Álbum de Família

Virgilino Mendes da Costa

Centenário de Virgilino

Em 15 de setembro de 1922, nascia Virgilino Mendes da Costa, o segundo filho do casal Antônio e Elisa, que teve 4 filhos. Ele perdeu a mãe e o pai muito cedo, com nove anos, e passou a ser criado pelos avós paternos, Camilo e Madalena.

Moravam os quatro meninos com o avô, em um sítio no bairro Água Branca. A avó ficava na casa da cidade. Com 9 anos aprendeu a arar a terra e a usar a enxada.

Com 11 anos já era responsável pelas vendas das hortaliças, vindo pela madrugada, a pé, até o Mercado Municipal. Com 12 anos, entrou na escolinha rural, ficando apenas um ano, já que cuidava, praticamente sozinho, de todo o sítio, pois seus irmãos tinham ido morar com outros parentes.

Com a luz de um lampião de querosene, aprendeu a ler e a escrever. Com 16 anos, entrou para um coral da igreja, do grupo de jovens “Mariano”, indo cantar em templos das cidades vizinhas e tendo como maestro Nacif Farah.

Quando tinha 18 anos, seu avô, por causa de asma, veio morar na cidade, deixando Virgilino tomando conta de todo o sítio.

Quando tinha 22 anos, o sítio foi vendido e finalmente ele veio se juntar com os avós na cidade, trabalhando com enxada e carpindo terrenos. Porém, em menos de 15 dias, começou a trabalhar na fábrica Campos & Irmãos e, depois, na São Martinho, onde veio a se aposentar.

Com 29 anos, casou-se com Carolina Garcia (falecida há apenas um ano), tendo cinco filhos, oito netos e quatro bisnetos.

Após a aposentadoria, trabalhou por mais dez anos, capinando terrenos e chácaras, tendo como meio de transporte, até os 83 anos, uma velha bicicleta.

Hoje, mora com seu primogênito, Toninho Costa, e sua nora, Rosângela Xisto, tendo boa saúde e disposição para passear e conversar cheio de alegria.

Seu recado: “Seja grato a tudo e a todos. Se alguém te fizer mal, não brigue, não queira vingança. Reza por essa pessoa e deseje o seu bem, pois é de amor que ela precisa”.

(Texto enviado pela família)


Companheirismo

Integrantes do Lions Clube de Tatuí estiveram presentes no domingo, 18, na realização do 12º “Porco a Paraguaia”, do LC DE Boituva em prol da Fundação Crescer e do Lar São Vicente de Paulo.

Entre os integrantes do clube de serviços, compareceram: Cida Millen e esposo Tirson; o segundo-vice-governador do Distrito LC-2, Christian Pereira de Camargo e esposa Beatriz; o presidente de Divisão “F1”, Marcos Antônio de Almeida e esposa Marisa; Ricardo dos Santos, segundo-vice-presidente; e demais associados do clube.

Reunidos no Centro de Eventos de Boituva e recebendo os presentes, lá estiveram o presidente do LC Boituva, Josemir Maurício de Arruda e esposa Tereza Augusta; Edson José Marcusso, prefeito de Boituva, e esposa Maria Nazaré; associados do clube; e Felippe Vidal, da Secretaria de Juventude, Eventos e Turismo.

Prestigiando o evento, além dos representantes do LC Tatuí, também compareceram integrantes do LC Indaiatuba.