Da reportagem
A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza em três sábados seguidos (dias 17 e 24 de setembro e 1º de outubro) mutirões para atualização do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Todas as famílias inscritas no programa federal – independentemente se recebem ou não o benefício – e que estão com os dados desatualizados há dois anos ou mais devem comparecer no local indicado para o procedimento.
Para a atualização do cadastro, é necessário portar os documentos (de todas as pessoas que residam no domicílio): RG e CPF, carteira de trabalho e holerite, título de eleitor, certidão de nascimento ou de casamento, comprovante de endereço atualizado e declaração escolar.
O secretário municipal da Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, informou que a ação é apenas para a atualização dos cadastros e, portanto, novas inscrições não serão realizadas.
Segundo ele, é a primeira vez que de um mutirão para este tipo de trabalho. “Considerando o tempo médio que se leva para realizar uma atualização cadastral, espera-se que compareçam no mínimo 65 responsáveis por família para cada edição do mutirão. É um serviço de extrema importância para a população, que deve colaborar com sua presença”, salientou o secretário.
“A ação da prefeitura de Tatuí se dá em virtude do baixo número de atualizações feitas nos últimos anos, principalmente em virtude da pandemia da Covid-19″, acrescentou Bosso.
Para o secretário, após a normalização das atividades, houve sobrecarga de agendamentos nos Cras´s, sendo necessária a realização dos mutirões para agilizar o processo.
A inscrição no Cadastro Único é a porta de entrada para que as famílias possam ser inseridas em programas sociais do governo federal, cujo mais conhecido é o Auxílio Brasil – antigo Bolsa Família.
O serviço acontece somente mediante agendamento, durante a semana, nos Cras’s. “Além disso, é de extrema importância que a população compareça ao mutirão na data em que seu bairro seja contemplado”, esclareceu Bosso.
A O Progresso de Tatuí, o secretário detalhou que, em Tatuí, atualmente há 11.142 famílias inseridas no Cadastro Único. Dessas, 4.945 recebem o Auxílio Brasil, 1.032 são beneficiadas pelo Programa Auxílio Gás e tarifas sociais, entre outros benefícios.
“A realização do Cadastro Único é a ferramenta para possível acesso aos benefícios dos programas sociais, mas para que esse acesso seja efetivado, vai depender exclusivamente dos critérios de cada programa e das informações declaradas pelo responsável familiar”, explicou Bosso.
A atualização deve ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver mudança de endereço, alteração na renda mensal ou no estado civil, nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família.
“É importante manter o cadastro sempre atualizado para que se possa saber a real situação dos usuários do serviço e para que as informações sejam fidedignas”, pontuou o secretário.
De acordo com ele, caso surja algum novo benefício, o usuário é passível de ser contemplado. E cita o exemplo do benefício de prestação continuada (BPC), que consiste em renda de um salário-mínimo para idosos e pessoas com deficiência que não podem se manter ou ser mantidos por suas famílias.
“Se o cadastro não foi atualizado a cada dois anos, o benefício é automaticamente suspenso”, lembrou Bosso.
“A realização de acompanhamentos por técnicos de referência e encontros para esclarecimentos e atualizações cadastrais são trabalhos que a secretaria faz religiosamente com as famílias cadastradas”, mencionou.
Neste sábado, 17, das 9h às 16h, a atualização do cadastro é no Cras Leste, à rua Prefeito Alberto dos Santos, 285, na vila Dr. Laurindo, para os moradores dos bairros Água Branca, Americana, Astória, Bambuzal, Barreiro, CDHU Orlando Lisboa de Almeida, Cecap, Chácara Junqueira, Colina das Estrelas, Colina Verde, Congonhal, vila Dr. Laurindo, Guaxingu, Jardim América, Jardim Camargo, Jardim das Garças, Jardim Perdizes, Jardim Europa, Jardim Lírio, Jardim Manoel de Abreu, Jardim Nova Europa, Jardim Palmira, Jardim Paulista, Jardim Ternura, Jardim Tóquio, Jardim Wanderley, Loteamento Atlanta, Loteamento Nelson Fiúza, Mirandas, Morro Grande, Nova Tatuí, Parque Industrial, Parque Marajoara, Parque Santa Maria, Parque Três Marias, Residencial Alvorada, Residencial Europark, Residencial São Marcos, Santa Luzia, Santuário, São Conrado, São Francisco, São Martinho, Sena Ville, Souza, vila Bandeirantes, vila Bela Vista, vila Brasil, vila Esperança, vila Jurema, vila Minghini, vila Monte Verde, vila Nova Esperança, vila Santa Adélia, vila Santa Rosa, vila São Cristóvão, vila São Manoel, vila São Paulo e Village
Já no sábado seguinte, 24, também das 9h às 16h, a atualização é no Cras Central, à rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena, no CEU das Artes, para os moradores dos bairros Andrea Ville I e II, centro, Donato Flores, Enxovia, Fundação Manoel Guedes, Guaraná, Alto da Santa Cruz, Inocoop, Jardim Bom Menino, Jardim Fortunato Minghini, Jardim Lucila, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Primavera, Jardim Rosa Garcia I e II, Jardim Sabá, Jardim Santa Emília, Jardim Santa Rosa, Jardim São João, Jardim São Luís, Jardim Tatuí, Jardim Thomaz Guedes, Jardim XI de Agosto, Jurumirim, Loteamento Modena, Loteamento Santa Cruz, Parque Gerbeli, Parque San Raphael, Parque São Judas Tadeu, Parque Tatuí, Portal das Nogueiras, Residencial Guedes, Residencial Mantovani, Residencial Terras de Tatuí, Sabesp, San Marino, Santa Adelaide, Santa Helena, Vale da Lua, Vale dos Lagos, Valinho, vila Ezequiel, vila Juca Menezes, vila Paulina, vila Primavera, vila São Lázaro, vila Vicente Correa, Village Vitoria e Zilah de Aquino.
Já no dia 1º de outubro, das 9h às 16h, a ação acontece no Cras Sul, localizado na rua Arthur Eugênio dos Santos, 115, no Jardim Santa Rita de Cássia, para os moradores dos bairros CDHU Osvaldo Del Fiol, Jardim Gramado, Jardim Santa Rita de Cássia, Novo Horizonte, Pacaembu, Palanque, Queimador, Tanquinho e Vida Nova Tatuí.