4º Encontro Municipal de Turismo em Tatuí soma profissionais no CHT

Evento pautou questões sobre o desenvolvimento e desafios do segmento

Sinisgalli, Abreu, Cardoso Júnior, Araújo e os palestrantes Ferreira e Sando (foto: Fábio Morgado Rotta)
Da redação

No final de setembro, o Centro Hípico de Tatuí (CHT) recebeu o 4º Encontro Municipal de Turismo, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, em parceria com a Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista”, o Conselho Municipal de Turismo de Tatuí (Comtur) e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”.

Participaram do encontro, que teve o tema “Turismo como Desenvolvimento da Economia Local e Regional”: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu; o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli; o presidente do Comtur, César Augusto de Araújo; o presidente executivo do São Paulo Convention & Visitors Bureau e da “Unedestinos – União Nacional dos CVBs e Entidades de Destinos”, Toni Sando; o secretário de turismo de Brotas, Fábio Pontes Ferreira; além de representantes de mais de dez cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e da capital.

Segundo o secretário Sinisgalli, a ação foi pensada para que a população tenha noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais interessados em atuar no mercado turístico.

No início do evento, os participantes tiveram uma recepção musical do Quarteto Ecos de Cordas, do Conservatório de Tatuí, e um café da manhã oferecido pela equipe do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), com receitas ensinadas nos cursos de capacitação.

Em seguida, a gerente do Centro Hípico, Cristina Granato, como anfitriã, explanou aos presentes sobre o local, sua estrutura e as atividades, de diversas naturezas, lá realizadas.

Em seguida, abordando o tema do encontro, Ferreira apresentou um panorama do setor turístico da cidade da qual ele é secretário de turismo, Brotas, por meio de números, estratégias e diagnósticos de ações realizadas.

Ferreira comentou que, ao conversar com a equipe da Secretaria Municipal de Turismo de Tatuí, confirmou que o município está trabalhando para o fomento do turismo.

“Tatuí é a Capital da Música e a Terra dos Doces Caseiros. É preciso que haja uma interação mais coesa da iniciativa privada e do poder público para que os projetos de fato aconteçam”, salientou Ferreira.

“As ideias que trago de Brotas para cá são para mostrar como o turismo é uma fonte econômica muito importante para a geração de emprego e renda de uma cidade. Tenho certeza de que, em breve, vocês estarão subindo mais esse importante degrau”, enfatizou.

Para Ferreira, o sucesso de Brotas está ligado à “harmonia entre empresários do trade e poder público, fazendo com que seja oferecido ao turista experiências que ele procura”. “O visitante tem que ter a vontade de retornar à cidade e, também, de divulgá-la de forma espontânea. Turismo se faz assim”, acentuou.

Já Toni Sando levou aos presentes uma reflexão sobre o rol turístico nos últimos anos, “muito abalado pela pandemia e com um cenário muito incerto”, ainda pelos efeitos da Covid-19 e da guerra na Ucrânia, mas “sempre com pensamentos positivos por dias melhores”.

“O mundo parou mesmo nos últimos dois anos. Foi se ajustando gradativamente através dos encontros virtuais. O desafio atual é fomentar a agenda com novos eventos, novos contratos, para que a recuperação econômica do setor seja mais sustentável e consistente”, pontuou Sando.

Para ele, a crise fortaleceu o setor, fazendo com que o turismo retornasse “com tudo” após a reabertura das atividades. “A atuação conjunta continua forte entre os diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva de turismo, viagens e eventos”, frisou Sando.

Segundo o palestrante, a pandemia acelerou o uso de uma série de tecnologias, que se tornaram ferramentas de trabalho, como as conferências digitais, hologramas e o formato híbrido. “O futuro não é mais como era antigamente”, garantiu.

Ele citou o segmento de eventos, que faz parte do turismo: “A volta dos eventos regionais presenciais, junto às atuais tendências, os torna ainda mais especiais”.

Sinisgalli também fez um panorama geral do polo turístico das dez cidades que integram a região (Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho e Tatuí), destacando as ações realizadas, as posições dos municípios no mapa do turismo brasileiro, os empregos gerados no setor e os atrativos e eventos promovidos nas cidades.

Segundo Sinisgalli, o evento foi uma oportunidade de trocar conhecimentos com profissionais do turismo que atuam em variadas frentes. “Um encontro como este é importante para vermos o que está sendo executado em outros municípios que têm uma estrutura turística consolidada e outros que buscam o crescimento no ramo”, pontuou o secretário.

“Hoje, temos que sensibilizar os empresários do setor de turismo, os gestores públicos municipais e a sociedade civil para que todos entendam os benefícios econômicos que o turismo pode trazer, desde mais emprego e renda para a cidade”, complementou.

Sinisgalli citou o exemplo de Brotas: “Há pouco mais de 20 anos, a cidade não tinha um turismo forte; hoje, é uma referência para nós, profissionais do setor, e uma das maiores receitas do estado paulista, em razão da seriedade do trabalho desenvolvido”.

Para o presidente do Comtur, Araújo, as palestras da Semana Municipal de Turismo foram importantes para a sensibilização de profissionais da área. “Quando o munícipe conhece mais a fundo a história de sua cidade, os pontos turísticos se tornam motivo de orgulho para ele, que aproveita as oportunidades de descanso, lazer e opções mais perto de casa”, observou.

“É preciso que haja uma parceria entre os poderes público e privado, para que a engrenagem rode em consonância com os desejos da população. Os residentes têm de ver turismo como uma fonte de recursos”, analisou.

O 4º Encontro Municipal de Turismo faz parte do calendário oficial de Tatuí, como estabelecido pela lei municipal 5.460/2020, que também criou o Dia Municipal de Turismo, a ser celebrado no mesmo dia do Dia Nacional do setor, em 27 de setembro.

Selo de qualidade

Também durante o evento, foram entregues certificados do Selo de Qualidade Turística aos estabelecimentos aprovados em 2022.

O selo é uma certificação gratuita, que busca incentivar a melhoria da qualidade no atendimento turístico local, como um elemento de reconhecimento àqueles que investirem na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

Segundo Sinisgalli, a certificação dá credibilidade aos estabelecimentos comprometidos em oferecerem bons serviços, orientando tanto os turistas quanto a população do município.

“Ela valoriza os estabelecimentos do segmento turístico, auxiliando-os na retomada econômica e no fortalecimento deste setor após o fim das restrições impostas por causa da pandemia”, concluiu.