Da redação
Nesta quarta-feira, 7, às 9h, na praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), acontece a cerimônia de hasteamento da bandeira que celebrará o bicentenário da Independência do Brasil, que ocorreu às margens do rio Ipiranga, com o grito “independência ou morte”, por Dom Pedro I, dando início ao rompimento do vínculo entre Brasil e Portugal.
O ato cívico, promovido pela prefeitura de Tatuí, começa com recepção musical do Conservatório de Tatuí e o protocolo das autoridades. Em seguida, há o hasteamento das bandeiras do Pavilhão Nacional, com a execução dos hinos Nacional, da Independência e a Tatuí.
Além disso, como de costume, haverá apresentações dos alunos da rede municipal de educação e pronunciamentos das autoridades municipais, tudo em frente ao Monumento dos Pracinhas.
No decorrer deste mês, há uma programação de atividades culturais no município em razão do bicentenário da Independência do Brasil.
No sábado, 10, às 11h, na Praça da Matriz, tem o “Música na Praça” com o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí. Na segunda-feira, 12, às 8h, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” sedia o “Clube de Leitura”, com alunos dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental do Colégio Marisol.
De 12 a 23, segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h, no Ginásio do Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam), há a “Feira do Livro”, com coordenação da Editora Expansão Cultural.
Dias 12, 13 e 14, segunda-feira, terça-feira e quarta-feira, às 7h30, 9h30, 14h, 16h e 19h30, no Jardim Santa Rita de Cássia, será promovido o “Cine em Cena Brasil”, do Instituto CCR.
Na terça-feira, 13, às 17h, na Praça da Matriz, o público confere o projeto “Rodas de Choro”, do Conservatório de Tatuí. No dia seguinte, 14, às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, há contação de histórias com Raquel Prestes.
Sábado, 17, às 11h, na Praça da Matriz, tem o “Música na Praça” com Pedro Paulo e os Seresteiros Alados de Tatuí. Já de 20 a 25, terça-feira a domingo, o Museu Histórico “Paulo Setúbal” é palco da “16ª Primavera dos Museus – Independências e Museus: Outros 200, Outras Histórias”.
Na quinta-feira, 22, às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, há o concerto didático “Ars de Pulsatione”, de Dagma Eid. No dia seguinte, sexta-feira, 23, às 19h, novamente no museu, acontece a “Noite da Seresta com Ternura”, parte da 16ª Primavera dos Museus.
No sábado, 24, às 11h, na Praça da Matriz, tem o “Música na Praça” com a Banda de Porto Feliz.
Na sexta-feira, 30, às 10h, na Biblioteca “Brigadeiro Jordão”, ocorre “roda de conversa” com Marlene Cerqueira Silva Alboledo.
Finalizando as atrações, ainda na sexta-feira, 30, às 13h, na “Brigadeiro Jordão”, há tarde de autógrafos com o “escritor mirim” Miguel Vincenzo Marcolini Ragugnetti, aluno do 2º ano da Emef “Eugênio Santos”, sob supervisão da professora Ângela de Lima Rosa.