Estudante do “Eugênio Santos” escreve livro sobre romance

Sessão de autógrafos segunda-feira, na Biblioteca Municipal

Miguel, autor do livro “A Primeira Vez do Boyfriend” (foto: Ângela de Lima Rosa)
Da reportagem

Nesta segunda-feira, 10, às 14h, acontece tarde de autógrafos do livro “A Primeira Vez do Boyfriend”, de Miguel Vincenzo Marcolini Ragugnetti, estudante do 2º ano da Emef “Eugênio Santos”. A E evento acontece na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da prefeitura de Tatuí.

Segundo a professora Ângela de Lima Rosa, o livro narra um romance entre cantores do estilo musical rap e é ilustrado por desenhos feitos pelo próprio escritor mirim, inspirado no livro “Gralha Gralhosa”, da editora Ciranda Cultural.

“O Miguel, desde o início do projeto, manifestou-se nas atividades com o desejo de que gostaria de ser escritor. Como uma vocação não deve ser descartada, ele recebeu o incentivo para então começar a escrever”, explicou.

O aluno contou que está muito feliz por ter escrito um livro com a ajuda das professoras. “Espero que ele seja lido pelos meus amigos e por outras pessoas. Ler e escrever são hábitos muito bons”, aconselhou Miguel.

Miguel e a diretora Ângela Soares (foto: Ângela de Lima Rosa)

A ação foi proposta pela diretora da escola “Eugênio Santos”, Andréia Aparecida Soares. “É uma forma de incentivo à leitura e à escrita, como um processo de aprendizagem significativo, de muita importância para o desenvolvimento das crianças e na construção de seus conhecimentos”, afirmou Andréia.

Na hora do intervalo, no pátio da escola, há um canto com livros de diversos temas e para variadas faixas etárias. “Lá, as crianças pegam os livros para ler tanto durante o tempo livre como também podem levar para casa”, mencionou.

A diretora destacou que criar uma rotina de leitura, mesmo com pequenos textos, faz com que o aluno, desde pequeno, familiarize-se com os livros.

“É pegar trechos de obras para desenvolver a curiosidade deles sobre o assunto no dia a dia. A leitura não deve ser imposta. É preciso deixar naturalmente que a criança escolha o livro de sua preferência”, ressaltou Ângela.

Para ela, ler é “viajar através da imaginação”. “Cada novo leitor pode multiplicar esse hábito e transformar outros ao seu redor. Os alunos que deixam a leitura entrar na sua vida desenvolvem percepções e acessam memórias, repertórios, histórias e personagens que contribuem para a escrita com desenvoltura no seu futuro”, relatou Ângela.

A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Santa Cruz, 405, centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br.