Da reportagem
Governador e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB) fez uma “visita-relâmpago” a Tatuí nesta sexta-feira, 16, acompanhado do candidato a senador na coligação dele, Edson Aparecido (MDB), e de dezenas de candidatos da região que o apoiam, além de lideranças políticas.
A O Progresso de Tatuí, Garcia disse que “o Conservatório é de Tatuí” e que fez “muitos investimentos recentes que há muito não se faziam, e que, se reeleito, vão aumentar”.
Garcia chegou por volta das 13h40 no cruzamento das ruas Lúcio Seabra com Prudente de Moraes, vindo de Itapetininga, e foi recebido por grande grupo de apoiadores empunhando bandeiras e material de campanha.
Juntos, percorreram o comércio da Prudente de Moraes, com o candidato fazendo várias paradas para abraços e “selfies”, sempre encerrando com a expressão “vamos juntos”.
Ao chegar à Praça da Matriz, ele parou ao lado de um carro de som e fez breve discurso de quatro minutos, incentivando a militância a buscar votos “nestes últimos 15 dias que faltam”, e para agradecer a Tatuí pela recepção, além de assumir o compromisso com a nova entrada rodoviária do município e com “a geração de emprego e renda”.
Antes dele, falou, também brevemente, Edson Aparecido, para quem “basta comparar a história e o trabalho de Rodrigo para vê-lo no segundo turno” da disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. “E eu espero estar em Brasília para ajudar o Rodrigo a defender São Paulo”, declarou.
“Eu quero, em meu nome e em nome do nosso Edson Aparecido, agradecer a presença de cada um de vocês, de cada uma de vocês, hoje aqui”, acrescentou.
“Num momento como este, em que a população está olhando as eleições para governador, prestando atenção na importância destas eleições para o futuro do nosso estado, é um momento muito importante”, sustentou o governador.
“Por isso, fiz questão de vir aqui em Tatuí, ao lado do nosso prefeito Miguel (Lopes Cardoso Júnior), da nossa primeira-dama, ao lado da família Gonzaga – Luiz Gonzaga está aqui, um amigo de mais de 25 anos -, saudar nossos candidatos e candidatas”, discursou Garcia, citando em particular a candidata a deputada estadual Alessandra Gonzaga.
O candidato tucano afirmou estar na cidade para “renovar o compromisso com Tatuí”. Segundo ele, “o que está em jogo nas eleições para governador é o que São Paulo quer para os próximos quatro anos. Quem analisa e compara a história de cada candidato, precisa achar que São Paulo precisa continuar a caminhar para a frente”, seguiu no discurso.
“São Paulo é o estado mais desenvolvido do Brasil. Tem muita coisa boa acontecendo, mas nós precisamos de mais e não tenho dúvida de que vai escolher a nossa candidatura como aquela que representa os valores do nosso estado: liberdade, família, respeito ao contraditório”, sustentou Garcia.
“Vocês sabem que eu sou governador deste estado há cinco meses. Andei São Paulo com a nossa equipe, procurei mostrar que sou um governador que ouve as pessoas, que se coloca no lugar dos outros e sabe exatamente o que São Paulo precisa nesses próximos quatro anos”, declarou.
Ainda pediu aos militantes que ajam como “seus defensores” nas próximas semanas. “Só ganha eleição quem tem defensor, quem fala por nós.
Mostrem para a população de Tatuí o que nós estamos fazendo, mas, acima de tudo, que, além da garantia de que tudo que está acontecendo, nós vamos manter, vamos avançar”, prometeu.
“Vamos olhar para o futuro para desenvolver Tatuí. Nós vamos tirar a entrada da cidade do papel, vamos gerar emprego e renda e oportunidade para quem está precisando”, garantiu.
O governador e o candidato a senador saíram logo após discursarem e se dirigiram a Itu, dizendo-se “renovados”.
Presente à visita, o ex-prefeito e ex-deputado Luiz Gonzaga Vieira de Camargo enalteceu a ligação com Garcia. “Chegamos juntos à Assembleia e ele nos ajudou em muitas demandas. Nossa amizade foi se estreitando e, hoje, já são mais de 25 anos”, comentou. Segundo o ex-prefeito, Garcia tem “grande carinho por Tatuí”.
Para Gonzaga, o candidato à reeleição “conhece São Paulo e a máquina pública como ninguém. Sabe que tem uma avaliação positiva muito boa, mas quer mais, e vai fazer”.
Sobre a nova entrada rodoviária da cidade, lembrou que o projeto já está aprovado, aguardando na Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
“Basicamente, falta apenas o aval do governador e, se reeleito, Rodrigo vai dar o aval. Assumiu isso no discurso que fez diante de centenas de pessoas na Praça da Matriz”, observou.
A perspectiva de Gonzaga é da ida de Garcia ao segundo turno contra Fernando Haddad (PT). “Conforme as pessoas foram o conhecendo, ele nunca caiu, só cresceu. E é o único que tem potencial para derrotar o candidato petista no segundo turno”, sustentou.
Ao lado de Garcia durante toda a caminhada, Cardoso Júnior foi também enfático. “Tatuí é pé-quente. Daqui para a frente, a campanha do Rodrigo Garcia vai decolar mais ainda”, declarou.