Educação de Tatuí investe em ação de capacitação inclusiva

136 jovens estagiários participaram de ciclo de palestras

Rosângela Domingues palestra para jovens e equipe gestora da rede municipal (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Na última semana de agosto, os estagiários que atuam na rede municipal de educação participaram de capacitação no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam). No total, 136 jovens, além da equipe gestora da rede, estiveram no ciclo de palestras.

Os temas abordados, as discussões e as dinâmicas foram conduzidos pela supervisora de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Rosângela Domingues, pela coordenadora pedagógica Luciana Soares, pela coordenadora técnica Talita Urso, pela professora formadora Valquíria Cavalheiro e pela supervisora de Programa Estratégicos Educacionais, Tatiane Popets.

Segundo a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, o encontro teve o objetivo de refletir sobre a “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, seu contexto histórico, o modelo de deficiência e a sala de aula “comum” na atualidade.

Além disso, de acordo com a secretária, foi relacionado o papel do estagiário no processo de inclusão, junto com o trabalho do atendimento educacional especializado (AEE), sendo apresentadas questões referentes às deficiências auditiva, visual, intelectual e múltipla, ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), às altas habilidades e à superdotação.

“Tatuí está construindo e fortalecendo cada vez mais uma proposta de ensino inclusivo, para que todos os nossos estudantes tenham seus direitos garantidos quanto ao acesso, permanência e aprendizagem”, pontuou Elisângela.

De acordo com ela, atualmente, a pasta oferece o atendimento educacional especializado em todas as unidades educacionais dos ensinos fundamentais I e II. “Como itinerante na educação infantil, há o (Nate) Núcleo de Atendimento Terapêutico Educacional, que colabora com a avaliação multidisciplinar dos estudantes com deficiência e atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem”, explicou Elisângela.

Segundo a secretária, recentemente, foi organizado o Departamento de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que oferece suporte às escolas, colabora com a formação dos professores de AEE e de estagiários e realiza a articulação com outros setores, como saúde, social e demais órgãos do município e Ministério Público (MP) quando o assunto se refere ao estudante com deficiência.

“Entre outros trabalhos realizados, iniciamos a terceira fase de construção do Centro Municipal de Educação de Atendimento ao Autista (CMEAA), local onde pretendemos realizar o acompanhamento terapêutico pedagógico aos nossos alunos inicialmente com TEA”, acrescentou Elisângela.

Para a secretária, trabalhar com a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva é um desafio. “Em todos os processos, estamos construindo uma escola que acolha, que compreenda os novos paradigmas de um ensino colaborativo, para que todos sejam incluídos nos processos de ensino e aprendizagem”, frisou Elisângela.

“A educação inclusiva, por se tratar ainda de um processo novo em nosso contexto, demanda de formação continuada a toda a equipe e é neste sentido que trabalhamos diariamente pensando no futuro”, complementou a secretária.

“Pretendemos, com esses momentos de capacitação, que nosso ensino municipal esteja cada vez mais preparado para acolher e oferecer um ensino de qualidade a todos os nossos alunos”, finalizou Elisângela.