Mais
    Início Cidades Prefeitura inaugura nova creche em Tatuí no bairro Santa Cruz

    Prefeitura inaugura nova creche em Tatuí no bairro Santa Cruz

    Emei “Eduardo Strufaldi” visa reduzir espera por vagas na região

    Cardoso Júnior discursa durante a inauguração da Emei “Eduardo Strufaldi” (foto: AI Prefeitura)
    Da reportagem

    Na quinta-feira, 8, a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a creche-escola “Eduardo Strufaldi”, na rua Santa Cruz, 1.647. A construção da nova unidade escolar, que tem 890 m² de área construída, ocorreu com o investimento de R$ 1,2 milhão.

    Estiveram presentes na solenidade: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama Regiane Rosa; os vereadores Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB); João Francisco de Lima Filho (Cidadania); João Éder Alves Miguel (MDB); Maurício Couto (PSDB); Jairo Martins (PSD); Fábio Antonio Villa Nova (PP); Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PP); Débora Cristina Machado de Camargo; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu (PSDB); os secretários municipais Renato Pereira de Camargo, do Governo e Negócios Jurídicos; Alessandro Bosso, da Assistência e Desenvolvimento Social; Elaine Leite de Camargo Miranda, dos Direitos Humanos, Família e Cidadania; Cassiano Sinisgalli, do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; Miguel Ângelo de Campos, da Segurança Pública e Mobilidade Urbana; da Administração e Transportes Públicos, Gustavo Duarte de Almeida; das Obras e Infraestrutura, Marco Luíz Resende; da Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, Aniz Eduardo Boneder Amadei; e o chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo.

    Também estiveram presentes: a esposa do patrono, Janice Monteiro Strufaldi, os filhos Eduardo Strufaldi Júnior e Renato Strufaldi, e as respectivas esposas, Lilian Carvalho e Ângela Strufaldi, e os irmãos, Leonardo Leopoldo Strufaldi e José Luiz Strufaldi, além de diretores e coordenadores da rede de ensino municipal.

    A lei que denominou a escola municipal de educação infantil (Emei) é a de número 5.346/2019, de autoria do então vereador Luis Donizetti Vaz Júnior.

    A cerimônia começou com a leitura da biografia do homenageado e, em seguida, 11 alunas do Projeto “Senna em Ação” dançaram uma coreografia com a música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

    De acordo com Cardoso Júnior, houve diversos entraves com a obra, desde o atraso no repasse de recursos pelo governo federal, há mais de seis anos, até problemas com a empresa e a interrupção por conta da pandemia de Covid 19.

    “Temos aqui, entre nós, muitos professores, dos quais me incluo. Todos nós sabemos que o professor leva, para sempre, o carinho dos alunos. E homenagens como esta nos trazem à memória um pouco deste trabalho, desta missão que é educar, seja na família ou mesmo no ambiente escolar”, declarou Cardoso Júnior.

    “Era um anseio dos pais, e nós corremos com essa obra para conseguir entregá-la. Os pais estão muito felizes, porque, na verdade, é um pedido deles que vem sendo feito há muito tempo, e, neste ano, os alunos vão começar com tudo novo, escola, material, móveis, enfim, é um grande benefício para a população local”, afirmou o prefeito.

    “Esta creche-escola é uma referência desde o projeto de criação. E tenho certeza de que, aqui, será um espaço de aprendizado, de excelência, e que vamos formar grandes cidadãos”, salientou.

    “A unidade conta com refeitório, campo de futebol, brinquedos, espaço amplo e está preparada para dias de sol e chuva, e terá monitores e professores capacitados, salas amplas e bem cuidadas. Este é o serviço que a gente quis entregar, após tantos problemas”, acentuou Cardoso Júnior.

    Segundo o prefeito, o serviço educacional de Tatuí tem sido procurado até por pessoas com “alto poder aquisitivo”. “Devido à capacitação que temos feito com os profissionais da área do ensino, muitos pais de alunos preferem colocá-los no ensino público e não no particular. Na minha gestão, o cuidado com a parte pedagógico tem sido especial”, sustentou o prefeito.

    Para ele, as cidades só se desenvolvem se investirem nas próximas gerações. “Pensar no futuro é fundamental. Tatuí não é mais aquela pequena cidade. Hoje, passa dos 120 mil habitantes. A demanda está alta e cabe a nós, gestores públicos, darmos ferramentas para que as crianças e jovens tenham uma educação de qualidade”, completou Cardoso Júnior.

    De acordo a secretária Elisângela da Costa Rosa Cecílio, a nova creche-escola comportará cerca de 150 crianças, de zero a cinco anos, compartilhando a demanda da Cepem “Professora Lala Del Fiol”, que atende crianças em fase pré-escolar, de quatro a cinco anos, também na região do bairro Santa Cruz.

    Conforme Elisângela, no local, crianças e professores terão à disposição “uma estrutura adequada e um ambiente que suprirá as necessidades do processo de aprendizagem e vivências”.

    A equipe, de aproximadamente 25 funcionários, que trabalhará na escola será composta por diretora, assistente, monitores, auxiliares de limpeza e merendeiras.

    A O Progresso de Tatuí, Elisângela afirmou que uma das maiores metas da pasta é aumentar o número de vagas em creches, assim como nas escolas de ensino fundamental e médio “que virão futuramente”.

    A prefeitura retomou as obras da creche do bairro em agosto de 2019, após novo processo de licitação. A primeira empreiteira atrasou o cronograma de construção, levando ao rompimento do contrato.

    “Queríamos entregar a obra o quanto antes, mas, por questões de contrato, isso não foi possível. Agora, estamos aqui, inaugurando-a, para podermos atender mais crianças e reduzir a nossa fila de espera por vagas em creche. Continuamos perseguindo a meta de zerar essa fila”, garantiu a secretária.

    “Tanto tempo passando aqui em frente, diversas reuniões com o prefeito, visitas e observando todos os percalços, eis que estamos aqui. Posso dizer que vencemos”, comemorou Elisângela.

    Conforme a secretária, o investimento atenderá não só às expectativas da pasta, mas das “mães trabalhadoras”. Elisângela destacou que a região possui grande demanda por vagas em creches municipais.

    “O espaço foi bem preparado, para ser bem aproveitado e dê qualidade às atividades com as crianças. Nossos profissionais também merecem esse reconhecimento”, frisou Elisângela.

    A secretária acrescentou que, além de trazer qualidade no ensino, a pasta deseja contribuir com o desenvolvimento das crianças, “enfatizando as questões de criar, recriar”. “Será um local de harmonia, com pessoas que vivem a vida na mais pura essência, brincando e crescendo”, comentou.

    Elisângela da Costa Rosa Cecílio Cardoso Júnior preveem 150 alunos na instituição (foto: AI Prefeitura)

    Elisângela destacou que, na creche, destinada a crianças de zero a cinco anos, serão atendidos 150 alunos, divididos entre turmas de berçários e maternais, que funcionarão no período integral, das 7h às 18h. Já na pré-escola, serão alunos de quatro e cinco anos, divididos em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

    “A partir desta inauguração, abrimos as vagas da demanda de creche. As pessoas aqui do bairro já podem ir até a secretaria, fazer as inscrições de acordo com a fase da criança e também para a pré-escola que vamos iniciar os serviços”, adicionou a secretária.

    Para a supervisora de educação infantil Juceline Araújo Sperandio, a inauguração do prédio era um momento muito esperado. “Em breve, a secretaria publicará informações sobre quando o espaço começará a ser utilizado. Estamos organizando da melhor forma possível para atender nossas crianças”, pontuou Juceline.

    De acordo com a supervisora, assim que os aprovados em concurso público (cuja prova será realizada no domingo, 25) forem homologados, as atividades na creche começarão. “Os trabalhos não podem parar. Há demanda de alunos e também de funcionários”, expos Juceline.

    Já o presidente da Câmara Municipal, em nome de todos os vereadores, parabenizou o prefeito pela gestão e falou sobre o homenageado. “Foi um homem empreendedor; realizou o seu sonho, que muito auxiliou no progresso do município, inclusive, proporcionando dezenas de empregos, e que continua a proporcionar, pois seus descendentes estão administrando a empresa nos mesmos moldes dele”, ressaltou Abreu.

    Leonardo Strufaldi discursou representando os familiares. “Nós ficamos honrados com a singela homenagem ao Eduardo. Além disso, é ainda mais graficamente ver seu nome vinculado a uma instituição de educação, que é a base da nossa sociedade”, disse.

    Biografia

    Eduardo Strufaldi nasceu em São Caetano do Sul (SP), em 6 de abril de 1946, filho de Benedicta Lana Strufaldi e Anselmo Strufaldi. Foi casado com Janice Monteiro Strufaldi e pai de Eduardo Junior e Renato.

    A iniciação profissional se deu ainda jovem, no ramo cerâmico. Por muitos anos, trabalhou em uma multinacional do setor, desenvolvendo esmaltes e corantes. Tornou-se conhecido no Brasil pelo conhecimento adquirido no ramo cerâmico.

    Em 1980, fazendo parte do Grupo Gyotoku, de Suzano (SP) – na época uma das maiores empresas do setor cerâmico no Brasil -, foi convidado a se mudar para Tatuí, para desenvolver um trabalho de qualificação e modernização na unidade que o grupo possuía na cidade.

    Em 1995, Strufaldi iniciou a fabricação de pastilhas cerâmicas, design, formatos diferenciados e cores novas no mercado. Em 1992, ganhou o título de cidadão tatuiano, pela Câmara Municipal.