Prefeitura inaugura nova creche em Tatuí no bairro Santa Cruz

Emei “Eduardo Strufaldi” visa reduzir espera por vagas na região

Cardoso Júnior discursa durante a inauguração da Emei “Eduardo Strufaldi” (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Na quinta-feira, 8, a prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou a creche-escola “Eduardo Strufaldi”, na rua Santa Cruz, 1.647. A construção da nova unidade escolar, que tem 890 m² de área construída, ocorreu com o investimento de R$ 1,2 milhão.

Estiveram presentes na solenidade: o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; a primeira-dama Regiane Rosa; os vereadores Paulo Sérgio de Almeida Martins (PRTB); João Francisco de Lima Filho (Cidadania); João Éder Alves Miguel (MDB); Maurício Couto (PSDB); Jairo Martins (PSD); Fábio Antonio Villa Nova (PP); Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PP); Débora Cristina Machado de Camargo; o presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu (PSDB); os secretários municipais Renato Pereira de Camargo, do Governo e Negócios Jurídicos; Alessandro Bosso, da Assistência e Desenvolvimento Social; Elaine Leite de Camargo Miranda, dos Direitos Humanos, Família e Cidadania; Cassiano Sinisgalli, do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer; Miguel Ângelo de Campos, da Segurança Pública e Mobilidade Urbana; da Administração e Transportes Públicos, Gustavo Duarte de Almeida; das Obras e Infraestrutura, Marco Luíz Resende; da Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho, Aniz Eduardo Boneder Amadei; e o chefe de gabinete da prefeitura, Christian Pereira de Camargo.

Também estiveram presentes: a esposa do patrono, Janice Monteiro Strufaldi, os filhos Eduardo Strufaldi Júnior e Renato Strufaldi, e as respectivas esposas, Lilian Carvalho e Ângela Strufaldi, e os irmãos, Leonardo Leopoldo Strufaldi e José Luiz Strufaldi, além de diretores e coordenadores da rede de ensino municipal.

A lei que denominou a escola municipal de educação infantil (Emei) é a de número 5.346/2019, de autoria do então vereador Luis Donizetti Vaz Júnior.

A cerimônia começou com a leitura da biografia do homenageado e, em seguida, 11 alunas do Projeto “Senna em Ação” dançaram uma coreografia com a música “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso.

De acordo com Cardoso Júnior, houve diversos entraves com a obra, desde o atraso no repasse de recursos pelo governo federal, há mais de seis anos, até problemas com a empresa e a interrupção por conta da pandemia de Covid 19.

“Temos aqui, entre nós, muitos professores, dos quais me incluo. Todos nós sabemos que o professor leva, para sempre, o carinho dos alunos. E homenagens como esta nos trazem à memória um pouco deste trabalho, desta missão que é educar, seja na família ou mesmo no ambiente escolar”, declarou Cardoso Júnior.

“Era um anseio dos pais, e nós corremos com essa obra para conseguir entregá-la. Os pais estão muito felizes, porque, na verdade, é um pedido deles que vem sendo feito há muito tempo, e, neste ano, os alunos vão começar com tudo novo, escola, material, móveis, enfim, é um grande benefício para a população local”, afirmou o prefeito.

“Esta creche-escola é uma referência desde o projeto de criação. E tenho certeza de que, aqui, será um espaço de aprendizado, de excelência, e que vamos formar grandes cidadãos”, salientou.

“A unidade conta com refeitório, campo de futebol, brinquedos, espaço amplo e está preparada para dias de sol e chuva, e terá monitores e professores capacitados, salas amplas e bem cuidadas. Este é o serviço que a gente quis entregar, após tantos problemas”, acentuou Cardoso Júnior.

Segundo o prefeito, o serviço educacional de Tatuí tem sido procurado até por pessoas com “alto poder aquisitivo”. “Devido à capacitação que temos feito com os profissionais da área do ensino, muitos pais de alunos preferem colocá-los no ensino público e não no particular. Na minha gestão, o cuidado com a parte pedagógico tem sido especial”, sustentou o prefeito.

Para ele, as cidades só se desenvolvem se investirem nas próximas gerações. “Pensar no futuro é fundamental. Tatuí não é mais aquela pequena cidade. Hoje, passa dos 120 mil habitantes. A demanda está alta e cabe a nós, gestores públicos, darmos ferramentas para que as crianças e jovens tenham uma educação de qualidade”, completou Cardoso Júnior.

De acordo a secretária Elisângela da Costa Rosa Cecílio, a nova creche-escola comportará cerca de 150 crianças, de zero a cinco anos, compartilhando a demanda da Cepem “Professora Lala Del Fiol”, que atende crianças em fase pré-escolar, de quatro a cinco anos, também na região do bairro Santa Cruz.

Conforme Elisângela, no local, crianças e professores terão à disposição “uma estrutura adequada e um ambiente que suprirá as necessidades do processo de aprendizagem e vivências”.

A equipe, de aproximadamente 25 funcionários, que trabalhará na escola será composta por diretora, assistente, monitores, auxiliares de limpeza e merendeiras.

A O Progresso de Tatuí, Elisângela afirmou que uma das maiores metas da pasta é aumentar o número de vagas em creches, assim como nas escolas de ensino fundamental e médio “que virão futuramente”.

A prefeitura retomou as obras da creche do bairro em agosto de 2019, após novo processo de licitação. A primeira empreiteira atrasou o cronograma de construção, levando ao rompimento do contrato.

“Queríamos entregar a obra o quanto antes, mas, por questões de contrato, isso não foi possível. Agora, estamos aqui, inaugurando-a, para podermos atender mais crianças e reduzir a nossa fila de espera por vagas em creche. Continuamos perseguindo a meta de zerar essa fila”, garantiu a secretária.

“Tanto tempo passando aqui em frente, diversas reuniões com o prefeito, visitas e observando todos os percalços, eis que estamos aqui. Posso dizer que vencemos”, comemorou Elisângela.

Conforme a secretária, o investimento atenderá não só às expectativas da pasta, mas das “mães trabalhadoras”. Elisângela destacou que a região possui grande demanda por vagas em creches municipais.

“O espaço foi bem preparado, para ser bem aproveitado e dê qualidade às atividades com as crianças. Nossos profissionais também merecem esse reconhecimento”, frisou Elisângela.

A secretária acrescentou que, além de trazer qualidade no ensino, a pasta deseja contribuir com o desenvolvimento das crianças, “enfatizando as questões de criar, recriar”. “Será um local de harmonia, com pessoas que vivem a vida na mais pura essência, brincando e crescendo”, comentou.

Elisângela da Costa Rosa Cecílio Cardoso Júnior preveem 150 alunos na instituição (foto: AI Prefeitura)

Elisângela destacou que, na creche, destinada a crianças de zero a cinco anos, serão atendidos 150 alunos, divididos entre turmas de berçários e maternais, que funcionarão no período integral, das 7h às 18h. Já na pré-escola, serão alunos de quatro e cinco anos, divididos em dois períodos: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

“A partir desta inauguração, abrimos as vagas da demanda de creche. As pessoas aqui do bairro já podem ir até a secretaria, fazer as inscrições de acordo com a fase da criança e também para a pré-escola que vamos iniciar os serviços”, adicionou a secretária.

Para a supervisora de educação infantil Juceline Araújo Sperandio, a inauguração do prédio era um momento muito esperado. “Em breve, a secretaria publicará informações sobre quando o espaço começará a ser utilizado. Estamos organizando da melhor forma possível para atender nossas crianças”, pontuou Juceline.

De acordo com a supervisora, assim que os aprovados em concurso público (cuja prova será realizada no domingo, 25) forem homologados, as atividades na creche começarão. “Os trabalhos não podem parar. Há demanda de alunos e também de funcionários”, expos Juceline.

Já o presidente da Câmara Municipal, em nome de todos os vereadores, parabenizou o prefeito pela gestão e falou sobre o homenageado. “Foi um homem empreendedor; realizou o seu sonho, que muito auxiliou no progresso do município, inclusive, proporcionando dezenas de empregos, e que continua a proporcionar, pois seus descendentes estão administrando a empresa nos mesmos moldes dele”, ressaltou Abreu.

Leonardo Strufaldi discursou representando os familiares. “Nós ficamos honrados com a singela homenagem ao Eduardo. Além disso, é ainda mais graficamente ver seu nome vinculado a uma instituição de educação, que é a base da nossa sociedade”, disse.

Biografia

Eduardo Strufaldi nasceu em São Caetano do Sul (SP), em 6 de abril de 1946, filho de Benedicta Lana Strufaldi e Anselmo Strufaldi. Foi casado com Janice Monteiro Strufaldi e pai de Eduardo Junior e Renato.

A iniciação profissional se deu ainda jovem, no ramo cerâmico. Por muitos anos, trabalhou em uma multinacional do setor, desenvolvendo esmaltes e corantes. Tornou-se conhecido no Brasil pelo conhecimento adquirido no ramo cerâmico.

Em 1980, fazendo parte do Grupo Gyotoku, de Suzano (SP) – na época uma das maiores empresas do setor cerâmico no Brasil -, foi convidado a se mudar para Tatuí, para desenvolver um trabalho de qualificação e modernização na unidade que o grupo possuía na cidade.

Em 1995, Strufaldi iniciou a fabricação de pastilhas cerâmicas, design, formatos diferenciados e cores novas no mercado. Em 1992, ganhou o título de cidadão tatuiano, pela Câmara Municipal.