Da redação
Mesmo com o frio e a possibilidade de chuva, alunos de diversas escolas de Tatuí participaram, na manhã do dia 29 de setembro, da Caminhada “Todos pela Vida”, de conscientização sobre a importância do combate ao suicídio.
O ato foi organizado pela prefeitura, por meio das secretarias dos Direitos Humanos, Família e Cidadania e da Educação, com apoio do Departamento de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal.
A ação fez parte da campanha “Setembro Amarelo”, promovida nacionalmente, desde 2014, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Participaram da caminhada os alunos da E.E. PEI “Barão de Suruí”; das Emefs “Eugênio Santos” e “João Florêncio”; do Cosc (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade); e do Projeto “Mais Senna”.
Com início em frente ao chafariz da praça Olívio Junqueira, situada entre a sede da Secretaria de Saúde e a Câmara Municipal, a caminhada seguiu até a Praça da Matriz, percorrendo diversas ruas centrais da cidade.
Na praça, as alunas do “Senna em Ação”, sob direção coreográfica da professora Mina Garcia, dançaram ao som da música “Aquarela do Brasil”, e a aluna da Emef “Eugênio Santos” Samyra Guimarães coreografou a música “Girassol”.
Em seguida, recital de poemas alusivos à campanha “Setembro Amarelo” e, para finalizar, os alunos do “Barão de Suruí”, que compõem o coral da Eletiva “The Voice”, entoaram diversas canções, acompanhados do público presente.
Combate ao Suicídio
Embora os números de suicídio estejam caindo em todo o mundo, na América Latina acontece o inverso. No Brasil, são registrados, aproximadamente, 14 mil casos por ano, o que corresponde a cerca de 38 suicídios por dia, “o que é um número muito alarmante – sem contar os casos de subnotificação”, acentua a assessoria de comunicação da prefeitura.
“Em virtude disso, são necessárias as ações de combate e orientação ao suicídio, por meio de diversas táticas, como a de disseminar conteúdos de orientação para toda a população, com o intuito de diminuir esses números”, acrescenta o serviço municipal.
Em Tatuí, as pessoas podem procurar atendimento no Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), situado na rua Benedito Pereira Machado, 450, vila Paulina, telefone (15) 3251-4370; no Caps-II, situado na avenida Zilah de Aquino, 1.310, bairro Valinho, telefone (15) 3205-1135; com os psicólogos da unidade de saúde mais próxima de sua residência; e, em caso de emergência, na unidade de pronto atendimento de Tatuí (UPA) 24 horas, situada na rua Quim Quevedo, 56, Jardim Junqueira, telefone (15) 3305-1032.
Além disso, existem os atendimentos por meio do Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo telefone 188 ou pelo chat, no site www.cvv.org.br.