Nebam sedia 1º encontro de conselho local sobre drogas

Trabalhos tiveram início com o tema “Resgatando Vidas”

“Resgatando Vidas” foi tema de encontro (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na manhã do dia 1, quinta-feira, o auditório do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam) foi sede do primeiro encontro do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), que teve como tema “Resgatando Vidas”.

Nessa primeira ação, que marcou a reativação das atividades do conselho, participaram alunos da E. E. “Barão de Suruí” e do Lar Donato Flores, além dos usuários dos serviços do Caps-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas), da prefeitura de Tatuí.

A presidente do Comad, Cíntia Scaglioni, que também é diretora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) deu as boas-vindas aos presentes e explanou sobre o conselho, destacando a importância dele.

“O Comad tem o objetivo de propor diretrizes para orientar, auxiliar e cooperar com as atividades da educação, prevenção, repressão e recuperação acerca do uso de substâncias entorpecentes e drogas que causem dependência física e/ou psíquica”, disse Cíntia.

O presidente do Comad de Indaiatuba, Gerson Luiz Vieira, também falou sobre a importância do conselho nos municípios, ele que também atua como conselheiro, líder de atletas, palestrante e voluntário, além de ser agente multiplicador de prevenção às drogas pelo Denarc-SP (Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico).

Um dos conselheiros do Comad tatuiano, Jorge Alfredo Soares da Conceição, apresentou depoimento de “mudança de vida, desde a sua saída do mundo das drogas até agora, cursando o ensino superior em serviço social”, conforme acentuado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

O encontro ainda teve apresentação do coral do Caps-AD e presença de alunos da Eletiva “Carreira Militar”, da E. E. “Barão de Suruí”, ministrada pelas professoras Cleusa Serafim de Camargo e Fernanda Lopes.

No Nebam, também estiveram o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior; o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, vereadores e demais autoridades.

O conselho foi criado pela lei municipal 4.646, de 29 de maio de 2012, porém, permaneceu um tempo em inatividade, retomando neste ano os trabalhos.

Atualmente, o conselho é formado pelos representantes: da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Janderson Mendes Miranda Martins e Alessandro Bosso; da Secretaria de Educação, Lucilene Cristina Domingues e Samara Nunes Fogaça Sanches; da Secretaria de Saúde, Cíntia Scaglioni e Llays Wanessa Vasque Galero Santos; da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, João Batista Oliveira Zani e Rogério Aparecido Miranda; da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Francisco Carlos Severino e Vanderlei dos Passos; da Guarda Civil Municipal, Érica Renata Vieira da Rocha e Geraldo Coelho; das entidades de classe, Olívio Zanetti Junior e Guilherme Parisi; das instituições de tratamento, recuperação e reinserção social, Lucas Augusto de Campos e Jorge Alfredo Soares da Conceição; das lideranças comunitárias de bairros, Claudio Antônio Machado de Campos e Valentin Carrero; dos usuários dos programas de atendimento de entidades não governamentais, Emerson Rodrigo Camargo Martins e Renan Adelch de Almeida Machado; da Polícia Militar, Elis Roberta de Souza e Carina Tatiane Bueno; e da Polícia Civil, José Luiz Silveira Teixeira e Igor Barros Silva. Cada representação é composta por um titular e um suplente.