ela, a novidade desta edição é a categoria composição. “Nosso objetivo ao realizar essa iniciativa é revelar e incentivar novos talentos, promover o elo de comunicação entre práticas musicais tradicionais e contemporâneas e motivar e fomentar o aprimoramento de práticas musicais interpretativas a partir da obra de Vieira”, destacou a responsável pelo concurso.

Os alunos são avaliados por uma banca julgadora composta por pianistas, professores e compositores, entre eles: Isabel Cristina de Campos; Maria Eugênia Sacco; Cecilia Bortoli; Fátima Corvisier; Fernando Corvisier; Milena Lopes; Tania Tonus; Maria José Carrasqueira; Diego Garbin e Léo Ferrarini.

A cerimônia de premiação está prevista para sábado, 22, às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”, também com entrada gratuita e aberta ao público. Na ocasião, haverá um recital com os alunos e alunas vencedores.

Os premiados dos níveis avançados das categorias “Intérprete” e “Composição” participam de recitais na instituição na temporada 2023. Todos os vencedores recebem partituras autografadas do compositor e pianista homenageado da edição, além de livro de obra completa do compositor e pianista Nilson Lombardi e um registro de gravação realizado em estúdio.

Os estudantes de piano vencedores na categoria “Composição” terão suas obras editadas e inseridas no ‘Caderno de Composições’ do concurso interno desta edição, que será lançado no ano que vem.