Da redação
No domingo, 9, às 18h, o Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes), da prefeitura de Tatuí, sedia o show de lançamento do álbum “Pacífico – Piloto”, com composições de Luiza Gaião. O projeto é de Mariana da Paixão Leme e foi habilitado no edital de cultura 03/2022, do 2º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.
O show, gratuito e de classificação indicativa livre, marca a pré-estreia do álbum, que inaugura a carreira solo da cantora, também compositora e produtora musical.
O repertório de Luiza é composto por dez canções, que, segundo os organizadores, “refletem a busca por uma sonoridade híbrida, mesclando o português com o espanhol e instrumentos digitais com orgânicos”.
“Após dez anos de uma carreira artística independente, edificada em constante movimento entre o Brasil, o Chile, a Argentina e o Uruguai, Luiza apresenta um repertório imersivo, que visa conexões não só com o público brasileiro, mas também com outros países da América Latina”, comenta a proponente do projeto, Mariana da Paixão Leme.
O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, no Jardim Santa Helena.
A paraibana Luiza iniciou a trajetória na adolescência, em Santiago, no Chile. Já em Ouro Preto (MG), fundou o trio autoral de violões e vozes “Trejeitos”, com o qual lançou o álbum “Atravessia”, em 2017, e, por seis meses, esteve em turnê pela América do Sul para divulgar o projeto.
Atualmente, dez anos depois do início da carreira, ela reside em Tatuí e estuda MPB e jazz no Conservatório, além de se inserir na cena autoral da região.
A produtora executiva Mariana atualmente trabalha na “Gravadora Experimental”. Ela também é estudante do curso de produção fonográfica da Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo” e de trompete, MPB e jazz, no Conservatório de Tatuí.
No passado, Mariana já foi multi-instrumentalista do grupo Cia. Alternativa de Teatro, de Penápolis (SP), onde também já produziu musicalmente a peça-filme “Canto a Ti, Princesa!”, que integrou o “Circuito Sesc de Artes” em 2021, além de compor trilhas sonoras para peças teatrais.