44ª edição da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga segue até dia 17

Avaliação e escolha de grandes campeões acontece neste fim de semana

Prefeito Cardoso Júnior durante a cerimônia de abertura da exposição (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A cerimônia de abertura da 44ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga aconteceu no CHT na tarde de sábado, 10, comandada pelos dirigentes do evento e acompanhada por autoridades locais.

O evento contou apresentação do Trio Bravo Electro e o tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes. Durante o pronunciamento de abertura, o presidente da ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), Eduardo Rabinovich, agradeceu o apoio dos diretores da entidade, da equipe do CHT e do Poder Executivo.

“A ajuda de todos os envolvidos foi fundamental para que conseguíssemos viabilizar esse grande evento e tivéssemos esse resultado incrível que todos estão podendo conferir”, afirmou.

Ele frisou, ainda, os motivos que fazem da 44ª Expo Nacional um “momento especial para a raça”. “Para nós, depois de tanto tempo sem poder realizar eventos, é um imenso prazer estar fazendo esta exposição aberta. As pessoas estavam aguardando ansiosamente por isso”, sustentou.

Sobre a Campanha Mangalarga do Brasil, Rabinovich ressaltou ser “uma iniciativa que tem como objetivo divulgar a origem genuinamente brasileira de nosso cavalo e criar as condições necessárias para a raça crescer cada vez mais em todo o território nacional”.

Conforme o presidente, a exposição tem a representação de mais de dez estados, a partir de aproximadamente 500 inscrições. Ainda de acordo com Rabinovich, até terça-feira, 13, mais de mil pessoas já a visitam visitado.

“Recebemos desde pessoas que já conheciam a nossa raça até os que não conheciam e se impressionaram com a versatilidade e qualidade do nosso animal”, observou.

Já o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior ressaltou a satisfação de a população recepcionar a 44ª Nacional Mangalarga. “Um dos grandes desafios de um administrador é mostrar a cidade e suas qualidade para que as pessoas conheçam melhor todo o seu potencial”, apontou.

“Assim, é um imenso orgulho poder receber um evento desse porte pela terceira vez em nosso município e compartilhar de toda a riqueza deste momento com os apaixonados pelo mangalarga”, completou o prefeito.

Para o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, a 44ª Expo Nacional tende a repetir o sucesso da edição anterior, quando o “trade turístico” movimentou aproximadamente R$ 2 milhões, mesmo durante a pandemia de Covid-19.

“As restrições ainda estavam grandes. Agora, com a retomada, o evento tem se mostrado mais forte e conhecido pela população de Tatuí e região”, comentou Sinisgalli.

De acordo com ele, a maioria da montagem estrutural do evento é realizada por empresas prestadoras de serviço da cidade, como decoração, iluminação, som, segurança, garçons e outros.

“Acredito que a exposição está gerando algo em torno de 200 empregos diretos e centenas de indiretos”, mencionou. De acordo com Sinisgalli, a rede hoteleira da cidade está com a ocupação em torno de 80%, por conta do evento.

Para ele, a cada nova exposição, o CHT e a ABCCRM vêm melhorando e modernizando a estrutura, “dando mais conforto aos visitantes e aos cavalos”. “Não é fácil estruturar 500 baias para os cavalos, e o trabalho feito mostra a seriedade de toda a equipe”, acrescentou Sinisgalli.

Mais de mil visitantes já haviam visitado exposição no CHT até terça-feira (foto: AI Prefeitura)

De acordo com o secretário, o comprometimento dos organizadores da exposição mostra que Tatuí segue no caminho para sediar grandes acontecimentos no âmbito do turismo de lazer e de negócios, focando em eventos temáticos.

“O ambiente familiar e a qualidade da 44ª Expo Nacional chama a atenção de quem passa por ela. Estamos recebendo pessoas de mais de cinco estados; estão contentes e pretendem retornar a Tatuí”, complementou.

“Os turismólogos do Departamento Municipal de Turismo estão aproveitando a oportunidade para realizar uma pesquisa de demanda com os turistas, que é muito importante para analisarmos futuramente”, salientou Sinisgalli.

Daniel Antunes e a esposa Maria Claudia, de Itapetininga, vieram visitar os parentes no sábado e ficaram sabendo do evento através deles.

“Além da boa música, Tatuí também tem uma exposição grande de cavalos. Que maravilha! É um universo que conhecemos pouco, mas ficamos admirados com a qualidade do evento, a beleza dos cavalos expostos”, afirmou o casal.

Já o advogado Pedro Souza, que mora na área rural de Tatuí e se diz apaixonado por cavalos, levou a família para conhecer a exposição.

“Minha esposa Tereza e eu gostamos de cavalos desde criança. Inclusive, já fomos para Pirapora do Bom Jesus a galope. Os cavalos desta exposição são verdadeiras joias lapidadas. É bonito ver o carinho que as pessoas têm por esses animais”, disse o casal, cujo filho, Miguel, de seis anos, já começa a ter interesse pelos animais.

A estudante de administração Aline Monteiro, de Sorocaba, pratica montaria desde criança e veio a Tatuí para conhecer a exposição. “Na infância, morei numa fazenda com meus pais e cresci andando a cavalo. Após completar 18 anos, decidi me aperfeiçoar no esporte e hoje, além de um hobby, é uma terapia, já que estar com o cavalo faz eu esquecer dos problemas”, disse Aline.

Para ela, eventos como a 44ª Expo Nacional deveriam acontecer com mais frequência na região. “Há muitos haras na Região Metropolitana de Sorocaba e muita gente gostaria de participar de exposições de cavalos, para conhecer mais as raças, como a mangalarga em especial”, recomendou.

Programação

Além dos julgamentos de marcha e morfologia, que acontecem ao longo de toda a programação, com disputas tanto na classe geral como nas classes voltadas a animais de pelagens diferenciadas, a 44ª Expo Nacional tem uma série de atrações.

Nesta quarta-feira, 14, às 11h, o evento começa com os campeonatos dos animais ao cabresto. Em seguida, têm os campeonatos de marcha de éguas. Na quinta-feira, 15, às 9h, ocorrem os campeonatos estáticos, de marchas com cavalos, progênies, conjunto de raça e o CCF (“Concurso do Cavalo Funcional”).

No penúltimo dia, sexta-feira, 16, às 9h, há o início dos grandes campeonatos de marcha ao cabresto e estáticos dos animais ao cabresto. Na sequência, começam os campeonatos de marcha com éguas.

Encerrando as atividades da 44ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, no sábado, 17, acontecerá a definição dos grandes campeões nacionais de 2022.

Todos os eventos podem ser acompanhados ao vivo pelo site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo aplicativo “Ride2Play”, disponível na Play Store e na AppStore.