Tatuí recebe a 44ª edição da ‘Expo Nacional do Cavalo Mangalarga’

Evento equestre segue até o dia 17 reunindo mais de 500 cavalos da raça

Exposição nacional espera reunir os melhores exemplares da raça (foto: Júlio Oliveira)
Da reportagem

Desta quarta-feira, 7, ao sábado da próxima semana, 17, mais de 500 cavalos da raça mangalarga e de mais de 80 expositores de oito estados do Brasil estarão em Tatuí para a 44ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, realizada pela ABCCRM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

O evento, é realizado no Centro Hípico de Tatuí, com diversificada programação, disputas funcionais, provas sociais, julgamentos de marcha e morfologia, além de uma série de atrações.

De acordo com Eduardo Rabinovich, presidente da ABCCRM, a expectativa para o evento é “a melhor possível”. “Nós estamos superanimados para a ‘Nacional’. Agora, no período pós-pandêmico, precisamos também comemorar a vida. A família mangalarga pode esperar uma festa muito especial e com muitas novidades”, comentou ele.

Evento é mais importante mostra da raça mangalarga (foto: João Gabriel)

“Acredito que teremos em pista uma tropa com uma qualidade nunca vista até agora, pois nossos animais estão com um padrão muito elevado tanto na morfologia como na marcha”, destacou.

Rabinovich relatou que a associação pretende manter o padrão de conforto, organização e infraestrutura elogiado no ano passado. “Fazemos aprimoramentos sempre que identificarmos essa necessidade. Por isso mesmo, esperamos fazer uma grande festa, e prevemos recorde de público, principalmente durante as transmissões ao vivo, pela internet”, frisou.

O presidente da ABCCRM elogiou as instalações do CHT, que, pelo terceiro ano consecutivo, recebe o evento. “A estrutura do Centro Hípico é uma das mais adequadas que conheço e que comporta confortavelmente um acontecimento deste porte”, declarou Rabinovich

Para ele, Tatuí é um “ponto estratégico” por ficar em uma região de fácil acesso e com diversos entusiastas de eventos equestres. “A cidade é acolhedora, o povo nos recebe bem e a sua estrutura tem sido cada vez melhor, com uma rede hoteleira de qualidade”, sustentou Rabinovich.

No ano passado, a 43ª edição registrou balanço “bastante positivo”. A análise foi feita por organizadores, autoridades locais, jurados e criadores que participaram do evento, “considerado a mais importante mostra da raça mangalarga”.

Programação

Além dos julgamentos de marcha e morfologia, que acontecerão ao longo de toda a programação, com disputas tanto na classe geral como nas classes voltadas a animais de pelagens diferenciadas, a 44ª Expo Nacional tem uma série de atrações.

Nesta quarta-feira, 7, às 9h, acontece o início dos julgamentos de potrancas. No dia seguinte, quinta-feira, 8, às 9h, na pista principal, há a continuidade dos julgamentos dos animais ao cabresto. A entrada é exclusiva para associados credenciados.

Na sexta-feira, 9, seguem os julgamentos dos animais ao cabresto. Em seguida, começa o julgamento da dinâmica de éguas. Às 19h, ocorre o “happy hour mangalarga”, no camarote dos criadores, com entrada exclusiva para associados e credenciados.

Já no sábado, 10, às 11h50, está previsto o tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes, dentro da solenidade oficial de abertura do evento. Há, também, a prova de função, uma disputa de maneabilidade com obstáculos com tambores e balizas.

Domingo, 11, seguem os julgamentos com morfologia de éguas e, na sequência, a dinâmica de éguas de pelagens e morfologia de éguas.

Na segunda-feira, 12, a partir das 9h, continuam os julgamentos com morfologia de éguas. A seguir, tem a dinâmica de cavalos. Por fim, às 21h, os associados e credenciados conferem um show de música ao vivo.

No dia seguinte, terça-feira, 13, ocorrem os julgamentos da dinâmica de cavalos. Na sequência, há a morfologia de cavalos e a continuidade da dinâmica de cavalos. Às 21h, terá show de música ao vivo, para associados e credenciados.

Na quarta-feira, 14, às 11h, o evento começa com os campeonatos dos animais ao cabresto. Em seguida, têm os campeonatos de marcha de éguas. Na quinta-feira, 15, às 9h, ocorrem os campeonatos estáticos, de marchas com cavalos, progênies, conjunto de raça e o CCF (“Concurso do Cavalo Funcional”).

No penúltimo dia, sexta-feira, 16, às 9h, há o início dos grandes campeonatos de marcha ao cabresto e estáticos dos animais ao cabresto. Na sequência, começam os campeonatos de marcha com éguas.

Encerrando as atividades da 44ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, no sábado, 17, acontecerá a definição dos “grandes campeões nacionais de 2022”.

Todos os eventos podem ser acompanhados ao vivo pelo site www.cavalomangalarga.com.br ou pelo aplicativo “Ride2Play”, disponível na Play Store e na AppStore.